Museu Judaico de São Paulo comemora um ano com show da cantora Assucena e ampla programação cultural

Museu Judaico de São Paulo comemora um ano com show da cantora Assucena e ampla programação cultural

Além do espetáculo “Minha voz e eu”, no qual a cantora interpreta canções consagradas de Gonzaguinha, Caymmi, Gal, Luiz Melodia e Tom Jobim, museu oferece uma agenda gratuita que inclui oficinas, exposições e atividades de literatura para o público infantil

Inaugurado em dezembro de 2021 com o propósito de conectar histórias, cultura e discussões contemporâneas, o Museu Judaico de São Paulo (MUJ) comemora seu primeiro aniversário com uma ampla agenda cultural que inclui show, oficinas, exposições e atividades de literatura para o público infantil. No domingo, dia 4, a cantora Assucena se apresenta com o show “Minha voz e eu”, às 18 horas.  O espetáculo terá entrada franca e os ingressos podem ser retirados na Sympla, pelo link  https://bileto.sympla.com.br/event/78913. Para participar das demais atividades, basta se dirigir ao Museu. Todas as atividades são gratuitas.

“Minha Voz e Eu” é uma conversa entre a voz, a distorção, a melodia e a tecnologia. O show passeia por beats, violão e guitarra, com um repertório autoral que se mescla à tradição da música popular brasileira, incluindo canções consagradas de Gonzaguinha, Caymmi, Gal, Luiz Melodia e Tom Jobim. A tradição no seu encontro com o contemporâneo. Assucena conta que o show apresenta sua intimidade musical, a partir de um estudo de timbres e de manifestações sensíveis de sua voz. “Minha voz é a metáfora concreta e etérea de minha liberdade”, afirma a cantora. 

“A música é uma das formas mais potentes de expressão artística e de relação com o público, além de um elemento fundamental na tradição judaica. Ao completar seu primeiro ano de atividades, marcado por diversas exposições, shows, festival literário e outras atividades, o MUJ reafirma o compromisso de promover diálogo entre o Brasil a cultura Judaica e oferece ao público da cidade essa apresentação extraordinária da cantora Assucena”, afirma Felipe Arruda, diretor do Museu.

Confira a programação completa:

Show: Assucena – Minha voz e eu”

Quando: domingo, 4 de dezembro, às 18hLocal: Rua Martinho Prado, 128 – São Paulo, SP

Ingressos: gratuitos, no link  https://bileto.sympla.com.br/event/78913
Classificação indicativa: Livre 

Acesso para pessoas com mobilidade reduzida

Livro vivo – Sábados: 3 e 11 de dezembro, 11h30

O núcleo de Educação e Participação do MUJ realiza uma atividade especial em celebração ao primeiro ano do Museu. O Livro Vivo é uma leitura mediada e musicalizada junto aos educadores. A atividade é destinada às crianças de diferentes idades.

Oficina CoMemorando: encontro de memórias – Quarta-feira, 7 de dezembro, 14h

O projeto do MUJ “Tranças no Território”, juntamente com o Instituto Bixiga, CRAI e Casa 1, promovem essa oficina que é o encontro de construções de narrativas de memórias individuais e coletivas a partir de objetos, performances e fotos que representam o museu que somos e que compomos através das nossas histórias. A atividade propõe refletir sobre o espaço museológico como um lugar de memória. Além disso, busca abordar estas questões representando os bens simbólicos culturais e sociais presentes no território, reconhecendo os diversos grupos sociais que compõem as narrativas individuais e coletivas compartilhadas no espaço do museu.

Exposições:

Térreo: A Vida Judaica

1º subsolo: Judeus no Brasil: histórias trançadas

2º subsolo: Modernas! São Paulo vista por elas

Mezanino: Descer da Nuvem, de Leila Danziger 

Campanha: #1ANOMUJ – 3 a 11 de dezembro 

O público é o grande homenageado durante a semana de aniversário do MUJ! Por isso, durante as comemorações, a cúpula da antiga sinagoga transmite fotos de visitantes que participaram da campanha #1anomuj nas redes sociais.

Descontos especiais – 3 a 11 de dezembro 

Durante a semana de celebração do primeiro ano do Museu, a Lojinha apresenta descontos especiais em produtos selecionados. 

Sobre o Museu Judaico de São Paulo (MUJ)

Inaugurado após vinte anos de planejamento, o Museu Judaico de São Paulo é fruto de uma mobilização da sociedade civil. Além de quatro andares expositivos, os visitantes também têm acesso a uma biblioteca com mais de mil livros para consulta e a um café que serve comidas judaicas. Para os projetos de 2022, o MUJ conta com doação do Instituto Cultural Vale, Instituto CCR, Família Minev, Sotreq, Fundação Arymax, Dexco e Alfa Seguros.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *