Roberto de Lucena apresentado como o novo Secretário de Turismo do Estado de São Paulo
Lucena está no grupo responsável pelas ações do Turismo, um dos setores que mais crescem e mais geram empregos no País. O parlamentar já foi secretário de Turismo do Estado de São Paulo, entre 2015 e 2016. Durante sua gestão, foi aprovada a Lei Complementar nº 1.261, de 29 de abril de 2015, que instituiu os MIT’s – Municípios de Interesse Turístico no Estado.
“A aprovação dessa Lei foi muito importante para os municípios, ela auxilia no desenvolvimento das regiões com investimentos necessários em infraestrutura e promoção, para o desenvolvimento do turismo na região, promovendo um ambiente virtuoso no estado”, aponta Lucena.
O Estado de São Paulo conta com 140 municípios de interesse turístico e 70 estâncias turísticas. Em 2020 foram destinados às cidades turísticas do Estado R$ 223,3 milhões e, em 2019, os repasses chegaram a R$ 185,3 milhões.
Fortalecimento do setor
“Recebi com muita satisfação o convite do governador Tarcísio para a transição do Governo de São Paulo, no grupo do Turismo. Tarcísio tem o perfil fazedor e austero como o de Mário Covas, que o paulista tanto aprecia. Com a sua passagem pelo Ministério de Infraestrutura o Brasil passou a conhecer um gestor público competente e um líder incontestável. São Paulo vai se transformar num canteiro de obras e avançar ainda mais. E em relação ao Turismo, Tarcísio não precisa ser convencido da sua importância como vetor econômico e social, pelo contrário, ele já deixou claro em seu programa de governo a sua macro visão a respeito do tema e o seu comprometimento em fortalecer ainda mais o Turismo de São Paulo”, analisa Lucena.
O programa de governo de Tarcísio compreende o Turismo como central na agenda econômica: “Vamos apoiar os municípios na elaboração de projetos setoriais e metropolitanos, voltados ao desenvolvimento de turismo das regiões, ampliar acesso aos recursos disponíveis. Regularizar o repasse de recursos para as Estâncias Paulistas e aos municípios de interesse turístico (MITs)”, garantiu o Governador eleito.