Oficinas, espetáculos e bate-papos sobre acessibilidade e protagonismo das pessoas com deficiência estão na programação da Semana Modos de Acessar, de 3 a 10 de dezembro, na capital, Grande São Paulo, litoral e interior
De 3 a 10 de dezembro, o Sesc São Paulo realiza a quinta edição da Semana Modos de Acessar com atividades em 27 unidades da rede na capital, Grande São Paulo, litoral e interior. Espetáculos com visita tátil ao cenário, atores interpretando em Libras, contação de histórias com personagens com deficiência e bate-papos sobre anticapacitismo são alguns exemplos do que está planejado.
Ao longo de sete dias, a acessibilidade às pessoas com deficiência, que orienta as ações da instituição durante o ano inteiro, ganha ainda mais destaque na programação, por meio de oficinas, debates, espetáculos e exposições.
Com o tema “Cidades Acessíveis: de casa para a rua”, a ação tem o intuito de gerar conversas sobre a mobilidade da pessoa com deficiência no espaço urbano e incentivar a acessibilidade para o livre deslocamento às experiências, o que fortalece o bem-estar humano e a convivência para todas as pessoas, com e sem deficiência. A Semana Modos de Acessar foi criada em 2018 e já teve como temas: tecnologias acessíveis e a acessibilidade atitudinal.
Destaques da programação
Para o público da capital e Grande São Paulo, o Sesc Avenida Paulista traz o espetáculo “Depois do Silêncio”, interpretado em libras e uma atriz surda no elenco. A peça terá sessões nos dias 8 e 9, às 19h30. No Sesc Campo Limpo, nos dias 3 e 4, às 10h, acontece a Oficina de Manufatura de Azulejos, que trabalha peças em alto e baixo relevo, com a participação do ceramista cego Rogério Ratão e da ceramista Keren Mi Kang.
No interior e litoral, a prática desportiva é o destaque da programação. No dia 10, às 17h, o Sesc Sorocaba recebe os visitantes das associações Surdos de Sorocaba e Integra Surdos Sorocaba para uma partida de futsal, mostrando as diversas possibilidades de inclusão no esporte. Em Bertioga, a ação ocorre em parceria com a organização Onda BGF Praia Acessível e Prefeitura local, na praia da Enseada, dia 3, às 10h. Pessoas com deficiência poderão praticar surf e outras atividades no mar em cadeiras anfíbias, caiaques e catamarãs adaptados.
O público também poderá acompanhar de forma online, pelo YouTube do Sesc SP, o bate-papo “Sendo pais e mães de crianças com deficiência: parentalidades atípicas e visibilidade social”, com a professora, especialista em autismo, mãe e coordenadora do Instituto Lagarta vira Pupa, Amabile Marchi, e o tradutor, fotógrafo, pesquisador e idealizador do Projeto Expográfico InvisibiliDOWN, Thiago Ribeiro, no dia 8, às 16h.
Bibliotecas e exposições acessíveis
A programação da Semana Modos de Acessar pretende ainda estimular a visita do público às bibliotecas das unidades 24 de Maio, Avenida Paulista, Centro de Pesquisa e Formação, Guarulhos, Santo Amaro, Santo André Santos, Jundiaí e Sorocaba – permanentemente equipadas com recursos de acessibilidade, com lupas eletrônicas, scanner com linha braile e conversão de textos em áudio simultaneamente — e às exposições das unidades da rede – que oferecem audiodescrição, informações em braile, maquetes táteis, videoguia em libras e acessibilidade física.
Entre as mostras em cartaz com recursos de acessibilidade que integram a programação da Semana Modos de Acessar está “Magia do Manuscrito”, no Sesc Avenida Paulista, que traz originais de grandes nomes da arte, música, história e ciência, e no Sesc Interlagos a exposição interativa “Darwin, o original”, sobre a obra do cientista Charles Darwin. Já o Sesc Ipiranga apresenta “Outros Navios: fotografias de Eustáquio Neves”, com fotos expandidas — única exposição no estado de São Paulo que possui recurso de Aro Magnético para surdos ; no Sesc Pinheiros, o destaque é a “Desvairar 22”, sobre a Semana da Arte Moderna; no Sesc Pompeia, “Flávio de Carvalho Experimental”; no Sesc Santo Amaro, uma experiência imersiva em “Rios DesCobertos — dos Jerivás aos Pinheiros”; e no Sesc 24 de Maio, “Utopia brasileira — Darcy Ribeiro 100 anos” sobre a obra do educador.
A programação completa da ação em rede Semana Modos de Acessar do Sesc São Paulo está disponível no site
Acessibilidade física
As unidades do Sesc São Paulo contam com acessibilidade física e três delas — Avenida Paulista, 24 de Maio e Thermas de Presidente Prudente — já foram reconhecidas com o Selo de Acessibilidade Arquitetônica, concedido às edificações pelos órgãos municipais responsáveis. Elas possuem adaptação nos banheiros, bebedouros, acessos aos espaços, corredores, sinalizações, piso podo-tátil e elevadores. O Sesc São Paulo também incentiva a utilização dos espaços por pessoas com deficiência acompanhadas de cães-guia e cães de serviço em todas as unidades.
Para saber mais…
Segundo a mais recente Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE (PNS, 2019), no Brasil, 17,3 milhões de pessoas com dois anos ou mais de idade (8,4% dessa população) possuem pelo menos uma das seguintes deficiências: física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla, conceituada como a associação de duas ou mais deficiências. Entre os idosos, cerca de 8,5 milhões (24,8% de pessoas com mais de 60 anos) estavam nessa condição.
Informações para a imprensa — Agência Pauta Social
Adriana Souza — (11) 98264-2364 / adriana@pautasocial.org
Camila Aranha — (11) 98995-0732 / camila@pautasocial.org
SERVIÇO:
Semana Modos de Acessar
De 3 a 10 de dezembro
Unidades do Sesc: Capital e Grande São Paulo: Avenida Paulista, Campo Limpo, Carmo, Florêncio de Abreu, Interlagos, Ipiranga, Itaquera, Mogi Das Cruzes, São Caetano e Vila Mariana. Interior e litoral: Araraquara, Bertioga, Birigui, Campinas, Jundiai, Piracicaba, Thermas Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Rio Preto, São José dos Campos, São Carlos, Sorocaba e Taubaté.
Programação completa: acesse aqui
Destaques da programação
CAPITAL/GRANDE SÃO PAULO:
O quê: Espetáculo teatral “Depois do Silêncio”
Onde: Sesc Avenida Paulista
Quando: 8 e 9 de dezembro, às 19h30
Proposta: O espetáculo não só pretende contribuir para a reflexão de jovens e adultos sobre a temática da acessibilidade e visibilidade das pessoas com deficiência, mas também ser um exemplo de inclusão a partir do encontro de atrizes ouvintes e surdas em cena.
O quê: Oficina de Manufatura de Azulejos
Onde: Sesc Santo Amaro
Quando: 3 e 4 de dezembro, às 10h
Proposta: A oficina prática é ministrada pelo ceramista cego Rogério Ratão e da ceramista Keren Mi Kang e orienta a confecção de azulejos de argila em baixo e alto relevo para promover a experiência sensorial tátil ao amassar, modelar e fatiar o barro.
LITORAL/INTERIOR:
O quê: Futsal para Surdos
Onde: Sesc Sorocaba
Quando: 10 de dezembro, das 17h às 18h30
Proposta: Incentivar a prática do esporte adaptado junto aos membros da Associação de Surdos de Sorocaba (ASUS) e Integra Surdos Sorocaba.
O quê: Onda BGF – Praia Acessível
Onde: Sesc Avenida Paulista
Quando: 3 de dezembro, das 10h às 16h
Proposta: Promover o bem-estar, contato com a natureza e a prática do esporte adaptado em cadeiras anfíbias, caiaques e catamarãs. O evento terá ainda show da banda Macaco Prego.
ONLINE:
O quê: Sesc Ideias — Sendo pais e mães de crianças com deficiência: parentalidades atípicas e visibilidade social
Onde: Youtube Sesc São Paulo
Quando: 8 de dezembro, das 16h às 17h30
Proposta: Debate online, com libras e legendas, em que Amabile Marchi e Tiago Ribeiro compartilham experiências pessoais e a relevância de redes de apoio para as famílias de crianças com deficiência em desafios diários, invisibilidade de direitos à educação, saúde, lazer, cultura etc.
O quê: Acessibilidade cultural e artística
Onde: Plataforma Zoom. Inscrições no site do Sesc, até 8/12.
Quando: 8/12. Quinta, das 19h às 21h
Proposta: A artista plástica, arte educadora, pedagoga, pós-graduada em arte terapia e especialista em acessibilidade cultural, Marina Baffini de Castro irá discutir e analisar algumas barreiras e como podemos promover ações mais inclusivas, com o objetivo de viabilizar a participação e integração de todos os visitantes, de acordo com as potencialidades de cada um.
O quê: Pílulas de Acessibilidade
Onde: Youtube Sesc Sorocaba
Quando: 3 de dezembro, das 10h às 11h
Proposta: exibição das falas de profissionais, usuários e familiares da Apae de Sorocaba apresentam informações sobre pessoas com deficiência intelectual e seu cotidiano, barreiras e potencialidades dentro e fora da instituição.
Recurso: Libras, legenda e Audiodescrição
Exposições:
O quê: Magia do Manuscrito
Onde: Sesc Avenida Paulista
Quando: até 15 de janeiro
Acessibilidade: Acessibilidade física, audiodescrição, conteúdo em braile, maquete e réplicas táteis, videoguia em Libras e equipe educativa disponível ao atendimento de pessoas com deficiência.
O quê: Darwin, o original
Onde: Sesc Interlagos
Quando: até 11 de dezembro
Acessibilidade: Acessibilidade física, audiodescrição, audioguia, conteúdo em braile, recursos táteis, legendas, videoguia em Libras e equipe educativa disponível ao atendimento de pessoas com deficiência.
O quê: Outros Navios: fotografias de Eustáquio Neves
Onde: Sesc Ipiranga
Quando: até 26 de fevereiro
Acessibilidade: Acessibilidade física, aro magnético, audiodescrição, audioguia, conteúdo em braile, recursos táteis, legendas, videoguia em Libras e equipe educativa disponível ao atendimento de pessoas com deficiência.
O quê: Desvairar 22
Onde: Sesc Pinheiros
Quando: até 15 de janeiro
Acessibilidade: Acessibilidade física, maquetes e recursos táteis, videoguia em Libras e equipe educativa disponível ao atendimento de pessoas com deficiência.
O quê: Flávio de Carvalho Experimental
Onde: Sesc Pompeia
Quando: até 23 de janeiro
Acessibilidade: Acessibilidade física, recursos táteis e equipe educativa disponível ao atendimento de pessoas com deficiência.
O quê: Rios DesCobertos — dos Jerivás aos Pinheiros
Onde: Sesc Santo Amaro
Quando: até 18 de dezembro
Acessibilidade: Acessibilidade física, audiodescrição, maquetes e recursos táteis, videoguia em Libras e equipe educativa disponível ao atendimento de pessoas com deficiência.
O quê: Utopia Brasileira — Darcy Ribeiro 100 anos
Onde: Sesc 24 de Maio
Quando: até 25 de junho
Acessibilidade: Acessibilidade física, audiodescrição, maquetes e recursos táteis, videoguia em Libras e equipe educativa disponível ao atendimento de pessoas com deficiência.