Na próxima sexta-feira (9), é comemorado o feriado de 9 de julho em todo o estado de São Paulo. A data, que é o único feriado de julho no estado, costuma ser aguardada com ansiedade pelo descanso, mas agora gera dúvidas se foi antecipada ou não pelas medidas tomadas contra a covid-19. Isso porque no fim de março prefeituras de várias cidades do Brasil —incluindo a capital São Paulo— anunciaram um feriadão de vários dias como uma medida para tentar frear a segunda onda da covid-19 e aumentar os índices de isolamento social.
Entretanto, o feriado de 9 de julho não estava na lista de feriados antecipados na maior parte das cidades, já que é um feriado estadual e quem antecipou os feriados na época foram prefeituras locais, com base em feriados municipais. Por causa disso, a próxima sexta-feira será feriado na maior parte do todo o estado de São Paulo. Por decreto, a Prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, antecipou a folga. Em 2020, o feriado de 9 de julho havia sido antecipado em todo o território paulista como medida para conter a covid-19 —na época os feriados foram antecipados pelo estado.
A data comemora a Revolução Constitucionalista de 1932, em que forças do estado fizeram um levante contra o então governo federal de Getúlio Vargas.
Afinal, quais feriados foram antecipados em São Paulo?
Os feriados antecipados pelo então prefeito da capital Bruno Covas (PSDB) em março foram os seguintes:
Corpus Christi – 3 de junho de 2021
Dia da Consciência Negra – 20 de novembro de 2021
Fundação de São Paulo – 25 de janeiro de 2022
Corpus Christi – 16 de junho de 2022
Dia da Consciência Negra – 20 de novembro de 2022
Na época, o prefeito chegou a dizer que debatia a antecipação do feriado de 9 de julho, mas não teve sucesso. O adiantamento dos feriados chegou a ser criticado pelo governador João Doria (PSDB), já que não foi discutido previamente e pressionava outras cidades do estado, como as litorâneas, com a possibilidade de viagem dos paulistanos
Fonte: noticias.uol.com.br