Dicas de especialistas para tirar o máximo de uma feira de franquia

Dicas de especialistas para tirar o máximo de uma feira de franquia

Conheça um passo a passo para visitar uma feira de franquia, evento que mostra formas assertivas para reunir conhecimento e deslanchar seu negócio no mundo-pós pandemia

Uma feira de franquias é o lugar ideal para aprender mais sobre o mercado, trocar informações com outros investidores e anotar dicas de quem já tem prática no negócio.

Afinal, é nesse tipo de evento que as marcas dos mais variados segmentos apresentam seus produtos e serviços.

Num mundo impactado por uma pandemia o visitante de uma feira de franquias deve estar atento ao amadurecimento do mercado porque hoje as marcas devem estar muito mais preparadas para negócios com multicanalidade, proporcionando ao investidor negócios mais robustos.

Seguindo as dicas de especialistas sobre como aproveitar melhor a feira de franquias, o empreendedor pode esclarecer direto na fonte todas as dúvidas sobre como se tornar um franqueado de sucesso. Confira a seguir algumas dicas:

Autoconhecimento para aproveitar informações do evento
Antes da visita à feira é fundamental se fazer alguns questionamentos para a tomada de decisão, recomenda Fernando Loureiro, diretor de Expansão da Loureiro Consultoria em Franquias.

Ao iniciar os preparativos para ir à feira, é importante fazer a si mesmo questões como:

– Sirvo para ser um franqueado e o que eu espero de uma franquia, além do lucro?

– Como eu me vejo daqui a 3 a 5 anos neste novo segmento que pretendo escolher?

– O produto ou serviço se adequa ao meu perfil de empresário?

– Qual meu perfil de franqueado? Sou Investidor? Gestor? Operador?

Estude o mercado de franquias com antecedência
Sabendo o que quer, é chegada a hora de levantar alguns dados para ter um conhecimento prévio do funcionamento das franquias.

Ter essas informações auxilia no direcionamento das perguntas para se encaixar da melhor forma nesse universo promissor, que é o setor de franquias.

Alguns exemplos de conteúdo que podem ajudar na preparação para visitar a feira são o Guia de Franquias Associadas, ABF Educação e E-Books completos sobre temas como “Lei de Franquias”, “Cartilha O que é Franquia?” e “Como Adquirir uma Franquia”.

Com conhecimento geral sobre o mercado, o visitante terá uma visão mais objetiva e poderá planejar sua visita de forma mais organizada, de acordo com Lyana Bittencourt, diretora executiva do Grupo Bittencourt.

Isso é importante porque o setor é bastante amplo: é um setor que já recuperou uma boa parte dos impactos da Pandemia, com crescimento de 10,7% em 2021 e de 9,1% no volume total de unidades.

Mapa da feira torna seu planejamento mais objetivo
O franchising no Brasil fatura mais de R$ 185 bilhões, com 171 mil unidades no País que geram quase 1,5 milhão de empregos diretos.

Diante de um campo vasto e promissor como esse, é fundamental saber em que segmento específico o futuro empresário vai investir.

Saber onde fica cada marca no evento é fundamental para um melhor aproveitamento do seu tempo durante a visita à feira.

Isso pode ser feito por meio do site da feira, que traz as marcas, eventos e demais atividades disponíveis em cada dia, além do mapa completo para saber qual o espaço exato onde procurar os dados que necessitam.

Sabendo quais marcas interessam, é interessante que o visitante visite sites e perfis de redes sociais dos expositores para conhecer melhor o que cada uma oferece em termos de benefícios.

Saiba como se inserir na nova realidade Mundial
Com a pandemia, a visão de negócios e as expectativas de franqueadores, franqueados e consumidores mudaram muito.

Por isso, hoje em dia no contexto pandêmico e de transição para um momento pós-pandemia, não basta somente o varejo tradicional com um bom negócio, explica Fernando Loureiro, diretor de Expansão da Loureiro Consultoria em Franquias.

A marca deve ter opções saudáveis e estruturadas com delivery e e-commerce bem definidos. Por isso, o visitante da feira deve saber:

– Se a Marca oferece estrutura e orientações para sistemas de delivery e e-commerce e desenvolvimento de aplicativos que contemplam as duas soluções que vieram para ficar com a pandemia

– Quais as atividades e ações que a marca proporciona para o futuro franqueado conhecer in loco os sistemas e operações de entregas, estoque e transporte de produtos para os consumidores

– Parcerias ou treinamentos para a implantação do delivery e e-commerce no novo negócio que o candidato a franqueado pretende iniciar

Planeje as visitas aos estandes e palestras mais focados nos seus objetivos
Por reunir muita informação em poucos dias de duração, a feira deve ser visitada com um certo preparo do futuro franqueado.

É fundamental se inteirar das atrações e destaques para aproveitar ao máximo todo o volume de conhecimento e contatos. Este ano a maior feira de franquias do mundo, a ABF Franchising Expo, por exemplo, retorna com mais espaço e novas marcas.

De 22 a 25 de junho, no Expo Center Norte, a feira terá 400 marcas expositoras dos segmentos de Alimentação, Educação, Saúde, Beleza, Turismo, Entretenimento, Tecnologia e outros e o credenciamento online já está aberto.

No espaço haverá uma série de palestras, congressos e seminários apresentados por experts do segmento, por isso é importante se preparar antes da visita.

O primeiro passo para fazer a visita e as perguntas certas aos expositores e experts é estudar sobre como funciona uma franquia, como começou o sistema, como está o mercado e todos os conceitos envolvidos no segmento.

A pesquisa pode ser feita no Portal do Franchising, que tem várias seções informativas especiais e completas repletas de informações para quem pretende investir no setor e para quem já é franqueado e deseja se manter constantemente atualizado.

Esclareça as dúvidas com quem mais entende
Ao escolher uma ou mais franquias, a presença no local dos representantes ou sócios daquela marca deve ser aproveitada o máximo possível.

Esclareça as dúvidas que possam ter aparecido na sua pesquisa prévia sobre a franquia, pergunte sobre investimento, lucro, faturamento, retorno e o dia a dia da operação.

Perguntas que podem ser feitas e itens a serem avaliados junto às marcas:

– Como a marca está posicionada no mercado dentro do segmento? (Essa questão é importante para avaliar se é um negócio de tendência de mercado ou modismo passageiro)

– Avaliar a experiência do franqueador e suporte oferecido

– Analisar lucratividade e retorno do investimento.

– Quais são os pré-requisitos para eu fazer parte da rede?

– Quanto de tempo será necessário para se dedicar ao negócio?

– Verificar se tem capital suficiente para iniciar a operação (investimento + capital de giro).

– Levar em consideração marcas com Selo de Excelência da ABF

É de praxe que durante o evento as marcas peçam que os candidatos a franqueado preencham um cadastro, pois é por meio dele que as franqueadoras entram em contato com os empreendedores para fornecer propostas, dados e materiais mais exclusivos que são importantes para a decisão de fechar o negócio e iniciar o seu empreendimento.

Além do contato direto com o possível modelo de negócio que será iniciado, é muito útil conhecer as outras atrações e espaços temáticos como é o caso da Arena do Conhecimento, repleta de apresentações gratuitas sobre diversos temas associados ao mercado de franquias no Brasil; o Boulevard de Microfranquias, com redes cujo investimento inicial é de até R$ 105 mil; e o Montando Minha Franquia, que reúne fornecedores do sistema de franchising como, por exemplo, ferramentas de TI, serviços de marketing, geolocalização, design de ponto de venda, sistemas de pagamento, entre outros.

Fonte: www.abfexpo.com.br

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *