Criada para ser apresentada em ambientes diversos, a versão que integra a programação do Horizontes Urbanos tem como cenário a sede da Ceasa Minas, propondo uma experiência diversa para o público e para os bailarinos.
Com 37 anos de atividades, colecionando vários prêmios e dezenas de espetáculos no currículo, o Camaleão Grupo de Dança foi o escolhido para abrir oficialmente a programação da Mostra Internacional de Dança, Horizontes Urbanos, que terá início nesta quarta(14) e segue até domingo(18). Esta edição, realizada em formato totalmente digital, apresenta o tema “A noite de cada um”, propondo aos artistas a interação com a cidade durante o período noturno. Por conta disso, as transmissões dos espetáculos e bate-papos que integram a programação do Horizontes Urbanos estão previstas para começar sempre às 23h, avançando pela madrugada.
A primeira montagem exibida nesta edição da mostra será VERGA, um dos mais novos espetáculos do Camaleão Grupo de Dança. A apresentação que faz parte da programação foi gravada na CeasaMinas especialmente a mostra. VERGA é primeiro espetáculo construído apenas por membros da equipe, sem um coreógrafo convidado, uma assinatura do grupo. O resultado visto em cena surgiu através de um processo de criação coletiva dos bailarinos Índio Oliveira, Sara Marchezini, Dewson Mascote, Luciana Lanza e Samuel Samways e a diretora artística do grupo, Inês Amaral, que assina, também, a direção coreográfica e artística da obra.
A concepção deste trabalho transita entre a resistência e a liberdade como possíveis formas de reação às relações de poder. Não somente como oposição, mas como uma maneira de pensar e agir através do autoconhecimento, onde resistir não significa apenas reagir, mas, também, criar. Para discutir essas questões o grupo se apoia nas linguagens que vem investigando, principalmente na capoeira. Há 6 anos o elenco desenvolve um intenso trabalho de pesquisa sob a condução do Mestre Agostinho, do Grupo Ginga – BH.
A fundadora e diretora geral da companhia, Marjorie Quast, destaca “estamos apresentando um trabalho que é fruto de uma pesquisa que vem sendo trabalhada coletivamente já há algum tempo. Nós sempre trabalhamos com coreógrafos convidados, o que é bastante importante em nossa missão de transitar em vários locais diferentes. Mas, acompanhar a nossa evolução, nossa história, e perceber que hoje somos capazes de elaborar e construir nossas pesquisas para criar nossas produções de forma independente, nos enche de orgulho!”, conta Quast.
Atualmente o grupo conta com direção geral de Marjorie Quast e direção artística de Inês Amaral, que em alguns projetos também atua como bailarina. A rotina do Camaleão inclui aulas de preparo e prevenção, ministradas pela profissional da Academia FIVE, Laura Malheiros, capoeira regional com Mestre Agostinho do Grupo Ginga e Pilates com a fisioterapeuta Clara Lodi. Além disso, o Camaleão Grupo de Dança segue na pesquisa de dança contemporânea através da técnica Continuum (Omar Carrum – ME), conduzida pela Diretora Artística Inês Amaral que hoje faz parte da rede de professores dessa técnica.
Durante o período de isolamento sócia, o grupo vem trabalhando intensivamente em diversos projetos, sendo que serão lançados em breve.
Ficha técnica VERGA:
Direção Geral: Marjorie Quast
Direção Artística e Coreográfica: Inês Amaral
Interpretes: Eliatrice Gischewski, Fabio Costa, Glaydson Oliveira, Luciana Lanza, Samuel Samways.
Figurinos: Camaleão Grupo de Dança
Edição e Finalização da Trilha Sonora: Glaydson Oliveira
Produção e Realização: Núcleo Artístico e Camaleão Grupo de Dança
Classificação indicativa: Livre
Teaser(gravado antes da pandemia): https://www.youtube.com/watch?v=6WxFeZ1uOQg
Sobre o Camaleão Grupo de Dança
@camaleaogrupodedanca / www.facebook.com/camaleaogrupodedanca
O CAMALEÃO GRUPO DE DANÇA tem 37 anos de história e é um patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais. O Grupo tem em seu repertório 17 montagens assinadas por 13 destacados profissionais nacionais e internacionais, entre eles Omar Carrum, Vladimir Rodriguez, Jorge Garcia, Mário Nascimento, Luís Arrieta, Tindaro Silvano, Carlota Portela e Tuca Pinheiro. Em parceria com a escola NÚCLEO ARTÍSTICO (fundada em Belo Horizonte em 1978), criam, incentivam, e divulgam a dança, cumprindo com o seu compromisso social de educadores e difusores culturais, se tornando o berço de renomados artistas nacionais. Como parte desse compromisso desenvolve também um projeto social de formação em dança que atende mais de 200 jovens e crianças de comunidades carentes. É uma companhia de grande importância para o país, por seu aspecto plural: da formação consistente em dança com a realização de espetáculos de estilos variados, a produção de obras com renomados artistas. O CAMALEÃO transforma o pensamento e a dança investindo em novas possibilidades de pesquisa e criação, aprimorando constantemente a qualidade de suas produções, somando mais de 50 prêmios ao longo desses anos.
::SERVIÇO::
Camaleão Grupo de Dança apresenta VERGA na mostra Horizontes Urbanos
Após apresentação, será a vez de “Câmera-Homem”, com o Grupo de Dança 1º ato. Ao final das apresentações, os artistas participam de um fórum de debate, com a participação/provocação do bailarino, professor e pesquisador Alberto Alvarenga.
Data: 14/07 – quarta-feira
Horário: 23h
Transmissão: https://www.youtube.com/channel/UCNvbx_1ZgJwx_Mt_l0pYGTw
Gratuito
Haverá reprise da exibição no dia 15/05(quinta-feira), às 05h, no YouTube da mostra: https://www.youtube.com/channel/UCNvbx_1ZgJwx_Mt_l0pYGTw