Guarujá Convention and Visitors Bureau, entidade que congrega empresários do setor de viagens e turismo, aposta na comunicação personalizada e segmentada para oferta de produtos e serviços sob medida. “Geomarketing possibilita criar e entregar mensagens para agências de viagens e operadoras de turismo sediadas nos principais mercados emissivos e atrair demanda turística adequada ao perfil da oferta de cada associado”, explica Sandra Chiamulera, executiva da entidade. O geomarketing tem por foco o estudo sobre como os consumidores se comportam em função da sua localização, tudo por meio de mapas geográficos. Além de estratégia eficaz para ações de publicidade e comunicação integrada, as ferramentas de geolocalização são muito úteis para a tomada de decisão. “Firmamos acordo com a startup Economapas, que é desenvolvedora de uma plataforma de geomarketing muito bem resolvida, capaz de agilizar, facilitar e baratear a integração de informações compiladas de fontes confiáveis reunidas em uma mesma base de dados”, revela a executiva. |
Economapas gera tabulações que permitem identificar demanda potencial para os mais variados ramos de atividade. Ideal para abrir ou expandir negócios para diferentes empreendimentos e serviços sediados no destino turístico. Entre as vantagens da plataforma de geolocalização está a possibilidade de identificar demandas potenciais, sem sobreposições entre os diferentes empreendimentos concorrentes e expandir ou manter o desempenho de um determinado negócio. O mesmo vale para o poder público, em âmbito municipal, por exemplo, que planeja como melhor participar da retomada da demanda turística reprimida. O geomarketing tem por foco o estudo sobre como os consumidores se comportam em função da sua localização, tudo por meio de mapas geográficos. Além de ser eficaz para ações de publicidade, a ferramenta de geolocalização é muito úteis para a tomada de decisões estratégicas.Gustavo Furtado – CEO e cofundador da Economapas, lembra que “a plataforma permite conhecerquem consome produtos e serviços ofertados em diferentes setores, segmentos e nichos de mercado”. O executivo acrescentaque esses recursos permitem também analisar uma região, um município e até mesmo um setor censitário. FacilidadesO Economapas fornece panoramas da estimativa de consumo classificados em 100 categorias diferentes; mapas de calor que direcionam a melhor região para abertura de um negócio; análise de área com raio de abrangência de até cinco km; nome, faturamento declarado, quantidade de colaboradores, número do celular e e-mail de sócios e outros dirigentes das empresas priorizadas. Exibição é simples e intuitiva, o que faz do sistema um aliado poderoso para empresas de qualquer porte e segmento. “Tudo isso com menos risco, menor custo e maior potencial de faturamento”, diz Gustavo Furtado.”Um achado para os estudos que estamos desenvolvendo, nesta etapa de planejamento”, afirma Maria Laudenir de Oliveira, a Lau, presidente do Guarujá Convention and Visitors Bureau” Saiba maisEconomapas foi criado em 2017 pelo administrador Gustavo Furtado e os engenheiros Patrick Garcia e Rafael Sales. Produto é um software que une recursos de Big Data e métodos computacionais e estatísticos avançados. Transforma dados demográficos, socioeconômicos e de mercado em informações relevantes. E estas facilitam a tomada de decisões por investidores e empreendedores de diversos segmentos e em todo o território nacional, tais como: varejistas; construtoras e imobiliárias; consultorias de comunicação e agências de publicidade; instituições financeiras e de pesquisa de mercado, além dos departamentos de Vendas, Marketing e de Expansão para abertura de filiais e franquia, por exemplo. |
Marily Miranda |