Boletim Funarte SP Outubro de 2022 Complexo Cultural Funarte SP Alameda Nothmann, 1058

Boletim Funarte SP Outubro de 2022 Complexo Cultural Funarte SP Alameda Nothmann, 1058

50 Anos do Ballet Stagium

Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Rua Dr. Teodoro Baima, 94
www.gov.br/funarte
Acesse aqui a página da Funarte SP

Conheça nossa história no site
Vozes da Funarte SP

Oficinas de Capacitação Funarte SP 2022
Mudança de horário na oficina de Leis de incentivo à cultura, editais e outros mecanismos de fomento
Complexo Cultural Funarte SP

A Funarte SP, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está oferecendo oficinas de capacitação gratuitas, voltadas a elaboração e produção de projetos artísticos e culturais. Em outubro são duas oficinas, com 30 vagas, de 12 horas cada. Importante: a oficina de Dani Torres teve mudança de dia e horário (ver abaixo). Os interessados podem participar de uma ou mais atividades e não são necessários conhecimentos prévios. Serão oferecidos certificados para todos os participantes que frequentarem pelo menos 75% das aulas. As atividades serão realizadas presencialmente no Complexo Cultural Funarte SP (Alameda Nothmann, 1058, São Paulo, SP).

Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível no link: https://forms.office.com/r/QgmL9Vfrs3.

Confira a seguir as próximas atividades:

Leis de incentivo à cultura, editais e outros mecanismos de fomento públicos e privados, com Daniele Torres
Dias 18, 20, 25 e 27 de outubro | Terças e quintas, das 18h às 21h (atenção à alteração de dias e horários)
Inscrições gratuitas | Público-alvo: artistas, produtores culturais e todos os interessados.
Não é necessário ter conhecimento prévio.

Daniele Torres é museóloga, com pós-graduação em História da Arte, Gestão da Cultura e Comunicação Empresarial. Atuou em diferentes empresas como produtora e gestora de espaços culturais, bem como em organizações sociais. Foi coordenadora de projetos culturais da Fundação CSN e gestora de patrocínios da VALE. Integrou o Conselho Municipal de Cultura em Volta Redonda. Prestou serviços para prefeituras como as de Búzios e Volta Redonda. Foi consultora das ONGs Instituto Rio (RJ) e RENCTAS (DF). De 2012 a 2015, foi gestora responsável pela captação de recursos do Instituto Brasileiro de Gestão Cultural e do Instituto Brasil Leitor. É sócia da Companhia da Cultura desde 2004 e do Cultura e Mercado desde 2016. Atualmente é diretora do Instituto AES.

Divulgação cultural e comunicação para projetos culturais, com Karina Poli
Dias 18, 20, 25 e 27 de outubro | Terças e quintas, das 14h30 às 17h30
Inscrições gratuitas | Público-alvo: artistas, produtores culturais e todos os interessados.
Não é necessário ter conhecimento prévio.

Karina Poli é pós-doutora pelo Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2020). É doutora em Comunicação (2016) e mestre em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2003). É graduada em História (1999) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi pesquisadora visitante do Network Creative and Cultural Economy Research na Queen Mary University of London (2018-2020), tendo estudado os impactos das políticas públicas para a economia criativa na formação de hubs criativos. Atualmente é professora convidada do curso de especialização em Gestão Cultural no Centro de Estudos Latino-Americano de Comunicação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – CELACC, lecionando as disciplinas Economia da Cultura e Comunicação e Marketing para Projetos Culturais.

Chamada Pública para Permissão de Uso dos Espaços da Funarte SP – 2022-2023
Inscrições abertas

Foi publicada, no dia 22 de setembro de 2022, a Chamada Pública para Permissão de Uso dos Espaços da Funarte SP 2022-2023. O objetivo da Chamada é o cadastro prévio de projetos para a ocupação de pautas livres de espaços da Funarte SP, por meio da Permissão de Uso para atividades artísticas e culturais, presenciais ou virtuais. Serão aceitos projetos nas áreas de artes cênicas (circo, dança e teatro), artes visuais, artes integradas e música. Cada projeto receberá a permissão de uso pelo prazo de até 4 semanas consecutivas, com possibilidade de prorrogação por mais 4 semanas, se houver disponibilidade. Serão programados projetos por meio desta Chamada Pública no período de outubro de 2022 a outubro de 2023. As inscrições permanecerão abertas de 22 de setembro de 2022 até 30 de setembro de 2023. Os espaços estarão disponíveis para as atividades de quartas a domingos, entre 14h e 21h30, para circo, dança, teatro, música e artes integradas, e, de terças a domingos, das 14h às 19h, para visitação a exposições de artes visuais.
Clique aqui para mais informações e inscrições.

Exposição Ballet Stagium 50 Anos
Galerias Flávio de Carvalho e Mario Schenberg – Complexo Cultural Funarte SP

De 12 de outubro a 06 de novembro | De terça a domingo, das 14h às 19h
Entrada franca | Classificação etária indicativa: livre

O Ballet Stagium preparou uma exposição para marcar os seus 50 anos de existência: Ballet Stagium 50 anos abre no Complexo Cultural Funarte SP no dia 12 de outubro, a partir de 14h. Nesta data, haverá apresentações do Ballet Stagium e do Projeto Joaninha. A mostra, com cenotécnica assinada pelo bailarino Marcos Palmeira, exibirá ao público trabalhos dos fotógrafos Emidio Luisi e Arnaldo Torres, além de objetos, figurinos e adereços usados ao longo da história do grupo, considerado um dos mais importantes do país e pioneiro na busca de uma identidade brasileira na dança moderna. Fundado em 1971 por Décio Otero e Márika Gidali, o Ballet Stagium tem sido responsável por obras icônicas da dança no país, como “Kuarup” (1977). O espetáculo terá um espaço especial na exposição, onde serão exibidos figurinos originais da montagem. A curadoria é do figurinista e cenógrafo Márcio Tadeu, parceiro da companhia desde os seus primeiros anos. O ator, dramaturgo e diretor Oswaldo Mendes, outro parceiro, escreveu para a exposição um texto que resume bem o papel central do Ballet Stagium na história cultural do país: “São 50 anos com os pés no presente, olhos no futuro e um passado único. São 50 anos dançando o Brasil, a sua gente, o seu tempo. Dançando a violência do Holocausto, a luta dos mineiros do Chile e o garimpo de ouro em Serra Pelada na Floresta Amazônica. Dançando o tango de Astor Piazzolla, a resistência dos índios brasileiros em Kuarup e a ruptura artística e nacionalista dos modernistas de 1922″. Segundo os idealizadores, a mostra será “como um sítio arqueológico dos 50 anos do Ballet Stagium, mas que nos impulsiona para o futuro”. Nela o público poderá encontrar objetos como um gravador usado nos anos 1970 pela companhia, além de um memorial dedicado a pessoas que trabalharam com o Stagium durante a sua longa trajetória. Em outro espaço, será recriado o ambiente de um teatro, com o piso de linóleo e refletores antigos. Dando continuidade a essa história, o Ballet Stagium segue fiel aos seus propósitos e, desde 2021, mantém com a Funarte SP uma parceria na qual se utiliza de três salas para ensaios e trabalho administrativo, além de oferecer aulas gratuitas de balé para crianças, com o Projeto.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *