Theatro Municipal de São Paulo transmite mais dois concertos inéditos da Orquestra Sinfônica Municipal na internet

Theatro Municipal de São Paulo transmite mais dois concertos inéditos da Orquestra Sinfônica Municipal na internet

Espetáculos que ocorreriam neste mês, abertos ao público, mas suspensos pelo agravamento da pandemia foram gravados previamente e agora serão transmitidos nos dias 18 e 20 de março, de graça, no YouTube do Theatro Municipal; repertórios com obras de Bach e Villa-Lobos

Theatro Municipal de São Paulo suspendeu todas as atividades presenciais em conformidade às orientações do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Plano São Paulo e da Secretaria Municipal de Cultura, que reclassificou todo o estado para a fase mais restritiva da quarentena. Toda a programação que estava prevista foi suspensa, incluindo os concertos da Orquestra Sinfônica Municipal (OSM). Mas nesta quinta-feira (18/3) e neste sábado (20/3), o YouTube do Theatro Municipal exibe a gravação realizada previamente de mais dois destes concertos. A transmissão começa às 19h40 com uma live que irá reunir maestro e musicistas da OSM em um bate-papo de aquecimento para o concerto que começa às 20h. Quem estiver em casa pode acompanhar de graça, pelo canal do Theatro Municipal no YouTube: . E o conteúdo fica disponível para acesso posterior, a qualquer hora, sem necessidade de agendamento ou cadastro prévio.

No programa do dia 18, quinta-feira, a Orquestra Sinfônica Municipal, em formação de câmara e sob a regência de Roberto Minczuk, toca Suite orquestral nº 2, do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685 – 1750). Uma obra escrita para instrumentação de violinos, viola e contrabaixo, com destaque para os solos de flauta transversal, interpretados pelo músico Marcelo Barboza. Neste dia, antes da transmissão, o maestro Minczuk também media uma conversa ao vivo com os músicos da Orquestra: o oboísta Alexandre Ficarelli e a clarinetista Camila Barrientos Ossio.

Já no sábado, 20, Minczuk comanda repertório com a obra Bachianas Brasileiras n.2, do brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959), um dos grandes representantes do movimento da Semana de Arte Moderna de 1922. A composição, que data de 1930, não deixa de carregar certa identidade entre alguns aspectos com a ficção literária brasileira da época. A OSM interpreta os quatro movimentos da obra: “Canto do Capadócio”, “Canto da Nossa Terra”, “Lembranças do Sertão” e “O Trenzinho do Caipira”. A clarinetista Marta Vidigal e o violinista John Spindler, integrantes da Orquestra Sinfônica Municipal, participam da live que antecede a exibição do concerto e que também será mediada pelo maestro Roberto Minczuk.

Serviço:
18 de março, quinta-feira, 20h
Concerto Online
Orquestra Sinfônica Municipal
Roberto Minczuk regência
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Suite orquestral nº 2 em Si menor BWV 1067 20′ (solo flauta)
I – Ouverture
II – Rondeau
III – Sarabande
IV – Bourrée I
V – Bourrée II
VI – Polonaise
VII – Menuet
VIII – Badinerie

20 de março, sábado, 20h
Concerto online
Orquestra Sinfônica Municipal
Roberto Minczuk regência
Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959)
Bachianas Brasileiras n.2 (1933) – 23
I – Prelúdio (O Canto do Capadócio) – Adagio – Andantino
II – Ária (O Canto da Nossa Terra) – Largo
III – Dança (Lembrança do Sertão) – Andantino moderato
IV- Tocata (O Trenzinho do Caipira) – Un poco moderato

Sobre o Teatro Municipal de São Paulo

O edifício do Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento cultural localizado na Praça Ramos de Azevedo, no centro de São Paulo. Trata-se de um edifício histórico, patrimônio tombado, intrinsecamente ligado ao aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera no Brasil. O Theatro Municipal de São Paulo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual (teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo, dentre outras). Oferece diversidade de programação e busca atrair um público variado.

O Patrimônio Theatro Municipal de São Paulo tem implantação retangular, sendo as medidas aproximadas de 92 metros (fachadas leste e oeste), e 42 metros (fachadas norte e sul). Divide-se basicamente em três corpos com funções distintas: o corpo da fachada – vestíbulo, a escada nobre, salão, portaria, restaurante e dependências da administração; a parte central – sala de espetáculo com seus corredores e galerias; o corpo posterior – palco e suas galerias laterais, camarins e salas de artistas. Composto de 09 (nove) pavimentos, sendo um subterrâneo, 07 (sete) correspondendo aos planos e ordens da ala de espetáculo e/ou administração, e o pavimento referente a cúpula central. Tem área total construída de aproximadamente 17.000m².

Sobre a Santa Marcelina Cultura

Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs do ano de 2019 e de 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) . O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro , desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. A Santa Marcelina Cultura assumiu em 1º de novembro de 2020 um Termo de Colaboração emergencial para administração dos objetos culturais vinculados ao Complexo Theatro Municipal de São Paulo .

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