Espetáculos que ocorreriam neste mês, abertos ao público, mas suspensos pelo agravamento da pandemia foram gravados previamente e agora serão transmitidos nos dias 18 e 20 de março, de graça, no YouTube do Theatro Municipal; repertórios com obras de Bach e Villa-Lobos
O Theatro Municipal de São Paulo suspendeu todas as atividades presenciais em conformidade às orientações do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Plano São Paulo e da Secretaria Municipal de Cultura, que reclassificou todo o estado para a fase mais restritiva da quarentena. Toda a programação que estava prevista foi suspensa, incluindo os concertos da Orquestra Sinfônica Municipal (OSM). Mas nesta quinta-feira (18/3) e neste sábado (20/3), o YouTube do Theatro Municipal exibe a gravação realizada previamente de mais dois destes concertos. A transmissão começa às 19h40 com uma live que irá reunir maestro e musicistas da OSM em um bate-papo de aquecimento para o concerto que começa às 20h. Quem estiver em casa pode acompanhar de graça, pelo canal do Theatro Municipal no YouTube: . E o conteúdo fica disponível para acesso posterior, a qualquer hora, sem necessidade de agendamento ou cadastro prévio.
No programa do dia 18, quinta-feira, a Orquestra Sinfônica Municipal, em formação de câmara e sob a regência de Roberto Minczuk, toca Suite orquestral nº 2, do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685 – 1750). Uma obra escrita para instrumentação de violinos, viola e contrabaixo, com destaque para os solos de flauta transversal, interpretados pelo músico Marcelo Barboza. Neste dia, antes da transmissão, o maestro Minczuk também media uma conversa ao vivo com os músicos da Orquestra: o oboísta Alexandre Ficarelli e a clarinetista Camila Barrientos Ossio.
Já no sábado, 20, Minczuk comanda repertório com a obra Bachianas Brasileiras n.2, do brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959), um dos grandes representantes do movimento da Semana de Arte Moderna de 1922. A composição, que data de 1930, não deixa de carregar certa identidade entre alguns aspectos com a ficção literária brasileira da época. A OSM interpreta os quatro movimentos da obra: “Canto do Capadócio”, “Canto da Nossa Terra”, “Lembranças do Sertão” e “O Trenzinho do Caipira”. A clarinetista Marta Vidigal e o violinista John Spindler, integrantes da Orquestra Sinfônica Municipal, participam da live que antecede a exibição do concerto e que também será mediada pelo maestro Roberto Minczuk.
Serviço:
18 de março, quinta-feira, 20h
Concerto Online
Orquestra Sinfônica Municipal
Roberto Minczuk regência
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Suite orquestral nº 2 em Si menor BWV 1067 20′ (solo flauta)
I – Ouverture
II – Rondeau
III – Sarabande
IV – Bourrée I
V – Bourrée II
VI – Polonaise
VII – Menuet
VIII – Badinerie
20 de março, sábado, 20h
Concerto online
Orquestra Sinfônica Municipal
Roberto Minczuk regência
Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959)
Bachianas Brasileiras n.2 (1933) – 23
I – Prelúdio (O Canto do Capadócio) – Adagio – Andantino
II – Ária (O Canto da Nossa Terra) – Largo
III – Dança (Lembrança do Sertão) – Andantino moderato
IV- Tocata (O Trenzinho do Caipira) – Un poco moderato
Sobre o Teatro Municipal de São Paulo
O edifício do Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento cultural localizado na Praça Ramos de Azevedo, no centro de São Paulo. Trata-se de um edifício histórico, patrimônio tombado, intrinsecamente ligado ao aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera no Brasil. O Theatro Municipal de São Paulo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual (teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo, dentre outras). Oferece diversidade de programação e busca atrair um público variado.
O Patrimônio Theatro Municipal de São Paulo tem implantação retangular, sendo as medidas aproximadas de 92 metros (fachadas leste e oeste), e 42 metros (fachadas norte e sul). Divide-se basicamente em três corpos com funções distintas: o corpo da fachada – vestíbulo, a escada nobre, salão, portaria, restaurante e dependências da administração; a parte central – sala de espetáculo com seus corredores e galerias; o corpo posterior – palco e suas galerias laterais, camarins e salas de artistas. Composto de 09 (nove) pavimentos, sendo um subterrâneo, 07 (sete) correspondendo aos planos e ordens da ala de espetáculo e/ou administração, e o pavimento referente a cúpula central. Tem área total construída de aproximadamente 17.000m².
Sobre a Santa Marcelina Cultura
Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs do ano de 2019 e de 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) . O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro , desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. A Santa Marcelina Cultura assumiu em 1º de novembro de 2020 um Termo de Colaboração emergencial para administração dos objetos culturais vinculados ao Complexo Theatro Municipal de São Paulo .
Informações à Imprensa
Conteúdo Comunicação
Luciano Pereira | luciano.pereira@conteudonet.com | 11 94223-8236
Mariana Ribeiro | mariana.ribeiro@conteudonet.com | 11 99328-1101
Roberta Montanari | roberta.montanari@conteudonet.com | 11 99967-3292
Santa Marcelina Cultura
Renata Franco – 11 99659-2523
renata.franco@santamarcelinacultura.org.br
Praça Ramos de Azevedo, s/n – República | CEP: 01037-10 | São Paulo/SP