Clube de Leitura do Memorial da América Latina discute conto do escritor uruguaio Mario Benedetti

Clube de Leitura do Memorial da América Latina discute conto do escritor uruguaio Mario Benedetti

Encontro virtual será dia 7 de maio, às 10h, com a leitura do conto “O dezenove”

O Clube de Leitura Ler a América Latina apresenta o conto “O dezenove”, do escritor uruguaio Mario Benedetti, no segundo encontro da temporada, que tem como tema a virada do milênio. A conversa será dia 7 de maio, às 10h.

Mario Benedetti é considerado um dos mais importantes escritores uruguaios da atualidade. Possui vasta obra e conquistou diversos prêmios e honrarias. O conto “O dezenove” integra o livro Antologia pan-americana: 48 contos contemporâneos do nosso continente, organizado por Stéphane Chao (Record, 2010).

No primeiro encontro, em abril (9), a conversa foi sobre o conto “História sem moral”, do escritor boliviano Edmundo Paz Soldán. Em junho (4), o texto escolhido é “Estranha, bela flor matinal”, do panamenho Enrique Jaramillo Levi. Para encerrar o ciclo, em julho (2), foi selecionado o conto “A festa no mar”, da escritora paraguaia Delfina Acosta.

Os encontros acontecem sempre aos sábados, por meio da plataforma Zoom, das 10h às 11h30. O link para acessar os contos do projeto será disponibilizado aos inscritos dias antes dos eventos.

A quarta edição do Clube de Leitura Ler a América Latina tem como tema “Literatura contemporânea latino-americana: a virada do milênio”. A proposta do ciclo é discutir o que significa mudar, baseando-se na virada do século, que motivou tantos questionamentos, inclusive na literatura, como: qual o papel do passado para o presente e para o futuro? O que virá?

Todos os encontros deste semestre terão mediação de Eduardo Vilalon, graduado em Filosofia, Ciências Sociais e Letras.

O link para acessar a plataforma será enviado aos participantes por e-mail antes de cada encontro. Haverá emissão de certificado (frequência mínima de 75%). As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online, no link: https://forms.gle/JHR6yLNf5gnVVta5A

Sobre Mario Benedetti
Nascido em Paso de los Toros, Uruguai, em 1920, Mario Benedetti é dono de vasta produção literária, que inclui poesia, contos, novelas e romances. Integrante da chamada Geração de 45, à qual pertencem também os escritores Idea Vilariño e Juan Carlos Onetti, sagrou-se mundialmente famoso com a novela A Trégua (1960). Exilado político, morou na Argentina, Peru, Cuba e Espanha.

Ao longo dos anos, conquistou inúmeros prêmios e honrarias e teve seus livros traduzidos em várias línguas. Sua obra traçou uma ponte entre o real e a ficção e retratou como poucos a vida latino-americana vista sob a perspectiva de seu pequeno e próspero país. Morreu em Montevidéu, em 2009, aos 88 anos. A Revista Nossa América número 56 fez homenagem ao centenário do escritor, em 2020, com a publicação de dois artigos, poemas e fotos e pode ser lida no link: https://memorial.org.br/wp-content/uploads/2020/09/Nossa-Am%C3%A9rica-56_2020.pdf

O Clube de Leitura

O Clube de Leitura Ler a América Latina é um projeto do Memorial da América Latina, realizado por meio do Centro de Estudos Brasileiros da América Latina (CBEAL), que tem o objetivo de fomentar a discussão sobre literatura latino-americana. Já foram temas do programa “Literatura Fantástica”, “Mulheres Contam” e “Zooliteratura”.

A atividade também está relacionada com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente ao Objetivo 4: “Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” (https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/).

Programação

7 de maio
“O dezenove”, Mario Benedetti (Uruguai)

4 de junho
“Estranha, bela flor matinal”, Enrique Jaramillo Levi (Panamá)

2 de julho
“A festa no mar”, Delfina Acosta (Paraguai)

Serviço:
Clube de Leitura Ler a América Latina
Dias 7/5, 4/6 e 2/7, às 10h
Plataforma: Zoom (link enviado antes de cada encontro)
Inscrições:https://forms.gle/JHR6yLNf5gnVVta5A
Certificados: frequência mínima de 75% dos encontros do ciclo

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *