Sempre buscando a melhoria de seus processos de forma sustentável, a Jaguar Mining teve um projeto reconhecido na 23ª edição do Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira 2021, realizado anualmente pela revista Minérios & Minerales com o objetivo de reconhecer as iniciativas mais inovadoras e tecnológicas do setor de mineração para superar as práticas tradicionais nas minas e plantas.
O projeto “Monitoramento e gestão das frentes de lavra e desenvolvimento em mina subterrânea com objetivo de identificar e reduzir as perdas no processo”, de autoria dos empregados Diego Gonçalves Cardozo Ribeiro, Camila Körbes Hauschild e Mateus Firmino de Carvalho Silva, estava entre os 32 selecionados pelo júri independente, composto pelos professores Arthur Pinto Chaves, Rotênio Castelo Chaves Filho, Mauricio Bergerman e o consultor Adriano Viana Speschit. Ao todo, foram 150 projetos inscritos. Como reconhecimento, a empresa foi agraciada com troféu, entregue presencialmente no primeiro dia do workshop OPEX 2021, que aconteceu em Nova Lima, Minas Gerais, nos dias 8 e 9 de setembro.
O troféu da premiação foi criado pelo artesão Fábio Luis Gomes e representa um drone sobre uma cava, simbolizando o uso crescente das tecnologias digitais nas minas e plantas.
Sobre a Jaguar Mining
A Jaguar Mining é uma empresa brasileira de mineração, de capital estrangeiro, com foco na exploração de ouro na região do Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais) e no desenvolvimento sustentável local. Suas unidades incluem o Complexo MTL, em Conceição do Pará, e o Complexo CCA, que contempla a mina Pilar, em Santa Bárbara, e a planta de processamento de minério, em Caeté. A Jaguar Mining também é proprietária do Complexo Paciência, em Itabirito, que se encontra em cuidados e manutenção desde 2012.