VEJA A PROGRAMAÇÃO DOS MUSEUS-CASAS LITERÁRIOS

VEJA A PROGRAMAÇÃO DOS MUSEUS-CASAS LITERÁRIOS

Produções de Pedro Almodóvar e referências de João Gilberto, que completaria 90 anos, também integram a agenda da Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida

A programação de agosto dos Museus-Casas Literários de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, traz atividades gratuitas como oficinas, sarau e visita temática. Confira abaixo as atividades gratuitas que serão realizadas na Casa das RosasCasa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

As diferentes vertentes da literatura poderão ser exercitadas durante sarau, recital, oficina e cursos do museu Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.

Às terças-feiras de agosto, 10, 17, 24 e 31, a partir das 19h, acontecerá a oficina A Palavra Fraturada – Expressão e silêncio no trauma, via Zoom. A mediação será feita por Isabela Sancho, escritora, psicanalista e ilustradora, e Reynaldo Damazio, editor, crítico literário, escritor e coordenador do CAE (Centro de Apoio ao Escritor) da Casa das Rosas. A formação apresenta diferentes formas pelas quais o trauma pode se expressar na literatura, com estudos da psicanálise como base. A cada encontro a turma participante passa por um breve exercício para experimentação formal. Inscrições estão abertas até o dia 10/08 neste link.

No YouTube e no Facebook, ocorrerá em 18/8, às 16h30, a oficina Haroldo de Campos: uma breve biografia. Como a Casa das Rosas também se dedica à obra do poeta Haroldo de Campos (1929-2003), a atividade traz o tema de 2021 da Rede de Museus-Casas Literários, “Imprevisto e reinvenção”, no mês do nascimento e morte do patrono da instituição.

Hora H: irmãos siamesmos, evento tradicional para celebrar a obra de Haroldo de Campos na ocasião de seu aniversário, está programado para as 19h de 19/8, dia em que o poeta e tradutor nasceu. Traduções pioneiras e marcantes de obras de Mallarmé, Pound e Maikóvski, revisões de autores brasileiros como Sousândrade e Oswald de Andrade são algumas das realizações conjuntas dos irmãos Haroldo e Augusto de Campos e que serão abordadas na atividade transmitida no canal de YouTube do museu. Daniel Minchoni, Dirceu Villa, Ivan de Campos, João Bandeira, Juliana Di Fiori Pondian, Lúcio Agra, Marília Garcia, Natália Agra, Noemi Jaffe, Raquel Campos e Walter Silveira são alguns nomes que participam com leituras. No encerramento, os músicos Cid Campos e Péricles Cavalcanti cantam canções que realizaram em parceria com Augusto e Haroldo. A apresentação do Hora H fica por conta de Ivan de Campos, poeta e professor titular de Química, Júlio Mendonça, poeta, doutor em Comunicação e Semiótica e coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos, na Casa das Rosas, e Marcelo Tápia, poeta, tradutor, ensaísta, professor e diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo.

O curso Pontes entre o romantismo e o modernismo, com Ana Beatriz Demarchi Barel, professora e pesquisadora em áreas como Literatura Brasileira, Literatura Comparada, História Política e História da Arte, está programado para os dias 25, 26 e 27/8, quarta a sexta-feira, das 19h às 21h, pelo Zoom. A discussão é voltada aos textos curtos de Machado de Assis, José de Alencar e Alfredo Taunay, a fim de identificar continuidades e rupturas entre o romantismo e o modernismo brasileiro, além da apresentação de telas de pintores que dialogam com textos dos dois movimentos literários. Inscrições abertas até 25/8 neste link.

O recital Meu coração num cone de sorvete pra você, realizado por meio do Sinestesia – programa do Centro de Referência Haroldo de Campos da Casa das Rosas, voltado às interfaces e hibridizações entre poesia, música contemporânea, vídeo e performance – ocorre em em 26/8, quinta-feira, a partir das 19h, via Zoom. A partir de influências da poesia concreta, e. e. cummings, Florine Stettheimer (a quem o livro é dedicado), e de um humor peculiar, João Reynaldo cria poemas e desenhos feitos inteiramente na máquina de escrever sobre papel de pastel 10 x 15 cm. O evento consiste numa leitura multimídia dos poemas do livro que dá nome ao recital. Cadastro prévio está aberto até 26/8 neste link.

Diálogos Sincrônicos, série de saraus da Casa das Rosas que destaca a troca literária entre diferentes gerações, movimentos e grupos, traz em 28/8, sábado, às 19h, a obra de Torquato Neto (1944-1972), poeta, jornalista e letrista ligado à Tropicália, com letras que ganharam vozes como as de Elis Regina, Gilberto Gil e Jards Macalé. A curadoria é do poeta, tradutor e editor Fabiano Calixto. O sarau será apresentado pelo Zoom e as inscrições ficam abertas até 28/8 neste link.

No início de setembro, a pesquisadora Ana Beatriz Demarchi retorna com o curso Maxacalis, Guaranis, Tupis, Tupinambás: o Brasil indígena, dos românticos aos modernos de 1922, realizado entre 1º e 3/9, das 19h às 21h. A formação destaca como este tema ainda intriga, surpreende e atrai a produção cultural brasileira. As inscrições estão abertas até 1/9 neste link.

Casa Mário de Andrade

Palestras e visita temática integram a agenda do museu Casa Mário de Andrade, com música, literatura e culinária.

Marcelo Pretto, integrante do Barbatuques, do grupo Barca, cantor autodidata e pesquisador da música brasileira tradicional, apresenta a palestra João Gilberto: 90 anos de bossa-nova em 14/8, sábado, às 16h30, no Zoom, como uma homenagem ao João Gilberto que completaria 90 anos. Referências fundamentais do repertório do artista compõem atividade. Inscrição aberta até 14/8 por este formulário.

Já a palestra A culinária e a música na sala de Mário de Andrade mostra como os sentidos da culinária e da música são estímulos sensoriais importantes nas recepções que eram promovidas por Mário de Andrade, na sala da residência onde vivia e que fica no próprio museu. A atividade é veiculada pelo Zoom, a partir das 16h30, e faz parte da programação da Jornada do Patrimônio 2021. A inscrição está aberta até 21/8 neste formulário. A coordenação é de Viviane Aguiar, jornalista, mestre e doutoranda em História Social pela USP, e de Cacá Machado, historiador, compositor e professor doutor do departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp.

Durante a visita temática Folclore no Modernismo brasileiro, apresentada pelo Facebook e canal de YouTube do museu, Arthur Major, educador da Casa Mário de Andrade, formado em História pela FFLCH-USP, destaca como o folclore fortalece o objetivo do movimento modernista em ressaltar costumes e a cultura típicos do Brasil. Atividade ocorre em 26/8, quinta-feira, a partir das 161h30, e também é uma forma de celebrar o Dia do Folclore Nacional (22/8).

Casa Guilherme de Almeida

O museu Casa Guilherme de Almeida oferece cursos e oficinas com diferentes propostas e linguagens, entre eles, a literatura e o cinema, via Zoom.

No dia 18/8, quarta-feira, às 18h, é a vez de James Joyce via coletivo Finnegans (3)oficina em que o coletivo relata o processo de tradução colaborativa de Finnegans Wake, de James Joyce, sob organização de Dirce Waltrick do Amarante. No terceiro encontro, integrantes conversam a partir da criatividade como método de tradução, um suposto obstáculo para a tradução dos termos estrangeiros dos capítulos 9 e 10 de Finnegans Wake e as traduções italianas da obra de Joyce. A formação mantém inscrição aberta até 16/8 neste formulário.

A coordenação é de Aurora Bernardini, pesquisadora sênior e professora titular da Faculdade de Letras da USP, com prêmios como o Jabuti de tradução pela obra Il Dolore , de Giuseppe Ungaretti (2006);  Daiane de Almeida Oliveira, doutora em Estudos da Tradução pela PGET/UFSC e mestra em Estudos Linguísticos e Literários / Inglês (PPGI-UFSC); e Fedra Rodríguez, mestra e doutora em Estudos da Tradução pela UFSC e Universidad de Sevilla / Espanha, além de roteirista e crítica literária.

Lufe Steffen, cineasta e pesquisador de temáticas LGBT no cinema, ministra os encontros do Curso Pedro Almodóvar e seus personagens cineastasnos dias 20 e 27/8, sextas-feiras, das 19h às 21h. A inscrição segue aberta até 18/8 neste formulário. O cineasta espanhol Almodóvar é reconhecido também por fetiches, obsessões, maneirismos e características que são amplamente debatidos. Porém, um aspecto de sua obra ainda considerado pouco analisado é a recorrência em criar protagonistas masculinos que são cineastas. Essas criações foram vistas nos filmes A lei do desejo (1987), Má educação (2004) e Dor e glória (2019). No curso, serão analisados os diferentes momentos de cada filme, relacionando-os à trajetória do diretor.

Para acessar toda a programação dos três museus, acesse o hotsite +Cultura ou os sites das instituições: Casa das RosasCasa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida.

A rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, é formada pela Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida. O gerenciamento dos espaços é feito pela organização social Poiesis.

Serviço

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Oficina: A Palavra Fraturada – Expressão e silêncio no trauma

Com Isabela Sancho e Reynaldo Damazio
Terças-feiras, 10, 17, 24 e 31/8, das 19h às 21h

Plataforma: Zoom | 200 vagas | Grátis

Inscrições abertas até 10/8: clique aqui

Serão emitidos certificados às pessoas inscritas que participarem de 75% das aulas

Haroldo de Campos: uma breve biografia

Com Núcleo de Ação Educativa

Quarta-feira, 18/8, às 16h30

Plataforma: YouTube e Facebook do museu | Grátis
Sem necessidade de inscrição

Evento especial – HORA H: irmãos siamesmos
Coordenação e apresentação de Ivan de Campos, Julio Mendonça e Marcelo Tápia
Quinta-feira, 19/8, às 19h
Plataforma: YouTube  | Grátis
Sem a necessidade de inscrição

Curso: Pontes entre o romantismo e o modernismo
Com Ana Beatriz Demarchi Barel

Quarta a sexta-feira, 25 a 27 de agosto, das 19h às 21h

Plataforma: Zoom | 250 vagas | Grátis

Inscrições prévias até 25/8 – clique aqui
Serão emitidos certificados às pessoas inscritas que participarem de 75% das aulas

Sinestesia: Leitura multimídia – Meu coração num cone de sorvete pra você
Quinta-feira, 26/8, 19h às 21h
Plataforma: Zoom | 200 vagas | Grátis
Inscrições até 26/08 – clique aqui

Sarau Diálogos Sincrônicos: Torquato NetoCuradoria: Fabiano Calixto
Sábado, 28 de agosto, 19h às 21h
Plataforma: Zoom | 200 vagas | Grátis
Inscrições prévias até 28/08 – clique aqui

Curso: Maxacalis, Guaranis, tupis, Tupinambás: O Brasil indígena, dos românticos aos modernos de 1922
Com Ana Beatriz Demarchi BarelQuarta a sexta-feira, 1, 2 e 3/9, das 19h às 21hPlataforma: Zoom | 250 vagas | Grátis
Inscrições prévias até 1/9 – clique aqui
Serão emitidos certificados às pessoas inscritas que participarem de 75% das aulas

—-
Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447 | E-mail: contato@casadasrosas.org.br

Agende sua visita para as exposições e confira as medidas de segurança para se proteger da covid-19 pelo site da Casa das Rosas

O restante das atividades continua virtual e com programação acessível pelos sites Casa das Rosas e +Cultura

Endereço: Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)

Acessibilidade: rampa de acesso, elevador e videoguia em Libras

Programação gratuita

Casa Mário de Andrade

Palestra – João Gilberto: 90 anos de bossa-nova
Com Marcelo Pretto
Sábado, 14/8, das 16h30 às 18h
Plataforma: Zoom | 250 vagas | Grátis
Inscrições abertas até 14/8 – clique aqui

Palestra: a culinária e a música na sala de Mário de Andrade
Com Cacá Machado e Viviane Aguiar
Sábado, 21/8, das 16h30 às 18h30
Plataforma: Zoom | 250 vagas | Grátis
Inscrições prévias até 21/08 – clique aqui

Visita temática: Folclore no Modernismo brasileiroCom Arthur Major
Quinta-feira, 26/8, das 16h30 às 17h
Plataforma: Facebook e YouTube | Grátis
Sem a necessidade de inscrição

——
Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085 | E-mail: casamariodeandrade@casamariodeandrade.org.breducativo@casamariodeandrade.org.br

Agende sua visita para as exposições e confira as medidas de segurança para se proteger da covid-19 pelo site da Casa Mário de Andrade

O restante das atividades continua virtual e com programação acessível pelos sites Casa Mário de Andrade e +Cultura

Endereço: Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo

Acessibilidade: rampa de acesso ao andar térreo e fraldário móvel.
Programação gratuita

Casa Guilherme de Almeida

Oficina: James Joyce via coletivo Finnegans (3)
Com Aurora Bernardini, Daiane Oliveira e Fedra Rodríguez
Quarta-feira, 18/8, das 18h às 20h
Plataforma: Zoom | 300 vagas |Grátis
Inscrições abertas até 16/08 – clique aqui

Curso: Pedro Almodóvar e seus personagens cineastas
Com Lufe Steffen
Sextas-feiras, 20 e 27/8 das 19h às 21h
Plataforma: Zoom | 300 vagas | Grátis
Inscrições prévias até 18/8 – clique aqui

——

Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 | 3672-1391 | 3868-4128 | E-mail: contato@casaguilhermedealmeida.org.breducativo@casaguilhermedealmeida.org.br
Agende sua visita para as exposições e confira as medidas de segurança para se proteger da covid-19 pelo site Casa Guilherme de Almeida

O museu ainda oferece videoguia em Libras.
O restante das atividades continua virtual e com programação acessível pelos sites Casa Guilherme de Almeida e +Cultura

Endereço: R. Macapá, 187 – Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo | Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Sumaré, São Paulo/SP
Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.
Programação gratuita

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

Fonte: cultura.sp.gov.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *