Frio Trouxe Neve, Medo De Morrer E Alerta Em SP Para Mínima De -3º C

Frio Trouxe Neve, Medo De Morrer E Alerta Em SP Para Mínima De -3º C

onda de frio polar que atinge as regiões Sul e Sudeste do Brasil causou apreensão em toda a população, especialmente aos que vivem nas ruas das grandes capitais. Em São Paulo, por exemplo, o governo emitiu alerta para que as pessoas possam se proteger do frio, que deverá ser constante até pelo menos 1º de agosto, de acordo com meteorologistas. Já no Rio Grande do Sul, a neve é atrativo turístico e razão de preocupação das autoridades.

Trabalhos das paróquias seguem na temporada de frio

A Pastoral do Povo de Rua, localizada na Luz, Centro de São Paulo, foi uma das entidades que acolheu a população de rua na primeira noite de frio intenso e que teve temperatura mínima na casa dos 5 graus. As igrejas da cidade e estações de metrô acolheram quem não tem casa. Segundo o responsável pela Pastoral, o padre Júlio Lancelotti, o governo do estado atendeu a um apelo emitido pela instituição para que locais públicos abrissem durante noites e madrugadas dos próximos dias para proteger moradores de rua do frio.

“Nesse período, é importante adotar medidas e manter-se agasalhado para amenizar a sensação de frio, que aumenta o risco de incidentes e danos à saúde. O cuidado com crianças e idosos deve ser redobrado, pois eles são mais sujeitos às doenças agravadas pelo frio”, diz comunicado do governo paulista.

De acordo com o Climatempo, as temperaturas na capital poderão variar entre -3ºC e 10ºC nesta semana. A mínima negativa está prevista para a região da Serra da Mantiqueira. Na Baixada Santista, litoral sul, os termômetros podem cair para 3ºC, enquanto no interior do estado, em Marília, a temperatura pode chegar 1ºC na sexta (30). 

Neve no Brasil

O Sul do Brasil continua com a marca de região mais fria. A neve já passou por pelo menos 13 cidades do Rio Grande do Sul. São elas: Pelotas, São Francisco de Paula, Gramado, Carlos Barbosa, Bagé, Herval, Piratini, Caxias do Sul, Marau e Farroupilha. 

O estado gaúcho também registrou chuva congelada nesta quarta-feira (28) em Júlio de Castilhos, Nova Petrópolis, Itaara, Tupanciretã, Canguçu e Lavras do Sul, segundo informações da Somar Meteorologia.

Em Porto Alegre, o Ginásio Gigantinho, do Internacional, foi equipado para abrigar cera de 100 moradores em situação de rua até o próximo domingo – eles receberão cobertores, camas, além de três refeições por dia. O esquema montado pela Prefeitura da capital gaúcha, com auxílio do Exército, também atende medidas de higiene pessoal e cuidados com a prevenção da covid-19.

Fonte: www.msn.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *