Embaixador dos Estados Unidos visita o Santuário do Caraça

Embaixador dos Estados Unidos visita o Santuário do Caraça

Acompanhado por sua esposa, Todd Chapman conheceu o destino turístico e sinalizou interesse para fomentar parcerias internacionais

O Santuário do Caraça, reconhecido por toda a riqueza ambiental, cultural, histórica e religiosa, encanta todos que conhecem aquela imensidão de verde, montanhas e rios. E com o embaixador do Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, não foi diferente. Acompanhado por sua esposa, ele foi recebido pelo gerente geral da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Caraça, Márcio Mol, e, além de ver de perto toda a beleza do local, demonstrou interesse em ajudar a divulgar o destino turístico para fora do país.

Márcio Mol guiou Todd Chapman pelos trechos que mais chamam a atenção dos turistas que visitam o Santuário do Caraça. “Junto com a minha equipe, passamos por diversos atrativos culturais e naturais na reserva, que deixaram uma excelente impressão. O embaixador e a sua esposa ficaram encantados com a visita e manifestaram o desejo de voltar em breve”, relata o gerente.

O gestor do Santuário do Caraça considera a visita do embaixador como uma oportunidade de projetar ainda mais o local. “Somos conhecidos mundialmente, recebemos turistas de vários países, mas acredito que temos um grande potencial a ser explorado. Durante a conversa, falamos sobre o planejamento de ações e parcerias para o desenvolvimento turístico e proteção ambiental da RPPN”, revela Márcio Mol, que espera em breve divulgar as parcerias firmadas após este encontro.

Patrimônio particular e para todos

A RPPN Santuário do Caraça foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, no ano de 1955, quando passou a fazer parte do rol de bens tombados pela União. Também integra a área destinada às Reservas da Biosfera da Serra do Espinhaço e da Mata Atlântica, reconhecidas pela UNESCO em 2005.Na região há diversas espécies de flora e fauna, algumas encontradas somente no Complexo do Santuário do Caraça, que fica na transição de Mata Atlântica e Cerrado, onde também há campos rupestres. Em suas serras existem nascentes, ribeirões e lagos que possuem águas de coloração escura, que carreiam material orgânico em suspensão.

O passado histórico da RPPN – Santuário do Caraça é peculiar, pois uma área excepcional de 12.403 hectares foi mantida em posse de apenas dois proprietários, o Irmão Lourenço de Nossa Senhora e a Congregação da Missão, por mais de 240 anos. A área da Reserva foi constituída pela fusão de quatro propriedades: a original, adquirida pelo Irmão Lourenço por volta de 1770, na qual se acham as edificações principais do Caraça; a Fazenda da Chácara, comprada em 1823, cuja antiga sede não mais existe e que foi, durante muito tempo, o celeiro do Colégio, no antigo caminho de Catas Altas; a Fazenda do Engenho, comprada em 1858, localizada nas proximidades da Portaria de acesso à Reserva; e a Fazenda do Capivari, doada pelo Coronel Manoel Pedro Cotta e por sua esposa, que, por não terem descendentes, legaram sua propriedade ao Caraça em 1870.

Hoje, turistas de todo o mundo visitam o Santuário do Caraça anualmente, seja para momento de descanso, lazer ou pesquisa ambiental e contato com a religiosidade. O local, também conhecido pelas constantes presenças do lobo-guará, é reconhecido pela sua hospitalidade, tanto que já recebeu por duas vezes, em 2020 e 2021, o selo Traveller Review Awards, da Booking.com, que premia os hotéis mais bem avaliados pelos viajantes de todo o planeta, além da chancela Travellers’ Choice 2020, do Tripadvisor, que destaca as avaliações positivas dos visitantes que passaram pelo destino turístico.

Santuário do Caraça

Local: Estrada do Caraça, Km 9 – Entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara – CEP 35960-000

Fácil acesso pelas rodovias BR 381 e MG 436, além do cômodo acesso por trem (Estação Dois Irmãos – Barão de Cocais)

Instagram: @santuariodocaraca

Facebook: https://www.facebook.com/santuariocaraca/

Site: https://www.santuariodocaraca.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *