Shampoo Sólido: Receitas Caseiras Para Todos Os Tipos De Cabelos

Shampoo Sólido: Receitas Caseiras Para Todos Os Tipos De Cabelos

Shampoo sólido é mais econômicos, ecológicos, práticos e eficazes que qualquer outro tipo de shampoo. Compostos principalmente com ingredientes naturais, eles se adaptam a todos os tipos de cabelo, mas também a todas as necessidades. E para economizar ainda mais, você pode facilmente fazer em casa!

Resumo

A mania do desperdício zero, cosméticos naturais e saudáveis, alinhados com a beleza verde popularizou os shampoos sólidos. Este produto de cuidado da pele muito prático pode parecer complexo de usar no início.

Se você está acostumada a usar shampoo líquido, massageando o couro cabeludo e obtendo uma espuma generosa e agradável, terá que mudar seus hábitos para manusear o shampoo sólido. A maneira mais fácil de usar é esfregar nos cabelos até que se forme uma leve espuma ao entrar em contato com a água.

Também é possível esfregar a barra de sabão diretamente entre as mãos para fazer a espuma e esfregar as raízes com ela. Uma coisa é certa: primeiro você ficará confuso com a diferença de espuma entre um shampoo clássico e um shampoo sólido. Mas não entre em pânico,

 frequentemente desprovido de silicones e outros ingredientes que amaciam a fibra capilar, se você não aplicar o condicionador, seu cabelo pode ter problemas para se desembaraçar e ficar um pouco áspero.

Este efeito colateral estará ainda mais presente se você mudar de um shampoo não orgânico ou não natural para um shampoo sólido, porque nos shampoo líquidos convencionais os agentes amaciantes estão presentes em grande número, o que permite desembaraçar o cabelo sem se preocupar. Mas depois de usar várias vezes esse shampoo sólido, o cabelo se acostuma com a ausência de silicone e recupera sua aparência natural.

Veja também: Shampoo natural: entenda os benefícios para seus cabelos

Shampoo sólido caseiro: os ingredientes a serem usados

Quando você começar a comprar os ingredientes necessários para criar seu shampoo sólido, concentre-se nos ingredientes naturais e / ou orgânicos. Existem cinco ingredientes principais que você precisará usar para fazer seu próprio shampoo sólido.

Surfactantes

O uso de surfactantes na composição de um shampoo sólido caseiro é muito importante. Eles têm várias funções. Em primeiro lugar, permite ligar a fase aquosa e a fase oleosa que normalmente não se misturam. Eles também ajudam a criar uma espuma generosa e têm propriedades de lavagem.

Existem vários tipos de surfactantes, os de origem sintética e os de origem natural. Tensoativos químicos, lauril sulfato de sódio ou lauril sulfato de sódio(SLS) devem ser evitados.

São compostos por sulfatos e são potencialmente sensibilizantes para o couro cabeludo, pois são principalmente decapantes. Existem também os surfactantes que parecem ser de origem natural, mas que na verdade são compostos quimicamente como o sulfato de coco de sódio ou o óleo de rícino sulfatado, que vem do óleo de rícino, mas sulfatado.

Um dos únicos surfactantes que se recomenda manusear na hora de fazer seu shampoo sólido é o Cocoyl Isetionato de Sódio (SCI), que é um derivado do óleo de coco e, portanto, de origem natural. É também um dos únicos surfactantes suaves para a pele e couro cabeludo e fáceis de encontrar para fazer seus cosméticos.

Tenha cuidado, porém, se for menos irritante do que outros surfactantes, ainda permanece um pouco. Assim, no manuseio, é aconselhável o uso de luvas e óculos de proteção e não colocar crianças em contato direto com o mesmo.

Águas florais ou água mineral

A água é uma parte importante na fabricação de um shampoo forte. Você pode usar água mineral ou recorrer a águas florais para se beneficiar de seus benefícios. Os hidrossóis de camomila Matricaria ou hamamélis são perfeitos para cabelos secos e danificados, os hidrossóis de lavanda, sálvia ou chá verde podem ser adequados para cabelos oleosos. Para cabelos finos, é melhor recorrer às águas florais de bambu ou rosa de Damasco. Se você tiver caspa, adicione um pouco de verbenona de alecrim ou água floral de hortelã-pimenta à sua receita. Finalmente, se você não tem problemas específicos, hidrossóis de ylang-ylang, alecrim ou flor de tília devem ser adequados para você.

Óleos vegetais

Muito importantes na fabricação de shampoos sólidos, os óleos vegetais permitem hidratar, nutrir e reparar a fibra capilar, mas também trazer brilho aos cabelos. É aconselhável escolher o seu óleo vegetal de acordo com os benefícios de cada um.

Óleos vegetais balanceadores, como jojoba, nigella ou inca inchi são perfeitos se você tem cabelos oleosos, pois regulam a produção de sebo. Para cabelos secos, você pode recorrer a óleos vegetais nutritivos e restauradores, como óleos de camélia, argão, abacate ou borragem. Cabelo crespo pode usar óleo de cânhamo, que é nutritivo, restaurador, mas também adiciona brilho e ajuda a crescer. Se você tem cabelo seco e / ou crespo, também pode usar manteigas vegetais, como manteiga de karité ou de cacau.

Óleos essenciais

Eles não são obrigatórios, mas podem ser muito interessantes para conseguir um shampoo sólido super eficaz em casa. Eles são usados para complementar os benefícios dos óleos vegetais, mas também para trazer uma fragrância natural aos seus cosméticos.

No entanto, se você deseja criar um shampoo para seu filho, se está grávida ou se não tolera certos óleos essenciais, saiba que terá que ficar sem.

Aqui estão alguns óleos essenciais que você pode adicionar à sua preparação: óleo essencial da árvore do cháque é anti-caspa, anti-coceira e purificante, óleo essencial de bourbon de gerânio para cabelos opacos e quebradiços, óleo essencial de camomila romana para cabelos loiros e / ou tingidos e óleo essencial de matricária de camomila para cabelos brancos ou grisalhos. É neste último que se encontra a molécula azul – o chamazuleno – que ajuda a reavivar o brilho dos cabelos brancos e grisalhos.

Pós vegetais ou minerais

O pó que você usará para criar seu shampoo irá adicionar textura ao seu shampoo sólido e cuidar da sua fibra capilar, mas assim como os óleos essenciais, não é necessário para fazer um shampoo. É importante escolher bem de acordo com seu tipo de cabelo e suas necessidades.

Rhassoul é um pó muito utilizado, pois corresponde a todos os tipos de cabelo, pois absorve impurezas, mas também sebo.

 O pó de shikakai também é muito interessante. Muito utilizado na fabricação de shampoos vegetais, tem muitos benefícios. Este pó de origem indiana é limpante, traz brilho aos cabelos, fortalece-os, desembaraça-os, favorece o seu crescimento e limita a formação de caspa.

pó de marshmallow é útil para cabelos crespos, secos e danificados, pois amacia, embainha e protege os cabelos ao mesmo tempo que confere volume, brilho e promove o desembaraço.

 Também é possível usar pó de nim que é anticaspa ou mesmo Brahmi para fortalecer os cabelos.

As argilas, que são pós minerais, também podem ser usadas em vez de, ou em adição a, pós vegetais. As argilas, sejam verdes, brancas ou vermelhas, são todas absorventes e por isso eliminam as impurezas, mas também o sebo. A argila branca é a mais recomendada por ser a mais macia e, portanto, pode ser adequada para todos os tipos de cabelo.

Receita 1: shampoo sólido para cabelos oleosos

Ingredientes:

  • 50 g de surfactante SCI
  • 15 g de óleo de jojoba,
  • 10 g de hidrossol rosa,
  • 10 g de rhassoul,
  • 10 a 15 gotas de óleos essenciais de cedro Atlas e louro nobre.

Como fazer:

  • Despeje o surfactante, hidrossol de rosa e óleo de jojoba em uma tigela.
  • Coloque a tigela em banho-maria, em fogo baixo, mexendo até obter uma pasta homogênea por no máximo 5 minutos.
  • Fora do fogo, adicione o Rhassoul e os óleos essenciais de cedro Atlas e louro nobre e misture.
  • Despeje a massa em formas de silicone e espere endurecer.
shampoo sólido receita cabelos

Receita 2: um shampoo sólido para cabelos secos

Ingredientes:

  • 75 g de surfactante SCI,
  • 20 ml de óleo de abacate,
  • 40 gotas de óleo essencial de cenoura,
  • 14 ml de hidrossol de hamamélis.

Como fazer:

  • Despeje o surfactante, o hidrossol de hamamélis e o óleo de abacate em uma tigela.
  • Coloque a tigela em banho-maria, em fogo baixo, mexendo até obter uma pasta homogênea por no máximo 5 minutos.
  • Fora do fogo, adicione o óleo essencial de cenoura, misture novamente
  • Despeje a massa em formas de silicone e espere endurecer.
shampoo sólido cabelos secos

Receita 3: um shampoo sólido para cabelos finos

Ingredientes:

  • 75 g de surfactante SCI,
  • 20 ml de óleo de cânhamo,
  • 40 gotas de óleo essencial de cistus ladanifère,
  • 14 ml de hidrossol de bambu.

Como fazer:

  • Despeje o surfactante, o hidrossol de bambu e o óleo de cânhamo em uma tigela.
  • Coloque a tigela em banho-maria, em fogo baixo, mexendo até obter uma pasta homogênea por no máximo 5 minutos.
  • Fora do fogo acrescente o óleo essencial de esteva ladanifère, mexa novamente.
  • Despeje a massa em formas de silicone e espere endurecer.
receita shampoo sólido cabelo fino

Receita 4: um shampoo sólido para cabelos loiros

Ingredientes:

  • 60 g de surfactante SCI,
  • 10 g de óleo de coco,
  • 10 g de hidrossol de camomila,
  • 6 g de pó de Matcha,
  •  25 gotas de óleo essencial de camomila romana,
  • 3 g de glicerina vegetal.

Como fazer:

  • Despeje o surfactante, hidrossol de camomila, glicerina e óleo de coco em uma tigela.
  • Coloque a tigela em banho-maria, em fogo baixo, mexendo até obter uma pasta homogênea por no máximo 5 minutos.
  • Fora do fogo, acrescente o pó de Matcha, o óleo essencial de camomila romana e misture.
  • Despeje a massa em formas de silicone e espere endurecer.
shampoo sólido barra cabelos loiros receita

Receita 5: um shampoo sólido para cabelos castanhos

Ingredientes:

  • 60 g de surfactante SCI,
  • 10 g de pó de shikakai,
  • 20 g de óleo de jojoba,
  • 20 gotas de óleo essencial de bourbon gerânio,
  • 10 g de hidrossol de ylang-ylang.

Como fazer:

  • Despeje o surfactante, o hidrossol de ylang-ylang e o óleo de jojoba em uma tigela.
  • Coloque a tigela em banho-maria, em fogo baixo, mexendo até obter uma pasta homogênea por no máximo 5 minutos.
  • Fora do fogo, acrescente o pó de shikakai e o óleo essencial de gerânio de bourbon e misture.
  • Despeje a massa em formas de silicone e espere endurecer.
shampoo sólido barra para cabelos castanhos

Receita 6: um shampoo sólido para cabelos coloridos

Ingredientes:

  • 50 g de surfactante SCI,
  • 5 g de pó de amla,
  • 5 g de pó de matcha,
  • 10 g de óleo de argan,
  • 10 g de óleo de amêndoa doce,
  • 15 g de hidrossol de tília,
  • 15 a 20 g de óleo essencial de ylang-ylang.

Como fazer:

  1. Despeje o surfactante, hidrossol de flor de tília, argão e óleos de amêndoas doces em uma tigela.
  2. Coloque a tigela em banho-maria, em fogo baixo, mexendo até obter uma pasta homogênea por no máximo 5 minutos.
  3. Fora do fogo, adicione os pós Matcha e amla, o óleo essencial de ylang-ylang
  4. Despeje a massa em formas de silicone e espere endurecer.
shampoo sólido receitas como fazer

Receita 7: um shampoo sólido para couro cabeludo sensível

Ingredientes:

  • 50 g de surfactante,
  • 15 g de óleo de amêndoa doce,
  • 10 g de óleo de gerânio,
  • 10 a 15 gotas de óleos essenciais de camomila romana e gerânio rosa.

Como fazer: 

  • Despeje o surfactante, a água mineral e os óleos de amêndoa doce e gerânio em uma tigela.
  • Coloque a tigela em banho-maria, em fogo baixo, mexendo até obter uma pasta homogênea por no máximo 5 minutos.
  • Fora do fogo, acrescente os óleos essenciais de camomila romana, gerânio e misture.
  • Despeje a massa em formas de silicone e espere endurecer.
shampoo sólido para couro cabeludo sensível

Receita 8: um shampoo sólido para cabelos cacheados

Ingredientes:

  • 50 g de surfactante,
  • 20 g de óleo de coco,
  • 15 g de hidrossol rosa,
  • 10 g de pó de marshmallow,
  • 10 a 15 gotas de óleo essencial de ylang-ylang.

Como fazer:

  • Despeje o surfactante, hidrossol de rosa e óleo de coco em uma tigela.
  • Coloque a tigela em banho-maria, em fogo baixo, mexendo até obter uma pasta homogênea por no máximo 5 minutos.
  • Fora do fogo, adicione o pó de marshmallow, o óleo essencial de ylang-ylang e misture.
  • Despeje a massa em formas de silicone e espere endurecer.
shampoo sólido para cabelos cacheados

Receita 9: um shampoo sólido contra a caspa

Ingredientes:

  • 75 g de surfactante,
  • 20 ml de óleo de amêndoa doce,
  • 40 gotas de óleo essencial de palmarosa,
  • 14 ml de hidrossol de hortelã-pimenta.

Como fazer: 

  • Despeje o surfactante, hidrossol de hortelã-pimenta e óleo de amêndoa doce em uma tigela.
  • Coloque a tigela em banho-maria, em fogo baixo, mexendo até obter uma pasta homogênea por no máximo 5 minutos.
  • Fora do fogo, acrescente o óleo essencial de palmarosa e misture.
  • Despeje a massa em formas de silicone e espere endurecer.
shampoo sólido barra para casa como fazer

Como secar um shampoo sólido?

Fazer um shampoo sólido requer rigor, mas também paciência. Na verdade, ao contrário das máscaras faciais ou cremes que você mesmo faz e que pode usar imediatamente depois, você terá que ser um pouco mais paciente para usar o shampoo sólido.

Depois de preparada a massa aquecendo-a em banho-maria, deve-se colocá-la em formas, de preferência de silicone, no formato de sua preferência, depois esperar que tudo endureça. Para diminuir o preparo rapidamente, você pode colocá-lo na geladeira por cerca de 15 minutos. Em seguida, é necessário aguardar entre 12 e 24 horas para secar ao ar livre.

Quais são os benefícios de um shampoo sólido?

A maior diferença entre um shampoo líquido e um shampoo sólido é a falta de água no segundo. Usar um shampoo sólido é, portanto, um hábito que tem muitas repercussões positivas para o meio ambiente, para o cabelo, mas também para a carteira, principalmente se você mesmo fizer!

Em termos de capacidade, equivaleria a pouco mais de dois frascos de shampoo líquido de 200ml. Seu tamanho pequeno, geralmente não maior que sua mão, é muito prático para levar para qualquer lugar em suas viagens, e até mesmo no avião na bagagem de mão, onde líquidos acima de 100ml são proibidos.

Um formato que também é prático no dia a dia, pois não ocupa muito espaço no banheiro. O impacto ecológico dos shampoo sólidos é menor. Por conter ingredientes essencialmente de origem natural, quando o shampoo escorrer para os esgotos, poluirá menos os lençóis freáticos. Se você comprar shampoo secos e não quiser fazer você mesmo, saiba que eles têm uma pegada de carbono reduzida durante o transporte, pois ocupam pouco espaço. Suas embalagens também são muito minimalistas, muitas vezes apenas embalagens de papelão, que podem ser recicladas.

Fonte: wefashiontrends.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *