Confira Os Principais Lançamentos Das Tecelagens Para O Inverno 2022

Confira Os Principais Lançamentos Das Tecelagens Para O Inverno 2022

Durante os dias 24 e 28 de maio, a Denim City SP foi sede da semana de lançamentos das principais tecelagens para o segmento jeanswear. Com foco em produtos atemporais, duráveis, funcionais e super confortáveis, as empresas trouxeram coleções assertivas com foco ainda na sustentabilidade e responsabilidade social.

Confira as novidades abaixo:

Vicunha

Com a campanha #ACaradoNossoJeans, a empresa apresenta justamente as pessoas por trás da idealização e produção do jeans Vicunha onde seus funcionários enaltecem toda a diversidade, versatilidade e multiplicidade de culturas.

Com foco em sustentabilidade e inovação juntamente com peças híbridas, confortáveis e práticas, a têxtil apresenta diferentes lançamentos para essa temporada. Entre eles, estão o Ritz, novidade que faz parte da família V. Moove Fit, vem com tingimento double denim que permite uma variedade enorme de tons em lavanderia, desde os escuros até os mais claros e tecnologia LYCRA® FREEF!T®, com o fio LYCRA® T400® que oferece alto power, acima de 50%, baixo índice de encolhimento, manutenção da forma, modelagem do corpo, flexibilidade, toque macio, flamê suave. Vem com peso de 9,5oz

Sandy BW vem no algodão reciclado, com trama preta, tingimento maxi blue, no puro índigo na superfície, excelente largura e alta recuperação, com peso de 8,3oz. Ideal para lixados, laser, useds sem revelar trama negra.

Trentino Dark também no algodão reciclado, tingimento puro índigo e construção cetim, peso de 8,3oz, responde bem ao sky bleach e efeitos a laser. Trentino Black BW, no algodão reciclado, vem no preto intenso com tingimento especial no urdume.

Nayara e Claire

Já o Nayara, dentro da família V. Athletic, traz fios multidirecionais, malha mais encorpada, efeito sarjado no jeans com cara de moletom, peso de 9,4oz, com tingimento puro índigo.

Helena vem no algodão, poliéster e elastano, peso de 7,5oz, 1,63 metros de largura. É uma malha índigo com fios em tingimento puro índigo entrelaçados a fios da cor black, com stretch 360 graus que confere maior liberdade de movimentos.

Na linha do Denim Colour a Vicunha lança dois tecidos, o Claire de visual vintage com flamê bem marcado e tecnologia LYCRA® XTRA LIFE ™ que proporciona conforto e mantém a forma ao longo do dia. Vem com peso de 10oz, stretch de 40% e largura de 1,44 metros. No Pt e em cores.

Já o Francesca possui fios penteados e também a tecnologia LYCRA® BEAUTY com excelente toque, conforto, visual nobre, modelagem e ótima recuperação. Ele vem na sarja 3×1, com power de 44% e peso de 8,5oz. No Pt e em cartela de cores.

Squeeze é super leve, maquinetado, construção desenho, com toque, conforto e visual de moletom, peso de 7,5oz, em algodão, poliéster e elastano.

Santista

A Santista amplia sua linha Upcycle em diferentes artigos: O Upcycle Concept reúne o máximo de sustentabilidade em um único produto. Ele vem no 100% algodão e 50% de fibra reciclada na trama e no urdume, sem tingimentos e com aspecto original criando um denim rústico e autêntico, além de mínima utilização de água no processo.

“Esse artigo oferece ainda a possibilidade de logística reversa, onde o produto após sua vida útil com o consumidor, pode ser devolvido e voltar ao processo produtivo”, afirma Regiane Ferreira, analista de produto da Santista.

Para ilustrar os usos do Upcycle, o designer João Foltran, da House of Blog, desenvolveu peças como pantalonas, blazers, jaquetas com recortes que trazem esse aspecto rústico com toque suave. Dentro dessa linha surgem também o Now Orion, um blue black, o Now Black, com trama branca e o Now Mix Black com trama preta.

Destaque ainda para o Stckiker com 70% de stretch resultante do elastano especial LYCRA®, que traz versatilidade ao tecido e os artigos Push Up com 10,4oz, construção cetim 96% algodão e 4% elastano e largura de 1,45 metros e o Gummy no conceito denominado STICKER POWER que promete adesivar os corpos, modelando e definindo as curvas. São produtos com maior elasticidade, alta recuperação e conforto.

Canatiba

Dentro da plataforma ÉKO® com tecidos que contribuem para a preservação do meio ambiente, seja uma fibra ou selo de certificação foram lançados o Panamá Linho Pt, com aspecto natural, 7oz, 91% algodão, 25% viscose e 11% linho com construção e toque que remetem à leveza das fibras naturais.

Já o Mandrake Pt surge com 5,5 oz e 80%algodão e, o Trincado White Denim, com10,5oz no 100% algodão, ambos Premium Denim – além do Novára Pt, Maxskin, 7oz, com 64% algodão, 25% viscose e 11% linho.

“São produtos que trazem aconchego e construções diferenciadas, numa mistura de fibras para que você veja de fato que ecológico não é somente selo. A gente fala muito sobre sustentabilidade, mas precisamos traduzir em produto. Se tem um selo mas o produto não é bonito, não dá para colocar na coleção”, relata Ivna Barreto, gerente de marketing da Canatiba.

Ivna destaca as construções diferentes com muita viscose, linho e fibras naturais e o lançamento da família Trincado, também presente na plataforma Megaflex que agrupa tecidos elastizados.

A nova textura vem com aspecto de enrugamento, onde o tecido passa por um choque térmico no começo do processo de lavagem para criar essas trincas. O tingimento Bleach Core gera um efeito superficial que mantem o núcleo do fio alvejado. O resultado é um ring dye perfeito, revelando o contraste de cor na lavanderia, com um aspecto craquelado que só o envelhecimento natural do tecido era capaz de alcançar.

Destaque para o Trincado Rígido Denim com tingimento azul original Ecológico, o Trincado Megaflex, também com tingimento azul original Ecológico e 20% Stretch, o Trincado Black Rígido, com tingimento black Ecológico, o Trincado White Denim em PT e Trincado Collor, disponível em 6 cores.

Eko Tricado e Eko Trincado Color

Ainda dentro da família Megaflex, a Canatiba traz o Lupin Black, com 98% algodão, 2% elastano, 10oz e, com tecnologia Duo Core que leva o fio T400® da LYCRA®.

Denim Malha chega com o Home Office Weft Collor, com 80% algodão, 18% poliéster, 2% elastano e 9oz. “A gente tem visto muito a volta do tricô e, esse artigo foi inspirado nessa tendência em um produto que pode ser trabalhado também no avesso”, comenta Ivna.

Já a tecnologia UniCore vem com foco na alta procura por shapes mais soltos em 100% algodão, com bases rígidas, onde o fio encapado com um componente bicomposto, confere performance de tecido rígido com o stretch mínimo.

UniCore proporciona durabilidade e resistência e mantém a forma por inúmeras lavagens, com conforto térmico, toque extremamente macio e flexibilidade em shapes mais amplos com baixo encolhimento. Essa tecnologia está presente no Navona UniCore, uma base de 8,5oz, com 86% de algodão, 14% de poliéster e largura de 1,50 metros. O tecido ganhou tingimento Azul Original Ecológico e tem 20% stretch.

“Todo mundo está usando tecidos em 100% algodão, mas ele cede ao longo do dia e a cintura fica marcada, deformada, então criamos essa tecnologia sem elastano com polímero de poliéster recoberto de algodão para criar um tecido rígido com stretch de conforto mínimo que dá a manutenção da forma. Consigo fazer uma calça rígida que não vai ceder”, afirma Ivna.

Para trazer mais cor em tempos difíceis, dentro da plataforma Smart Denim® a têxtil aposta na linha Utilitários em cores ultra sólidas, que não desbotam e, que surgem em tons invernais no amarelo, laranja, vermelho e vinho nas bases Utilitários Leve Collor, com os artigos Utilitárius Megaflex Collor e Utilitárius Collor, sarjas 100% algodão, de 6,5 a 7,5oz, além do Utilitárius Rip Stop Collor, com 98% algodão e 2% elastano, um maquinetado de 7oz.

E, por fim a linha Printing, lançada em março e agora com muitas novidades em estampas divididas em três tendências: “Direto das séries” traz o xadrez híbrido, com ‘pontos de intersecção’ com listrados em tons de azul vermelho, rosa e amarelo, disponíveis nas bases Delta em 100% algodão e 5oz, Baguta, 100% algodão e 7,5oz e Forasteiro com 98% algodão, 2% elastano e, 8 onças.

“Jardim do Éden” aposta nas estampas com florais híbridos que vão dos amplos às mais delicadas e tons de azul, rosa e alaranjados, em três variações da base Delta que surge em 100% algodão e 5oz.

O último grupo, “Abstratos e Orgânicos” reúne desenhos com apelo vintage que remetem ao psicodelismo dos anos 70 – a década do jeans – em uma paleta de tons de índigo, arabescos e efeitos de contraste. Aqui os destaques ficam por conta do Forasteiro em 98% algodão, 2% elastano e 8oz, Baguta em100% algodão e 5oz, Chambray, em 100% algodão e 5,5oz e Delta, 100% algodão e 5oz.

Cedro Têxtil

A empresa lança a coleção Sentidos que busca inspiração na OP Art e na Arte Cinética, que simbolizam um mundo mutável e instável e traz em sua identidade visual e editorial elementos que confundem o olhar e representam a fusão entre arte e moda urbana.

A grande novidade da temporada é a parceria com a The LYCRA Company no artigo FitsYou que ganha tecnologia Cedro Comfy e, utiliza o fio LYCRA® ADAPTIV™, lançado em primeira mão no Brasil (chega ao mercado mundial no segundo semestre). Trata-se de um fio único, com polímero revolucionário que ajuda a roupa a se adaptar a um range maior de tipos de corpos e tamanhos, conferindo conforto, sem apertar e nem limitar os movimentos. São peças fáceis de vestir e que ficam no lugar.

“O FITSYOU foi desenvolvido junto com a LYCRA®, com um fio exclusivo para a Cedro que garante muito conforto, com elastano especial, largura de 1,40 metros e power de 60 a 70%. Estica muito, tem tingimento ultrablue e, garante lavanderias de azuis bem bonitas”, relata Isabela Albertini, estilista da Cedro.

A grande promessa da coleção é o denim FitsYou, um produto inovador e com grande potencial de aceitação por parte dos consumidores finais, constituído com a tecnologia da Cedro, Comfy. Além do extremo conforto, as peças confeccionadas com o FitsYou garantem um melhor ajuste, dando a impressão de que foram feitas sob medida para o consumidor”, explica Joanna Carrara, estilista da Cedro.

Duo Elastic e Fits You

Silvana Valente, Gerente de Marketing da LYCRA®, completa: “Conforto é um conceito difícil de ser explicado, é preciso experimentar. Assim que apresentamos o projeto à Cedro, a equipe de estilo imediatamente viu benefício no produto, testou e entendeu a grande oportunidade de mercado”.

Cedro apresenta sete lançamentos para essa temporada, sendo seis denims super elastizados: FitsYou, artigo que permite rasgos, puídos e pode ser trabalhado em diferentes modelagens, desde a mais justa até as soltinhas, Calan no, mega black, com ótimo stretch e 9,7oz, Nagano com tingimento maxi blue, pode ser usado em diferentes shapes, Duo Sparta, super confortável e alta versatilidade em lavanderia, Yudi e Ueda e o elastizado, Shimane, um megaflat com tingimento ultrablue.

“Sobretudo neste ano atípico, em que pudemos desacelerar e olhar com ainda mais cautela para as necessidades de cada região do Brasil, conseguimos montar um book que atende os mais diversos tipos de cortes e corpos”, conta Eduardo Vaz, responsável pelo Marketing da Cedro.

Capricórnio Têxtil

Com foco em soluções mais sustentáveis que possam gerar um impacto positivo em toda a cadeia de valor, a empresa lançou no ano passado o Movimento para Sustentabilidade com base em três pilares: Produção e Distribuição, Governança e Comunidade, e segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, um esforço global para construir um futuro melhor.

“Estamos olhando para o resultado provocado por nossas ideias e ações tanto do ponto de vista social, quanto econômico e ambiental”, diz o CEO Gustavo Manfredini. “Isso implica na revisão de uma série de processos e na prática de novas ações, como redução do uso de recursos hídricos, reaproveitamento de efluentes, redução de uso de químicos, redução dos descartes e reuso de matérias-primas, além da compensação da emissão do gás carbônico produzido em todas as etapas de trabalho”.

Através dessa iniciativa a Capricórnio lança a linha Eco Denim composta por pelo menos um atributo sustentável, seja na matéria-prima, seja no processo de produção ou trabalhando a economia circular.

Luna e Pequi

São cinco novos produtos: o Pinus é produzido com tecnologia Repreve, uma fibra ecológica inovadora desenvolvida a partir da reciclagem de garrafas plásticas; o Luna contém Tencel em sua composição, fibra natural regenerada pelo homem a partir de celulose ou de pasta de madeira; o Pequi e Sucupira trazem tecnologia Laser Friendley, que facilita o processo de desgaste a laser, reduzindo a necessidade de processos mais agressivos de alvejamento em lavanderia e consequente redução do consumo de água; e o Cipó composto por fios produzidos a partir de aparas de algodão recicladas, movendo a roda da circularidade e garantindo um processo mais sustentável.

A têxtil traz ainda outras novidades como o Mali que vem na construção cetim e tingimento blue super intenso, com toque macio, brilho, alto stretch de 67% e alta recuperação. O Malu e Luna são artigos com fio Liocel, bem leves, com ótima fluidez, toque suave e cor intensa, ideais para camisas, vestidos e tops. Já o Kiev traz power de 70%, o máximo de conforto na construção cetim e a tecnologia do fio LYCRA® T400® em sua composição.

Joa é um 100% algodão com acabamento especial que confere brilho e realça o efeito de fios flamês. Já o Salva, outro artigo no 100% algodão, vem com aspecto rústico devido ao fio flamê no urdume, além de uma excelente largura. O Pasquin vem na cor azul intensa e ótimo custo benefício.

Covolan

A têxtil apresenta três produtos com fio LYCRA® EcoMade, primeiro fio elastano produzido com materiais reciclados pré-consumo, com zero descarte, incentivando a economia circular.

Genova vem com brilho, toque suave e peso de 10,8oz, na sarja 3×1 e largura de 1,48 metros. O Bergamo tem excelente largura de 1,62 metros e peso de 11,3oz, oferece diversidade em lavanderia. E o Ancona, construção cetim, tingimento blue light, ideal para lavagens descarregadas, efeitos desgastados, com toque macio e peso de 12oz.

Ancona e Belga

“Essa tecnologia reutiliza material que seria descartado no processo produtivo. Então ele é reaproveitado, zero descarte, diminuindo os impactos ambientais, além de manter toda a elasticidade do produto”, diz Thaísa Peralta, denim head da Covolan.

Nicoletti Denim

Em parceria com a Nilit através da poliamida premium SENSIL® e com a The LYCRA Company, com o fio LYCRA® lastingFIT chega ao mercado a coleção Next Comfort que traz alta durabilidade, soft stretch, secagem rápida e toque sedoso e gelado.

São dois artigos, o Nikola, com 9oz, mais encorpado, surge com 9oz e na sarja 3×1 e Percy com 6,5oz, mais leve, com foco em calças, vestidos e camisas.

“Essa tecnologia apresenta toque gelado da poliamida, boa recuperação, stretch, elasticidade e manutenção da forma do LYCRA® T400®. O toque gelado a gente só via nos artigos esportivos, mas no denim ainda não era aplicada”, comenta Lilian Kurosaki, gerente de marketing e produto da Nicoletti. “É um trabalho feito a seis mãos entre a Nicoletti, The LYCRA Company e, a Nilit”, complementa.

“É um processo único que combina duas tecnologias em um só fio, com aparência do algodão e a performance de fibras inteligentes que permitem secagem mais rápida, stretch de conforto e toque mais fresco”, descreve Silvana.

Hudson e Sensil Nikola

“Este projeto tem total alinhamento com o propósito de nossa marca SENSIL®. Trabalhando em colaboração com a LYCRA® e unindo a mais alta tecnologia de ambas as companhias, com a experiência e know-how da Nicoletti Denim, estamos trazendo novas soluções para marcas e varejistas, contribuindo com o desenvolvimento de peças que vêm de encontro às mudanças de comportamento dos consumidores e sua demanda crescente por conforto, qualidade e durabilidade superiores”, afirma Fabianne Pacini, diretora global de marketing e conteúdo na NILIT, detentora da marca de poliamida SENSIL®.

A empresa está lançando ainda a linha de brim DENIM´N COLOR com o fio LYCRA® e também no 100% algodão, tanto no Pt quanto no tinto em uma cartela de 12 cores mais comerciais. “As pessoas buscam por conforto, mas também por um colorido que perdemos nesse ano com a pandemia”, comenta Lilian.

Jolitex Denim

A têxtil lança diferentes artigos em tons uniformes e intensos. O Melody traz um ótimo custo benefício em um tecido com 1,75 metros de largura, peso de 8oz e vem no azul médio. O Apolo, também no azul médio e vem com peso de 9oz no 100% algodão.

Cetim Love, agora passa a ser Max e, vem com largura maior, de 1,63 metros, em uma gama de cores na construção cetim. Enquanto isso, o King surge no azul limpo, totalmente blue, com alto strech e power de 50 a 55%. O Texas Black é um 100% algodão e vem com excelente largura de 1,76 metros e peso de 9oz, na cor black.

Já o Dark Black ganha trama preta e vem com 1,85 metros de largura e peso de 9oz, em um tom que não amarela ou deixa aquele aspecto castanho, chegando aos cinzas mais limpos, ideal tanto para o masculino quanto para o feminino.

Apolo e Melody

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Guia JeanWear / Divulgação

Confira os principais lançamentos das tecelagens para o Inverno 2022

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *