Páscoa no e-commerce: número de pedidos aumentam 136% em 2021

Páscoa no e-commerce: número de pedidos aumentam 136% em 2021

Crescimento no consumo de chocolates e guloseimas também impactou no faturamento da Páscoa deste ano, com alta de 84%, aponta pesquisa. 

O estudo realizado pela Lett, startup especialista em Trade Marketing Digital, comprovou as expectativas de crescimento da Páscoa de 2021 no e-commerce. O estudo analisou, por meio de inteligência de dados, os nove maiores fabricantes de chocolates do Brasil, as 50 principais marcas de chocolates,12 e-commerces e 497 produtos. 

Os resultados mostram que mesmo com o desemprego em alta e a economia instável, durante o período de 23 de março a 11 de abril, a Páscoa movimentou o comércio com a venda online de mais de 600 mil produtos e obteve o faturamento de R$64,4 milhões. 

A pesquisa apontou que as empresas Nestlé, Lacta, Ferrero e Arcor tiveram os melhores resultados na Páscoa 2021 no e-commerce.A Nestlé, por exemplo, trouxe ao público um mix de pelo menos 180 produtos como opção de compra para o período.

Vendas Páscoa 2021

No que diz respeito ao faturamento, o período atingiu R$64,4 milhões, o valor representa um acréscimo de 84%, quando comparado a arrecadação do mesmo período em 2020.

No total foram analisados 497 produtos separados em três categorias: Barras de Chocolate, Bomboniere e Ovos de Páscoa.

A categoria Bomboniere teve grande adesão entre o público na Páscoa de 2021. Os produtos desta divisão são compostos por balas, chicletes, pirulitos, bombons e barras de chocolates. Entre 2020 e 2021, a categoria registrou um aumento de 306% no número de pedidos, e ainda, alta de 106% no faturamento, chegando a vender  R$15 milhões. 

Enquanto isso, a categoria Ovos de Páscoa cresceu, em número de pedidos, 100% em relação ao ano de 2020. No faturamento, o acúmulo das vendas registrou mais de R$48 milhões, obtendo alta de 78%, em relação ao ano anterior. 

Decisão de compra e ticket médio 

Quando o assunto é a compra de chocolates, o ticket médio dos produtos é um fator que influencia diretamente no comportamento do consumidor. Segundo dados apontados pelo Opinion Box, cerca de 52% dos shoppers previam um orçamento entre R$ 11,00 e R$ 30,00 para o consumo.

As marcas ouviram as  tendências do mercado. Considerando os dados das nove principais indústrias analisadas, seis das grandes marcas (Ferrero, Delicce, Hersheys, Arcor, Lacta e Nestlé) apresentaram ticket médio abaixo de R$30.

Porém, os preços médios dos Ovos de Páscoa, Barras de Chocolate e Bomboniere se alteraram bastante entre o período de 23 de março a 11 de abril. 

Na categoria de Ovos de Páscoa, no período anterior à Páscoa, de 23 a 30 de março, houve a maior alta nos preços, chegando a custar cerca de R$41,17. Em seguida, os produtos entraram em queda nos preços.

Já na categoria de Bomboniere e Barras de Chocolate, o aumento do preço médio dos produtos ocorre a partir do dia 5 de abril, ou seja, após a Páscoa.

A disponibilidade de estoque

A disponibilidade dos produtos para a compra do consumidor foi outro critério analisado pela pesquisa da Lett durante a Páscoa, que apontou que a taxa de disponibilidade média entre os fabricantes analisados foi de 61,64%.. 

Porém, quando o estudo é analisado por categoria, há algumas diferenças. Os produtos de Ovos de Páscoa, por estarem associados a uma demanda de extrema sazonalidade tiveram percentuais médios mais baixos, com cerca de 33% de disponibilidade de estoque. 

Já os produtos dos segmentos de  Barras de Chocolates e Bomboniere se mantiveram com altos índices de disponibilidade durante todo o período analisado pela pesquisa. Isso tende a acontecer porque, apesar das marcas venderem bastante esse tipo de produto na Páscoa, posteriormente elas continuam com demanda de consumo.

A busca por produtos de Páscoa na internet

Outra análise apresentada pelo estudo está relacionada à busca dos consumidores por produtos de Páscoa na internet. No ano de 2021, a busca por Barras de Chocolate foi ligeiramente maior que Bomboniere se comparada ao ano de 2020. Porém as pesquisas por itens de “Ovos de Páscoa” seguem como maioria na preferência do público, mesmo que por um período limitado.
Para conhecer o estudo completo com os principais resultados da Páscoa de 2021 no e-commerce, clique aqui.   

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