6ª Mostra Nacional de Teatro NaLona reúne mais de 250 mil pessoas

6ª Mostra Nacional de Teatro NaLona reúne mais de 250 mil pessoas

Edição de 2022 já tem data: de 18 de agosto a 03 de setembro

Espetáculo “Porco Cane: Uma visita”, foi uma das apresentações da Mostra em 2021 (Foto: Divulgação)

 A 6ª Mostra Nacional de Teatro NaLona, realizada de 9 a 24 de abril, reuniu mais de 250 mil pessoas. A programação em duas modalidades: live (ao vivo pela internet) e gravado, somou mais de 60 transmissões, chegando a 3.645 pessoas por apresentação.

Segundo a City Web e Casa de Joana, organizadores da Mostra, foram 52 espetáculos de 31 grupos ou companhias de 27 cidades. “Tivemos que adiar nossa programação por conta da pandemia e transformar apresentações presenciais na modalidade on-line em mais de 1200 horas de vídeos visualizados. Porém, nenhum imprevisto nos impediu de levar cultura para milhares de pessoas, afinal, em tempos de pandemia, ela é uma aliada para a saúde mental. Destacamos, ainda, a importância dessa cultura humanizada em um momento tão delicado no mundo, por isso, a nossa programação foi totalmente gratuita. Nesse contexto, a população passa a conhecer melhor quem são os agentes culturais e artistas da sua região, por isso, comemoramos o sucesso da Mostra”, afirma o produtor cultural Juraci Moreira. Somente no Facebook do evento, foram 15 mil pessoas acompanhando a programação.

Entre a programação adulta, recebeu destaque o monólogo Gandhi – A Ética Inspiradora, interpretado pelo ator João Signorelli. Já a programação infantil contou com diversas apresentações, entre elas a do clássico “A História da Cigarra e a Formiga”, da Cia de Teatro São Genésio, em diversos dias e horários.

Entre as oficinas e workshops, a Mostra trouxe ainda um curso rápido de iluminação cênica para teatro e dança. As apresentações contaram com um chapéu virtual, por meio de um link, para que o público pudesse colaborar com o cachê e manutenção dos grupos e coletivos teatrais.

A 7ª Edição da Mostra em 2022 já tem data marcada: de 18 de agosto a 03 de setembro, em Hortolândia. Em breve, a nova programação estará no site http://www.nalona.com.br. “Estamos confiantes que no ano que vem conseguiremos realizar apresentações presenciais, mesmo que ainda precisem ser mantidos os protocolos sanitários. Vamos reunir os melhores espetáculos para o público que nos acompanha todos esses anos”, completa Moreira.

A Mostra

A Mostra NaLona reúne em suas edições grupos do Brasil e exterior que apresentam um panorama do que se produz no universo das artes cênicas. Com trocas de experiências, debates, cursos e espetáculos, é um festival de referência. Mais de 240 espetáculos passaram por suas cinco edições anteriores, com público de mais de 40 mil expectadores. A mostra foi viabilizada por meio da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através do projeto ProAC Expresso LAB 40/2020 – Produção de Festivais. A mostra também conta com o apoio da Prefeitura de Hortolândia através da Secretaria de Cultura.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *