Programa Minha Biblioteca Distribui Dois Milhões De Livros

Programa Minha Biblioteca Distribui Dois Milhões De Livros

Iniciativa visa incentivar a leitura entre os estudantes da educação infantil e fundamental da rede municipal de ensino

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou neste mês de abril a entrega de cerca de dois milhões de livros para crianças que frequentam as unidades da rede pública de ensino, por meio do programa Minha Biblioteca.

Idealizado como um espaço destinado à promoção e democratização da leitura, o programa oferece às crianças uma alternativa simples e gratuita de acesso à Cultura.

O programa é voltado aos alunos da educação infantil e do ensino fundamental, e atualmente disponibiliza livros dos mais variados temas. A intenção é permitir que os estudantes se familiarizem cada vez mais com os livros e componham seus acervos literários pessoais.

Cada estudante recebe dois livros por ano, escolhidos de acordo com sua faixa etária, que já começaram a ser entregues pelas escolas onde estão matriculados.

Obras distribuídas

A escolha das obras distribuídas não é aleatória. Desde 2010 é aberto um edital para seleção dos livros oferecidos pelas editoras. A SME, por meio de uma comissão de avaliadores do Núcleo de Sala e Espaço de Leitura, faz uma seleção cuidadosa, a partir de critérios estabelecidos previamente. Para o próximo edital, a intenção é incluir entre os membros do comitê de avaliação representantes da sociedade civil.

Entre os títulos selecionados para serem entregues às crianças em 2021 estão “Um Buldogue Francês”, “O Muro no Meio do Livro”, “A Menina que Abraçava o Vento”, “Princesa de Coiatimbora”, “Um Dia Um Rio, Grande Circo Favela”, “Meu Amigo Lázaro”, “O Meu Coração está Sempre em Viagem”, “A Princesa que Não Queria Aprender a Ler”, “Os Reis do Parquinho”, “As Babuchas de Abu Kasem”, “O Black Power de Akin”, “Desencontros”, “O Professor Sabe Tudo e as Respostas de João Grilo”, “Sona – Contos Africanos Desenhados na Areia”, “Tantãs”, “Pantera Negra: O Jovem Príncipe”, “Pão Feito em Casa”, “Poemas para Jovens Inquietos”, “Refugiados”, “Sherlock: o Último Adeus de Sherlock Holmes” e “Zagaia”.

Fonte: www.capital.sp.gov.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *