Kimberly-Clark vai beneficiar 1 milhão de pessoas na América Latina em 2023, para melhorar acesso a água potável e saneamento básico

Kimberly-Clark vai beneficiar 1 milhão de pessoas na América Latina em 2023, para melhorar acesso a água potável e saneamento básico

Desde 2015, com o programa Banheiros Mudam Vidas, a companhia já beneficiou mais de 5 milhões de pessoas apenas na região

Com o compromisso de defender um mundo onde todos tenham acesso à água potável, a Kimberly-Clark, multinacional de produtos de higiene pessoal, tem investido na promoção do saneamento básico na América Latina, por meio do programa Banheiros Mudam Vidas. Em parceria com Plan International e Water for People, em 2023 a empresa espera beneficiar pelo menos 1 milhão de pessoas na região, com investimentos de mais de 1 milhão de dólares para melhorar e facilitar o acesso à água potável em países como Brasil, Bolívia, Peru, Guatemala, Honduras, El Salvador, Colômbia e Equador.

Estudo da Organização das Nações Unidas mostra que, globalmente, existem mais pessoas com acesso a celulares do que a banheiros. Apesar de ser a região mais rica do mundo em termos de disponibilidade de água doce por pessoa, a América
Latina ainda tem um grave problema de saneamento básico, com 89 milhões de cidadãos sem acesso a banheiro e esgoto, de acordo com a WaterData. Este cenário agrava problemas ambientais como a poluição de mananciais e lençóis freáticos, além de causar doenças
e outros diversos impactos negativos na saúde da população.

Desde 2015, a companhia mantém uma parceria com a Plan International e com a ONG Water For People, já tendo investido cerca de 5 milhões de dólares no programa Banheiros Mudam Vidas e impactado mais de 5 milhões de pessoas somente
na região. No Brasil, o programa foi lançado por meio de sua marca de papel higiênico Neve®, em 2016. Seu principal objetivo é promover o acesso a banheiros seguros, água potável e educação sobre higiene para as comunidades mais vulneráveis.
Nesse sentido, a empresa também contribui diretamente para a redução da contaminação nas bacias hidrográficas, além de apoiar as comunidades com kits de produtos e aulas de higiene, saúde e conservação nas escolas.

“Nós apostamos em iniciativas diversificadas, que funcionem a longo prazo e que fortaleçam as pequenas comunidades. Além de construção e melhorias de infraestruturas, nossa parceria com Plan International e Water for People trabalha
também para incentivar que as populações que vivem nos locais onde atuamos adotem comportamentos e práticas que contribuam com a promoção de mais saúde, higiene e sustentabilidade, a médio e longo prazo”, conta Milena Lemos, diretora de Meio Ambiente, Saúde
e Sustentabilidade para a Kimberly-Clark América Latina.

As ações do Banheiros Mudam Vidas no Brasil já contemplaram cidades de estados como Amazonas, Bahia, Maranhão, Espírito Santo e Piauí. Somente no país, o programa já impactou positivamente mais de 1.2 milhão de pessoas. A meta do
programa Banheiros Mudam Vidas é impactar 10 milhões de pessoas em nível global até 2030.

“Seguindo o nosso propósito de cuidado, continuamos comprometidos em melhorar as comunidades nas quais trabalhamos e vivemos. Para isso, nossa estratégia de sustentabilidade para a próxima década, considera entre os compromissos
melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de 1 bilhão de pessoas em comunidades vulneráveis em todo o mundo. O cuidado com o meio ambiente é um dos principais pilares deste compromisso e a companhia está focada nas áreas em que pode inovar e fazer a maior
diferença”, comenta Bruno Sparapani, gerente de marketing e sustentabilidade da Kimberly-Clark no Brasil.

Redução do consumo de água nas instalações

A Kimberly-Clark também atua para reduzir o consumo na fabricação de produtos e em suas instalações como um todo. Na América Latina, entre 2021 e 2022, o uso de água foi reduzido em 34% nas unidades da companhia na região, economia
suficiente para encher mais de 500 piscinas olímpicas.

No Peru, a multinacional investiu mais de 9 milhões de dólares na construção da estação de tratamento de água em Puente Piedra, na região de Lima. A implementação desta fábrica, que trabalha com três reatores biológicos de membrana
para filtração da água, permitiu a redução de 70% no consumo na fabricação de produtos de papel e a diminuição de 40% na utilização de água fresca nas instalações.

Outro exemplo são as iniciativas adotadas no Brasil. Na unidade de Mogi das Cruzes, onde os produtos das marcas Neve e Scott Duramax são produzidos, cerca de 80% da água utilizada da produção recircula e volta para o processo de
produção, enquanto a outra parte é tratada e retorna aos rios mais limpa do que ela chegou. A partir de 2020, a unidade de Camaçari reforçou o projeto de captação de água de chuva para utilização no sistema de jardinagem. Em comparação com 2021, a operação
reduziu o consumo de água em 15% no ano de 2022. Para implementar essas iniciativas, a Kimberly-Clark conduziu uma avaliação de triagem de água para determinar quais operações estão sob alto risco de estresse hídrico, iniciando análises de bacias hidrográficas
e estabelecendo metas. Os planos de gestão sustentável da água em nível local foram feitos inclusive com o envolvimento de ONGs parceiras e do Pacto Global Brasil.

Iniciativas semelhantes foram adotadas nas instalações da Kimberly-Clark em Santa Cruz, na Bolívia, e em Sitio del Niño, em El Salvador, onde foram realizados estudos, auditorias e processos
de sensibilização dos colaboradores para identificar questões que poderiam ser corrigidas para evitar desperdícios.

“Nosso propósito de Um melhor cuidado para um mundo melhor nos move a continuar sempre buscando diferentes medidas que contribuam para melhorar as comunidades onde atuamos. Estamos orgulhosos
de nossas conquistas e entendemos que para alcançar nossas ambiciosas metas globais de sustentabilidade e preservação da água, toda ação é importante, desde sensibilizar os colaboradores a reduzir seu consumo até construir infraestruturas inteiras para saneamento
básico”, conclui Marina Lemos.

Sobre a Kimberly-Clark

Kimberly-Clark (NYSE: KMB) e suas marcas são uma parte indispensável da vida das pessoas em mais de 175 países. Movidos pela inovação, criatividade e pela compreensão das
necessidades mais essenciais das pessoas, somos comprometidos com o nosso propósito de “Um melhor cuidado para um mundo melhor”. Nosso portfólio de marcas, que, no Brasil, inclui Huggies, Kleenex, Scott, Intimus, Neve, Plenitud e WypAll, mantém o primeiro
ou o segundo lugar em vendas em aproximadamente 80 países. Nós utilizamos práticas sustentáveis para contribuir para um planeta mais saudável, construir comunidades fortes e garantir que nossos negócios prosperem nas próximas décadas. Para acompanhar nossas
últimas notícias e saber mais sobre a história de 150 anos de inovação de nossa companhia, visite kimberly-clark.com. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *