Festival de Luz apresenta Lenine, Musical “Um Cisco – A Vida de Chico Xavier” e outras atrações neste final de semana

Festival de Luz apresenta Lenine, Musical “Um Cisco – A Vida de Chico Xavier” e outras atrações neste final de semana

Praça da Estação, em Pedro Leopoldo, recebe intensa programação cultural  de 31 de março a 02 de abril, com shows, teatro musical, Circuito Gastronômico e a entrega da Comenda Chico Xavier

A cidade de Pedro Leopoldo (MG), na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vai respirar cultura neste final de semana. O Festival de Luz, que chega à sua quinta edição, após um hiato de três anos por causa da pandemia, vai ocupar a Praça da Estação (Rua Dr. Rocha, s/n, Centro), de 31 de março a 02 de abril. Neste ano, o tema é “Felicidade” e a programação gratuita promete alegrar todos os presentes. Estão confirmados os shows de Lenine, com seu filho Bruno Giorgi, além da Orquestra Sinfônica Cachoeira Grande e da Banda The Souldiers – Elvis Presley. Os musicais Rei Leão, Os Saltimbancos e Um Cisco – A Vida de Chico Xavier também integram as atividades do evento, que realiza também o Circuito Gastronômico.

O Festival de Luz, que tem como objetivo preservar a vida e obra do pedroleopoldense Chico Xavier, é viabilizado pela Prefeitura de Pedro Leopoldo e promovido pela Fundação Cultural Chico Xavier, com o patrocínio da Suprema, Blink, Yogamers do Bem e MGS. A iniciativa vai receber os moradores do município e visitantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Para a prefeita de Pedro Leopoldo, Eloisa Helena, o Festival de Luz, é um orgulho para o executivo municipal ajudar a viabilizar a iniciativa. “Apoiar a cultura, o turismo e o entretenimento sempre foi foco da nossa gestão, porque temos total ciência de que isso traz, acima de tudo, conhecimento. E contribuir para a realização do Festival de Luz nos orgulha muito, pois sabemos da qualidade do evento, de como ele atrai pessoas de várias cidades, proporciona alegria e, ainda, faz a economia local girar, trazendo renda para nossa gente e para nossa cidade. Este é um investimento que agrega e que valoriza nosso município, nossa gastronomia, nossos comerciantes, empresários e nossa história. Promover esta bonita festa para nossos moradores é uma alegria”, diz.

O presidente da Fundação Cultural Chico Xavier, Jhon Harley, compartilha do mesmo sentimento da prefeita. Ele destaca que o evento movimentará a economia e o turismo da cidade. “O Festival de Luz valoriza a figura e os valores de Chico Xavier, esse pedroleopoldense que é um cidadão do mundo. Nesta quinta edição, trazemos o tema ‘Felicidade’, cujo caminho encontramos nos exemplos de tolerância, amor, respeito às diferenças, gentileza, ética e generosidade dados por Chico. Além disso, atrai visitantes para o município, já que acaba movimentando toda a cadeia de comércio e serviços. O festival ainda valoriza os sabores do estado de Minas Gerais, com o Circuito Gastronômico”, comenta.

3Programação do Festival de Luz

31 de março – sexta

A partir das 18h: Circuito Gastronômico

A partir das 19h: Comenda Chico Xavier

A partir das 20h: Musical – Um Cisco: A vida de Chico Xavier

Local: Praça da Estação

01 de abril – sábado

A partir das 10h: Teatro Musical Os Saltimbancos

Local: Associação Cantinho de Luz (Rua Pergentino Souza Santos 187 – Bairro Theotônio Batista de Freitas)

A partir das 15h: Circuito Gastronômico

A partir das 18h: Musical – Rei Leão

A partir das 21h: Lenine – Show da turnê Rizoma com o seu filho Bruno Giorgi

Local: Praça da Estação

02 de abril – domingo

A partir das 11h: Piquenique Literário e Circuito Gastronômico

A partir das 12h: Orquestra Sinfônica Cachoeira Grande

A partir das 15h: Banda The Souldiers Elvis Tribute

Local: Praça da Estação

Circuito Gastronômico

O Festival de Luz promove o Circuito Gastronômico, que tem o objetivo de fomentar a culinária da região. A iniciativa volta em 2023 com receitas especiais em nove restaurantes, que obrigatoriamente devem apresentar um prato com o ingrediente de preferência do homenageado, o escritor pedroleopoldense José Issa Filho, um apreciador da costela bovina.

Até o dia 02 de abril, todos os estabelecimentos terão em seus cardápios as iguarias criadas para o Circuito Gastronômico. Além disso, durante a festa, de 31 de março a 02 de abril, a Praça da Estação de Pedro Leopoldo vai receber stands que levarão os seguintes pratos ao evento: Risoto de Costela, Pizza de Costela ao vinho com catupiry, Croquete de Costela com molho de abacaxi e pimenta, Macarrão ao Molho de Costela Bovina, Girassol Mineiro, O Contador de Histórias, Costela Burguer, Costela na Lasanha e Pão de Queijo com Costela.  

Sobre o homenageado José Issa Filho

Nascido em 1923, José Issa Filho formou-se em Odontologia pela UFMG e era professor concursado na disciplina de Moral e Cívica. Um dos grandes legados deixados por Issa, além de sua linda família, são os livros. O conjunto de sua obra totaliza 15 obras, dentre as mais famosas estão: Coisas do Reino de Pedro Leopoldo, Rua de São Sebastião, Um curto e infeliz Amor na Lapa, e o Mascate Elias.

Chico Xavier

O pedroleopoldense Chico Xavier dedicou sua vida aos necessitados consagrando-se como um dos mais importantes religiosos do Brasil e do Mundo. Em 1981 foi agraciado em Minas Gerais com a “Medalha da Inconfidência”. No mesmo ano, seu nome foi indicado ao “Prêmio Nobel da Paz”. Em 1995, a Câmara Municipal de Pedro Leopoldo instituiu a “Medalha Chico Xavier”. Em 1999, o governo do Estado de Minas Gerais criou a “Comenda da Paz Chico Xavier”. Em 2000, através da Rede Globo Minas e da Telemar, foi eleito o “Mineiro do Século”. E em 2012, através do SBT em parceria com a BBC de Londres, recebeu o título de “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”, ambos por votação popular. Em 2021, o seu nome foi incluído no “Livro dos heróis e heroínas do Brasil”, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.

Serviço

Festival de Luz de Pedro Leopoldo

Local: Praça da Estação – Rua Dr. Rocha, s/n, Centro – Pedro Leopoldo (MG)

Data: 31 de março a 02 de abril – sexta a domingo

Promoção: Fundação Cultural Chico Xavier

Apresentação: Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo

Patrocínio: Suprema, Blink, Yogamers do Bem e MGS

Mais informações pelo Instagram: @festivaldeluzoficial

Entrada franca

Classificação livre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *