Mês do empreendedor: Quais os desafios para abrir o seu negócio?

Mês do empreendedor: Quais os desafios para abrir o seu negócio?

De acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae, o Brasil tem hoje 43 milhões de empreendedores

Para ser um bom empreendedor é necessário investir em boas ferramentas e métodos de gestão empresarial. Não é uma tarefa simples que garante lucros de primeira, mas é preciso encarar e vencer os próprios medos e desafios para alavancar as vendas. Neste mês de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Microempresa, também conhecida como Dia do Empreendedor. A data é lembrada para valorizar a Microempresa e quem está começando neste novo desafio. 

O Brasil tem hoje 43 milhões de empreendedores, de acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae, No ano de 2021, foram mais de 3,9 milhões de empreendimentos realizados. Para André Minucci, Mentor de Empresários, o empreendedorismo continua crescendo no Brasil. “Nos últimos anos, a pandemia se tornou uma saída e estimulou um novo caminho e oportunidade para muitas pessoas”, comenta. Para quem está iniciado no mundo de negócios, muitas são as dúvidas. “Primeiramente, é necessário entender da gestão do seu negócio, como funciona o fluxo de caixa, liderança, além de saber como divulgar o próprio produto”, diz André.

Falta de conhecimento

Para o especialista, a maior dificuldade de quem está começando a empreender é a falta de conhecimento, o empreendedor deve aprender o máximo que puder. É fácil empreender? O que vender? Vou ganhar mais dinheiro? São perguntas recorrentes na rotina. “Se estiver começando a empreender, faça uma autoavaliação e identifique os pontos que você tem menos conhecimento. Em seguida, vá em busca de uma mentoria empresarial, pois somente assim o seu negócio realmente vai decolar”, comenta o especialista.

Invista em livros que fale sobre como fazer uma gestão profissional”. Além disso, André garante que é preciso conhecimento de algumas áreas, como:

Entender sobre gestão de negócio;

Ser um bom líder, expirar pessoas, dar feedbacks;

Contratar as pessoas certas;

Entender de verdade sobre área comercial;

Ter um marketing profissional (essencial para as empresas)

Gerir finanças

Misturar as finanças da empresa com as finanças pessoais é um dos erros mais comuns de quem começa a empreender. E como fazer? O ideal é ter uma conta separada e utilizá-la somente para o seu empreendimento. Dessa forma, fica mais fácil de acompanhar a saúde financeira do negócio. Para o especialista, é importante que você tenha um sistema para gerir todas as receitas e despesas, fluxo de caixa, orçamento para os próximos meses e ter um controle de estoque.

Constante atualização

Não é porque o empreendedor está conseguindo novos clientes que ele deve parar as atualizações no mercado de trabalho. “Continue se especializando na sua área, fazendo networking, pois além de ser essencial para a sua empresa, favorece o crescimento”, reforça André.

 Não divulgar de forma correta o seu negócio

Tornar a empresa conhecida pode ser uma tarefa difícil, mas é necessário entender que o marketing se tornou uma habilidade necessária. “Traz credibilidade para a sua empresa, tem a possibilidade de interagir com o público, além de gerar conexões”.

“Os desafios são comuns, mas é importante trabalhar em equipe, oferecer ajuda e trocar informações, assim sua empresa terá muitos ganhos”, finaliza Minucci.

Para mais informações acesse o site: minuccirp.com.br. Confira nossas redes sociais: Facebook e Instagram: @minuccirp e @andreminucci

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *