Conheça os três ganhadores do 1º Concurso de Crônicas do Museu do Futebol

Conheça os três ganhadores do 1º Concurso de Crônicas do Museu do Futebol

Vencedores recebem prêmio em dinheiro e têm seus trabalhos publicados no site do Museu do Futebol. Primeiro lugar também será publicada no site e edição impressa da Revista Placar.

Foi subvertendo a máxima “time de futebol é para a vida toda” que a crônica escrita por Kíssila Muzy de Souza Mello (RJ) conquistou o primeiro lugar no 1º Concurso de Crônicas do Museu do Futebol, de São Paulo. Na história bem-humorada, a personagem central é uma torcedora que troca de clube do coração ao menos três vezes ao longo da vida – devotando um amor absolutamente sincero a cada um deles – até terminar (será?) torcedora do Botafogo. Além de receber o prêmio em dinheiro no valor de R$ 2.000, Kíssila terá a crônica Um time para cada eu será publicada também nas edições impressa e on-line da Revista Placar, parceira do Museu do Futebol no concurso.

Em segundo lugar ficou Matheus Rafare Dias (RJ) com a crônica Um ilustre torcedor. Seu personagem mora em situação precária na periferia do Rio de Janeiro e vivencia o nervosismo de um dia de jogo do Flamengo não assistindo à partida, apenas tentando adivinhar o que acontece pelos sons na rua. Durante o jogo, ele imagina a festa que fará nos bares caso o time vença o jogo.

Já a terceira colocada foi Stephanie Calazans (SP) com uma história sensível da relação de uma personagem que originalmente não se interessava por futebol, mas que se conecta com o pai e com a memória de seu irmão recém-falecido ao vivenciar a experiência de estar no meio de uma torcida em dia de estádio lotado – o título é Gostaria de tê-lo aqui. O segundo e a terceira colocadas receberão, respectivamente, prêmios de R$ 1.500 e R$ 1.000. 

O júri teve três participantes: a colunista e cronista Milly Lacombe; o editor da Revista Placar, Fábio Altman; e a assessora de comunicação do Museu do Futebol, Renata Beltrão, que decidiram conceder menção honrosa a Luciano Dias (RJ), com a crônica Torcedor por adoção. Na sua história, um homem adota um menino de 8 anos e fica na expectativa de que seu filho torça pelo mesmo time que o seu, o Fluminense. A história acaba sendo uma alegoria sobre o amor incondicional e a liberdade de escolha.

Os quatro textos já estão publicados no site do Museu do Futebol.  

O 1º Concurso de Crônicas do Museu do Futebol teve Torcida como tema central e superou as expectativas da instituição: foram recebidas 444 inscrições, de todos os estados brasileiros, com abordagens as mais variadas. A experiência de assistir partidas decisivas, o amor pelo clube do coração, as rivalidades locais, causos de arquibancada, a perspectiva de mulheres e torcedores LGBTQIA+ e críticas à violência relacionada ao futebol foram alguns dos temas recorrentes.

A proposta é realizar uma nova edição do concurso no ano que vem.

SERVIÇO

Museu do Futebol   
Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo 
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h) 
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h) 
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) 
Crianças até 7 anos não pagam 
Grátis às terças-feiras 
Garanta o ingresso pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/67330
Estacionamento com Zona Azul Especial – R$ 5,75 por três horas 

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.


PATROCÍNIOS E PARCERIAS

A Temporada 2022 do Museu do Futebol tem patrocínio máster da Goodyear. Os patrocinadores são: EMS Farmacêutica, Movida Aluguel de Carros e Grupo Eurofarma. Tem como apoiadores: Evonik Brasil, Syngenta, Yamaha e Lojas Torra; e como empresas parceiras: Banco Safra, Eaton, Perfetti Van Melle Brasil e Grupo Zanchetta. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *