Agora é oficial! Brasileiros vão precisar de visto físico para visitar o México a partir deste mês

Agora é oficial! Brasileiros vão precisar de visto físico para visitar o México a partir deste mês

O governo do México publicou hoje o decreto determinando a volta da exigência de visto físico para turistas brasileiros a partir de 18 de agosto. A medida visa frear a entrada de visitantes que chegam ao país e depois tentam imigrar ilegalmente para os Estados Unidos. Ela só será válida, por exemplo, para quem não tiver o visto americano ou canadense.

Além da burocracia, o visto mexicano terá um custo de US$ 48 dólares (pouco mais de R$ 250 no câmbio atual), o que deve encarecer as viagens para o país.

Vale lembrar que há algumas semanas o Sistema de Autorização Eletrônica mexicano vem sofrendo instabilidade e muita gente não estava conseguindo tirar o visto eletrônico.

Durante alguns anos turistas brasileiros não precisaram de nenhuma autorização para entrar no México. Desde o fim de 2021, passou a ser requerida a autorização eletrônica de viagem para quem não tivesse o visto americano ou canadense. E, agora, a exigência vai ficar mais rígida.

Confira o decreto publicado no Diário Oficial do México.

Para ajudar nossos leitores, o MD fez um passo a passo para você tirar o visto mexicano.

Quem vai precisar do visto físico para viajar para o México?

Conforme divulgado pela Embaixada do México no Brasil, serão dispensados do visto físico para o México:

  • Aqueles que possuem visto de turismo vigente do Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Irlanda do Norte ou qualquer país do Espaço Schengen;
  • Residentes permanentes no Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Irlanda do Norte, um dos países do espaço Schengen, da União Europeia ou da Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, México e Peru).

Os turistas brasileiros que não se encaixam nas condições acima vão precisar do visto físico a partir de 18 de agosto de 2022.

https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FConsulmexSP%2Fposts%2Fpfbid0j6GsC8Rn7CoMu6yPKxXh7qKbkeFGkY7twkpnEA6pByFRZ1UHcsRravGUCwdK8fdql&show_text=true&width=500

Problemas para agendar o visto mexicano

Após o anúncio da exigência do visto, na manhã desta quarta-feira, muitas pessoas têm relatado não conseguir fazer o agendamento do visto mexicano.

Leitores do Melhores Destinos, por exemplo, mencionaram não conseguir avançar com o procedimento para a segunda etapa. Por isso, nós pedimos um retorno da Embaixada e dos consulados do México no Brasil e aguardamos retorno para tentar ajudar os viajantes.

Infelizmente, neste momento, a única possibilidade é seguir tentando o agendamento do visto.

A minha colega Mari Kateivas também tentou o procedimento várias vezes e não conseguiu. Depois de insistir muito, finalmente conseguiu chegar até a etapa do agendamento. Mas não há uma explicação clara sobre o que deve ser ou não feito para conseguir o horário da entrevista.

O Consulado do México em São Paulo recomenda que ninguém compre passagens aéreas ou qualquer serviço turístico no país antes de ter o visto físico no passaporte.

Medida contra a imigração ilegal

O retorno do visto físico é um jeito que o governo mexicano encontrou de tentar parar a imigração ilegal para os Estados Unidos. De acordo com dados oficiais, o Brasil é o 7º país com mais pessoas que tentam atravessar as fronteiras ilegalmente.

“A medida não proíbe a entrada de brasileiros como visitantes sem permissão para realizar atividades não remuneradas, mas agora eles terão que buscar o visto no consulado mexicano, como fazem atualmente os brasileiros que pretendem entrar por terra ou mar”, afirmou o governo mexicano.

É mais um obstáculo para os turistas visitarem destinos como CancúnPlaya Del CarmenCidade do México e Riviera Nayarit.

Fonte: Melhores Destinos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *