Obras De Arte Dão Alma Aos Ambientes Da CASACOR SP 2022

Obras De Arte Dão Alma Aos Ambientes Da CASACOR SP 2022

Conectado ao tema “Infinito Particular”, a 35ª edição da CASACOR São Paulo 2022 traz para os visitantes algumas das principais tendências e inspirações do novo morar. Ao longo da mostra, esculturas, gravuras, fotografias e tapeçarias desfilam pelos ambientes enriquecendo a produção com cultura e arte. Além disso, elas carregam ideias, emoções e intenções de quem as compôs. E, claro, selecionamos algumas delas para você. Confira abaixo!

No “Restaurante Tropical”, projeto de Gustavo Paschoalim e Frederico Cançado, o ambiente foi desenvolvido a partir dos traços delimitados para o jardim, com referências da junção de um marco arquitetônico de David Libeskind, com curvas orgânicas inspiradas em Burle marx. Na parte externa, o público se depara com a Bailarina da Natureza, escultura que constrói o imaginário como uma coreografa intuitiva da natureza, de Bia Doria. O espaço ainda conta com obras dos renomados artistas como Manoel Vitor, Dani Tranchesi e Túnica Barbosa.

Já no Living “Ilha de Conforto-Golden Hour, quadros do artista Melo Bastos, faz com que o expectador tenha uma imersão natural na obra. O espaço é assinado pela designer de interiores Elaine Vilela e aposta nas cores e obras de artes para promover bem-estar físico, mental e espiritual, a harmonia, o equilíbrio e o conforto.

No “Café Modernista”, ambiente que recebe a Dona Deôla, a arquiteta Priscila Cox teve como ponto principal de inspiração a própria arquitetura modernista do Conjunto Nacional. Assim, muito mais do que um restaurante, o local foi pensado para que os visitantes se sentissem atraídos a ficar e contemplar a união da arquitetura, design e gastronomia. Para criar essa atmosfera com grande influência do estilo Bauhaus e suas cores primárias, a profissional escolheu quadros de Felipe Yung, do artista plástico baiano Goca Moreno e da Elipê Tapeçaria, além de desenhos do arquiteto José Ricardo Basiches. Também ganham destaque a poltrona Moeda, assinada por Zanini de Zanine, que possui o mesmo desenho “moeda” do guarda-corpo do Conjunto Nacional e a cadeira Baru, do designer Wilson Romão.

Em 120 metros quadrados, a Todos Arquitetura criou uma casa cheia de significado – Eté significa verdadeiro em tupi-guarani – com área social ampla e integrada, cozinha, jantar, pequeno escritório e varanda, além de uma suíte completa. Para criar suas obras, os artistas baseiam-se nos seus hábitos, crenças, folclore e na cultura do lugar onde vivem e transferem para suas obras os seus sentimentos e dificuldades. A escolha das obras de arte, feita pela curadora Beta Germano, segue o fio condutor dessa brasilidade e traz para o espaço uma seleção de talentos da cena atual: Wallace Pato – Pintor autodidata, narra histórias dos subúrbios brasileiros: festividades, a crianças nas ruas, as cenas carnavalescas, as refeições e até os funerais. A pintura escolhida para a CASACOR faz referência direta ao Heitor dos Prazeres – um dos pioneiros na composição dos sambas, o músico também pintor participou da fundação das primeiras escolas de samba do Brasil. Nomes como Élle de Bernardini, Thiago Rocha Pitta, Maria Lira, Tiago Mestre, Davi de Jesus Nascimento e Jacques Douchez também estão presentes nos ambientes da Casa Eté Duratex, preenchendo as paredes com representatividade e força além de resgatar e reconstruir narrativas esquecidas, apagadas ou silenciadas.

A paisagista Monica Costa teve a missão de criar um jardim que liga, através de alamedas, os seis livings especiais que homenageiam profissionais consagrados na história dos 35 anos de CASACOR. O Jardim dos Guaimbés ainda conta com 600 m2 entre alamedas que ocupam o mezanino do icônico Conjunto Nacional em plena Avenida Paulista, onde a mostra acontece pela primeira vez. Além de contemplativo, o jardim é um espaço para um respiro na maratona de visitação, por isso, Monica utilizou um banco de Jequitibá, de Erik Bonissato, como um porto convidativo ao descanso. Elementos decorativos, como a escultura de toy art chamada Munny, criação do Estúdio PbArts de Lucas Bueno e Rafa Pippa, ganha iluminação exclusiva direcionada.

Serviço – CASACOR São Paulo 2022

Onde: Conjunto Nacional, Av. Paulista, 2073.

Quando: até 11 de setembro de 2022

Horário de funcionamento:

Terça a Domingo das 12h às 22h

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *