Aeroporto Internacional de Guarulhos terá terminal exclusivo para ricos

Aeroporto Internacional de Guarulhos terá terminal exclusivo para ricos

A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), recebeu nesta semana a autorização da Secretaria Nacional de Aviação Civil para firmar um contrato com investidores árabes e canadenses, por meio do grupo Jetex, para construir um terminal exclusivo para passageiros de alta renda. As informações são do O Globo.

O novo terminal será destinado a passageiros de jatos executivos e primeira classe de voos regulares de longa duração.

O grupo Jetex pretende investir na estrutura US$ 80,6 milhões (equivalente a R$ 415 milhões), que será construída em uma área entre o atual terminal 3 e os hangares da American Airlines e da Latam Brasil.

O terminal deverá ser o principal concorrente do São Paulo Catarina, aeroporto internacional privado da JHSF que atende pessoas com alta renda.

Contudo, o Aeroporto Internacional de Guarulhos tem a localização a seu favor, que tem uma distância menor da capital paulista do que o seu concorrente.

“Não será apenas uma sala VIP, é um terminal inteiro. Isso já existe em outros aeroportos do mundo, mas em nenhum da América Latina. Além disso, o de Guarulhos será o maior do mundo, com 4 mil metros quadrados de área construída em uma área de 5 mil metros quadrados”, disse Ronei Glanzmann, secretário de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura.

Aval do governo federal

O projeto precisou receber o aval do governo federal, já que prevê um contrato de 40 anos da concessionária com os operadores do terminal. Vale frisar que a concessão de Guarulhos vence em 10 anos.

A Agência Nacional de Aviação Civil disse que deu o parecer favorável ao projeto.

“Ouvimos as áreas técnicas e jurídicas (do ministério) e demos a autorização. Agora, a concessionária precisa do licenciamento ambiental e de iniciar as obras. Os investidores dizem que o prazo é de um ano e meio a dois anos para que o terminal entre em operação”, explicou Glanzmann.

Uma das condições do aval foi que a operadora não poderia realizar pagamentos antecipados à GRU Airport, no intuito de evitar que uma eventual nova concessionária de Guarulhos arcasse com o ônus da operação sem ser remunerada.

Outro ponto é que o novo terminal vai oferecer um serviço para buscar o passageiro na porta de seu hotel ou casa. Também terá postos exclusivos da Polícia Federal, Anvisa e Receita.

“É uma operação door-to-door (porta a porta), com carro de luxo e segurança direto para o terminal, sem contato com o resto do aeroporto. Já existe esse serviço em Dubai e Londres”, disse Glanzamann.

A GRU Airport não forneceu muitos detalhes sobre o terminal. Apenas relatou por meio de nota que “agora o projeto entrará em fase de implantação”.

Fonte: Isto é Dinheiro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *