Caraguatatuba sedia Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes na próxima semana

Caraguatatuba sedia Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes na próxima semana

Prefeituras compartilham ações de transformação digital dos serviços públicos

Caraguatatuba  sedia na próxima quinta-feira (23) o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Vale do Paraíba e Litoral Paulista, encontro que irá reunir prefeitos, gestores e servidores para tratar de soluções que visam tornar as localidades mais conectadas e eficientes no atendimento à população. Representantes de mais 30 municípios já estão inscritos para o evento que será realizado no Teatro Mário Covas, por meio de uma parceria entre a Rede Cidade Digital (RCD) e Prefeitura de Caraguatatuba.

“Seja cidade digital, conectada ou inteligente, o importante quando falamos de tecnologia no setor público é a melhoria na qualidade de vida das pessoas”, ressalta o diretor da RCD, José Marinho, destacando que o objetivo do evento é facilitar a troca de experiências e acesso a soluções de mercado disponíveis.

Entre os convidados, o Fórum tem presença confirmada do prefeito de Taubaté, José Antonio Saud Junior, do secretário de Planejamento e Inovação de Santos, Fábio Ferraz, e dos gestores da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Ernando Martos Junior e José Dias Junior. 

As ações de São José dos Campos, a primeira cidade inteligente brasileira com certificação ISO, também serão apresentadas pela supervisora na Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico de SJC, Ghislaine Virgínia Fonseca.  “Para Caraguatatuba, é muito importante receber o Fórum Cidades Digitais e Inteligentes. Desde a minha primeira gestão temos investido em tecnologia a serviço da população. A integração dos serviços, acessos a documentos da administração pública, troca da iluminação pública por lâmpadas de LED, muito mais econômica e que também possibilitam integração com outros sistemas, já são uma realidade e logo nossa cidade será totalmente digital”, ressaltou o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior.

5G no Vale do Paraíba e Litoral – O evento traz também como destaque como as Prefeituras devem se preparar para a chegada do 5G, tecnologia que irá facilitar o surgimento das cidades inteligentes, conforme destaca o gerente de Projetos da Secretária de Telecomunicações (SETEL) do Ministério das Comunicações, Hélio Maurício Miranda da Fonseca.

Segundo ele, as cidades que desejam sair na frente para receber os investimentos, cuja previsão para início é setembro deste ano, precisam se adequar à Lei Geral das Antenas, fator que ainda está longe do desejado, conforme observa Fonseca. “Para que isso aconteça, sem dúvida, o país vai precisar de uma dinâmica muito mais fluida no processo de licenciamento das estações terrestres de telefonia móvel. Mesmo após o início da vigência da lei das antenas, os prestadores de serviços de telecomunicações ainda têm encontrado dificuldades no processo de obtenção de autorização para a instalação de infraestrutura de rede”.

Os compromissos estabelecidos no edital do 5G contemplam melhorias na conectividade do país, entre elas cobertura de rodovias federais, ampliação do sinal 4G para localidades e atendimento a escolas públicas, por exemplo.

Um dos fatores importantes do 5G, argumenta o gerente, é que a nova tecnologia poderá contribuir com uma maior eficiência das administrações municipais, pois permitirá a integração de diversos serviços públicos como trânsito, iluminação pública e segurança. “O 5G vai ser determinante para se ter sincronismo de aplicações em tempo real. O 5G sem dúvida é disruptivo”, observa Fonseca.

As inscrições para o Fórum de Cidades Digitais de Inteligentes do Vale do Paraíba e Litoral Paulista são gratuitas para servidores públicos, representantes de entidades e universidades e devem ser feitas pelo http://sympla.com.br/rcd.
O evento tem o patrocínio ouro da 1Doc, Binário Cloud, OM30, Perfilcomp e Sonner; e patrocínio prata do Aprova Digital, Evolution Tecnologia Funerária, Gove e No Paper.

Serviço:
Fórum de Cidades Digitais de Inteligentes do Vale do Paraíba e Litoral Paulista

23 de Junho – Caraguatatuba
Local: Teatro Mário Covas
Inscrições gratuitas para servidores públicos: http://sympla.com.br/rcd

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *