Balneário Camboriú, que teve que aumentar areia da praia por causa de sombra, anuncia prédio de 154 andares

Balneário Camboriú, que teve que aumentar areia da praia por causa de sombra, anuncia prédio de 154 andares

A prefeitura de Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, deu parecer favorável à construção na cidade da Triumph Tower, um imenso edifício de 154 andares e 509 metros que se tornará o maior prédio do América Latina e o mais alto edifício residencial do mundo.

A aprovação parcial surge meses depois da mesma prefeitura realizar, em dezembro do ano passado, uma grande obra para ampliar a faixa de areia na orla para devolver o Sol à praia e driblar a sombra imposta pelos edifícios construídos à beira-mar: a previsão do novo projeto, porém, é erguer a nova e gigantesca torre na orla da Praia Central.

EDIT_Triumph_Tower_1

© Vitor PaivaEDIT_Triumph_Tower_1

O edifício será uma parceria entre a FG Empreendimentos e a Havan, e terá uma área total construída de 134.036,21 m². O plano diretor de Balneário Camboriú não determina limites de altura para a construção de edifícios na Avenida Atlântica, por exemplo, endereço da maioria dos arranha-céus do município.

O maior edifício do Brasil, chamado Infinity Coast, com 66 andares e 234 metros de altura, fica na cidade, e também foi construído pela FG. Antes da Triumph Tower ficar pronta, porém, um novo recordista será erguido ainda este ano na cidade: com 81 andares e 281 metros de altura, o edifício Yachthouse se tornará, ao menos por um período, o maior edifício do Brasil.

O projeto agora se encontra sob análise da Secretaria Municipal de Planejamento e, com o projeto arquitetônico aprovado e a deliberação do Conselho da Cidade, o alvará de construção poderá ser pedido pela construtora. Para ser construído, o projeto precisa conseguir o Termo de Aprovação da Secretaria de Planejamento e Gestão Orçamentária, e a aprovação do Conselho da Cidade e de licença do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

O projeto aguardava aprovação desde novembro do ano passado, e o parecer favorável da prefeitura foi emitido pela Comissão Especial de Análise de Estudo de Impacto de Vizinhança (CEIV), órgão que avalia os projetos antes de chegarem ao Conselho da Cidade.

EDIT_Triumph_Tower_2

© Vitor PaivaEDIT_Triumph_Tower_2

A falta de limites de altura determinado no plano diretor da cidade é motivo de críticas constantes sobre o desenvolvimento urbano desenfreado em Balneário Camboriú – segundo a prefeitura, apesar do parecer favorável, o projeto ainda está em análise, e a construtora também informou que pendências e detalhes podem ser alterados até a construção.

A própria altura do edifício poderá ser redefinida. Segundo a construtora, ainda não há data para o início da construção da Triumph Tower na cidade catarinense, que inicialmente terá 230 apartamentos e 840 vagas de garagem. Se for construída com a altura informada, o prédio será um dos 10 maiores do mundo.

Fonte: Hypeness

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *