Mulheres têm grande contribuição no setor de Tecnologia e Inovação da Suzano

Mulheres têm grande contribuição no setor de Tecnologia e Inovação da Suzano

A gerência de Propriedade Intelectual e Gestão da Inovação é um dos exemplos desse avanço e já conta com 80% de profissionais do sexo feminino, sendo três coordenadoras

Atualmente, as mulheres têm exercido atividades profissionais em áreas em que não atuavam. O setor de Tecnologia e Inovação é um exemplo de que a igualdade de gênero está cada vez mais próxima. Na Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, já é perceptível o crescimento do público feminino que está atuando nesse segmento.

A Suzano acredita e atua fortemente para promover a diversidade na empresa,proporcionando um ambiente de trabalho inclusivo para Pessoas com Deficiência (PCDs) e de diferentes identidades de gênero, orientações sexuais, etnias e gerações. Isso possibilita um ambiente onde os colaboradores se sintam mais envolvidos, a criatividade e as contribuições proliferam e, ao mesmo tempo, as taxas de atratividade e retenção de novos talentos aumentam.

A colaboradora Eva Mari Domingos da Silva, que atua na Suzano há mais de 20 anos, é uma dessas mulheres que fazem a diferença em uma área antes vislumbrada apenas por homens. No setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Eva contribui para os avanços tecnológicos da Suzano, atuando na área de Propriedade Intelectual e Gestão da Inovação, e é responsável, entre outras atividades, por elaborar relatórios que mapeiam o status de uma tecnologia para o início dos projetos de pesquisa das áreas Industrial e Florestal.

Eva Mari conta com orgulho que hoje atua no setor que desejou desde a época da faculdade. “Me sinto muito realizada profissionalmente atuando em um segmento que ainda é dominado por homens. Já são mais de 20 anos contribuindo para os avanços tecnológicos da Suzano, sem nunca ter sofrido qualquer discriminação por ser mulher”, diz Eva Mari.

Durante todo esse ciclo na empresa, Eva Mari relata a sua percepção do crescimento de mulheres no setor de Tecnologia e Inovação da Suzano. “A área de suporte à pesquisa, onde atuo, já se destaca pelo número de mulheres, inclusive em cargos de liderança. O número de profissionais em outras funções, como pesquisadoras e analistas, tem aumentado em paralelo com a maturidade sobre o tema”, finaliza ela.

Plural – Diversidade e Inclusão

Para a Suzano, cada pessoa possui um mundo de possibilidades e um time diverso amplia a capacidade da empresa de compreender e responder a cada demanda do mercado e da sociedade.

O Programa Plural, movimento interno que surgiu de forma orgânica e voluntária na Suzano em 2016, tem como objetivo valorizar a diversidade e incentivar a inclusão na companhia. O programa foi institucionalizado em 2019 e tem estreita relação com o ambiente diverso e inclusivo que desejamos construir em nossas operações. O tema diversidade, inclusive, também faz parte dos nossos Direcionadores de Cultura.

Saiba mais em: www.suzano.com.br/plural

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *