6 Produtos De Beleza Que Estão Detonando A Sua Pele E Você Nem Imagina

6 Produtos De Beleza Que Estão Detonando A Sua Pele E Você Nem Imagina

Muitas vezes, a raiz do problema na cútis está no uso exagerado ou equivocado de produtos de beauté. Veja a recomendação de especialistas

O segredo para uma pele saudável e viçosa vai além de cremes caros e uma rotina elaborada de skincare. Além de muita hidratação, estar sempre atento aos produtos que você usa na face pode fazer toda a diferença no caminho rumo a uma cútis com aspecto fresco e brilhante

Para ostentar uma pele maravilhosa, especialistas alertam sobre seis produtos de beleza — desde a maquiagem até a depilação — que podem estar sabotando sua rotina de cuidados. Aprenda a usá-los com segurança, para fazer as pazes de vez seus poros:

Mulher - pele - limpeza

Especialistas também aconselham a esfoliação semanal, mas a prática exige cuidadosImage Source/Getty Images

Sabonete pele

A rotina de skincare requer algumas atenções, a começar pela limpeza da peleSvetikd/Getty Images

Produtos de uso tópico também complementam a rotina de cuidadosGetty Images

Mulher - pele - limpeza

Especialistas também aconselham a esfoliação semanal, mas a prática exige cuidadosImage Source/Getty Images

Sabonete pele

A rotina de skincare requer algumas atenções, a começar pela limpeza da peleSvetikd/Getty Images1

Rímel à prova d’água

Cílios longos e bem pigmentados por mais tempo, longe de manchas e do risco de borrões. É o que prometem as máscaras com efeito à prova d’água. No entanto, especialistas alertam sobre os perigos de incluir um material tão “firme” à região dos olhos, a área mais sensível da face.PUBLICIDADE

O produto traz uma série de preocupações. O esforço para retirá-lo depende de movimentos fortes no rosto, o que pode fazer mal para a pele. Além disso, na hora da remoção, você pode acabar arrancando ou quebrando alguns fios.PUBLICIDADE

“Se a maquiagem dos olhos não for totalmente removida, é possível que o restante do produto entre em nossos minúsculos folículos capilares e cause infecções nos olhos e, em alguns casos, os cílios podem cair”, alertou a especialista em cuidados com a pele Kirsti Shuba, em entrevista ao Daily Mail.

Creme depilatório

Composto por um conjunto de produtos químicos, o creme depilatório costuma trazer riscos para quem tem peles sensíveis ou não segue o modo correto de utilizá-lo. O contato com uma série de substâncias abrasivas pode ocasionar irritações, infecções, alergias e até mesmo queimaduras.

“Não consigo imaginar por que as pessoas colocariam na própria pele produtos químicos tão agressivos que têm a força para dissolver o cabelo e causar irritação desnecessária, quando existem opções melhores por aí que removem o cabelo direto do folículo e têm impacto zero na pele”, ponderou a especialista em depilação Sunny Choudhery, também ao portal.

pernas com creme depilatório
Prático, indolor e para ser feito em casa, o produto pode ser perigoso quando não tomado os devidos cuidados
Lenços demaquilantes

Aparentemente práticos e confortáveis, os lenços podem causar irritação em contato com a pele e, muitas vezes, são cheios de perfume e outros conservantes que ocasionam mais sensibilidade na face.

Lenços umedecidos só retiram uma pequena quantidade de maquiagem ou sujeira da pele. “Na verdade, o que você está fazendo é esfregar os produtos no rosto. Um lenço é melhor do que não fazer nenhum tipo de limpeza, mas ele não é suficiente para garantir a saúde da cútis. Você também corre o risco de esfregar demais o rosto”, segundo o médico Ross Perry, das clínicas dermatológicas Cosmedics.

Além disso, sem a limpeza adequada, o uso recorrente pode causar acne e obstrução dos poros. Os lenços umedecidos também podem retirar a oleosidade natural da pele, tornando-a esticada e com aparência seca, sem falar no aspecto opaco.

Maquiagem com FPS

Especialistas alertam: embora usar maquiagem com fator de proteção solar seja uma boa prática, ela não substitui o uso do filtro solar. Em geral, esses produtos têm uma quantidade bem menor do que a recomendada para proteger a derme dos raios solares.

“Os produtos de maquiagem não têm FPS tão alto, pois isso, pode alterar a fórmula da base ou corretivo que você usa. Se você está contando apenas com sua maquiagem para se proteger do sol, você não está protegendo sua pele dos sinais de envelhecimento, descoloração e redução da elasticidade”, explicou o médico.

Portanto, não há problema algum em adotar o uso de bases e corretivos com FPS — desde que você também aplique um protetor solar por baixo.

O uso do filtro solar é insubstituível. Caso você queira usar um produto só, prefira um filtro solar com cor
Batom com efeito mate

Especialmente na época da seca, prefira deixar os batons com efeito mate de lado. Mas, a recomendação não se reduz às épocas de umidade relativa do ar mais baixa. Em qualquer temporada, os produtos contribuem para ressecar os lábios e são desconfortáveis para uso prolongado.

Com a constância no uso, eles podem secar os lábios, levando a descamação, e causam uma aparência desidratada, assim como possíveis rachaduras. Isso ocorre porque os batons foscos deixam os lábios secos ao absorver toda a umidade.

Essa característica se deve à pouca quantidade de óleos na composição do produto. Se você faz questão de usar um batom líquido fosco, tente aplicar o protetor labial primeiro (verifique se ele não contém ingredientes secantes, como álcool) e use embaixo do produto para ajudar a agir como uma barreira contra os lábios secos.

Esfoliantes

Quando o assunto é esfoliação física, é necessário muito cuidado com a pele da face — mais sensível que a do corpo. O rosto está mais suscetível aos danos caso você esfregue com força, causando irritação ou inflamação.

Fonte: Metrópoles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *