MTur E Pátria Voluntária Firmam Acordo Para Promover Acessibilidade E Voluntariado No Turismo

MTur E Pátria Voluntária Firmam Acordo Para Promover Acessibilidade E Voluntariado No Turismo

O Ministério do Turismo e o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado (Pátria Voluntária) firmaram nesta segunda-feira (27.09) um Acordo de Cooperação Técnica para estimular o engajamento e a participação em atividades voluntárias que promovam a acessibilidade no turismo. A iniciativa, lançada em alusão ao Dia Mundial do Turismo e ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, será desenvolvida no âmbito do Programa “Turismo Acessível” que promove a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida à atividade turística.

Além das ações já desenvolvidas pelo Programa Pátria Voluntária, o ACT buscará aperfeiçoar as políticas públicas de acessibilidade no turismo brasileiro. As ações serão realizadas por meio da articulação entre governo, setor privado e sociedade civil, para proporcionar o engajamento social, a participação cidadã em ações transformadoras e o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida com mais segurança e autonomia aos benefícios da atividade turística.

Hoje, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,2% da população brasileira possuem algum tipo de deficiência. A acessibilidade é uma preocupação constante do Ministério do Turismo. Uma das ações desenvolvidas pela Pasta é o Programa Turismo Acessível, que prevê ações voltadas à promoção da inclusão social e do acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida a atividades turísticas. O trabalho complementa outras inciativas desenvolvidas no âmbito do governo federal para a garantia de condições dignas de vida, a plena participação na sociedade e a igualdade de oportunidades a todas as pessoas com deficiência.

BRASIL TRAVEL NEWS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *