Museu do Futebol lança documentário sobre memórias da pandemia na programação da 15ª Primavera dos Museus

Museu do Futebol lança documentário sobre memórias da pandemia na programação da 15ª Primavera dos Museus

Organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Primavera dos Museus será realizada entre 20 e 26 de setembro com o tema “Perdas e Recomeços”

Na próxima semana, de 20 a 26 de setembro, será realizada a 15ª edição da Primavera dos Museus, organizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). E o Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, preparou o lançamento de um documentário para integrar o cronograma do evento, cuja temática de 2021 é “Museus: Perdas e Recomeços” e propõe reflexões sobre os museus como espaço de convergência da experiência humana e reencontro com a história.

Na próxima segunda (20), às 19h, estreia no canal do Museu do Futebol no YouTube o documentário “Jogando em casa: nossas memórias do isolamento”, que apresenta relatos dos profissionais da instituição sobre o período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus e quais foram os principais desafios do trabalho remoto.

A programação do Museu do Futebol na Primavera dos Museus também inclui uma atividade do Núcleo Educativo de interação com o público. Os educadores irão coletar respostas para a pergunta “Como você representaria, com uma única imagem, uma perda e um recomeço?”, que servirão de ponto de partida para reflexões e produção de novos conteúdos para o site da instituição. As respostas serão coletadas por meio das redes sociais de terça (21) a sexta (24), e presencialmente no espaço do museu no sábado (25) e domingo (26), de 9h a 17h.

A 15ª Primavera dos Museus conta com 680 instituições participantes, que vão oferecer mais de 1.700 atividades para o público em todo o Brasil. A programação completa inclui outras atividades como shows, teatros, seminários, exposições, cinemas, visitas mediadas, debates, lançamentos de livros, festivais e workshops e pode ser conferida no site: http://eventos.museus.gov.br/.

PATROCÍNIO E APOIO

A Temporada 2021 do Museu do Futebol tem o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que também patrocina o programa “Museu Amigo do Idoso”. Tem como apoiadores: SporTV/Globo, EMS Farmacêutica, TIVIT, Evonik Brasil e Pinheiro Neto Advogados. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela sua gestão. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.  

A exposição temporária “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa”, parte da Temporada do Museu e em cartaz até 21/11, conta com patrocínio do SporTV, e com apoio da EMS Farmacêutica por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem como parceiro a Poker Esportes e consultoria de conteúdo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Coletivo Pretaria e Malik Esporte e Cultura.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *