Recurso, que foi oficialmente anunciado em agosto deste ano, estava em testes no Android e no iPhone desde meados de novembro e agora chega à versão estável do WhatsApp
O WhatsApp finalmente liberou o bloqueio de capturas de tela em mídias de visualização única. A novidade, que estava em testes desde outubro, foi anunciada em agosto deste ano, junto do recurso de remoção do status “online”, mas ainda não tinha data de lançamento prevista. Agora, com a nova função de privacidade, o usuário fica impedido de fazer prints de fotos e vídeos recebidos no envio temporário – o que garante mais segurança às informações trocadas pelo aplicativo.
O TechTudo identificou a novidade tanto no app para iPhone (iOS) quanto no Android, e não foi preciso atualizar o app na Google Play Store e/ou App Store para receber o recurso. Porém, caso seu celular ainda não tenha recebido a função, é possível que você precise atualizá-lo (veja como aqui).
WhatsApp: não é mais possível dar print em mídias temporárias; entenda — Foto: Reprodução/TechTudo
📝 Como melhorar foto frontal do WhatsApp? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
O recurso era bastante aguardado desde o seu anúncio. Agora, ao tentar fazer captura de tela de uma mídia de visualização única, no lugar do print, o usuário recebe uma imagem com os dizeres “Captura de tela bloqueada”.
O TechTudo tentou gravar a tela com a mídia temporária para entender se, com esse método, seria possível acessar a imagem ou vídeo. Em nossos testes, o aplicativo também bloqueou a gravação, indicando a mensagem de “Gravação de tela bloqueada”.
Não é possível optar por ficar de fora do recurso que bloqueia capturas de tela de mídias de visualização única. O novo recurso faz parte de uma atualização nas funções de segurança do WhatsApp, e, assim como a criptografia de ponta-a-ponta e a remoção do visto por último e do “online”, visa assegurar mais privacidade aos usuários.
Para utilizá-lo, basta enviar e/ou receber uma mídia de visualização única. Ao tentar fazer o print, caso seu celular já tenha recebido a função, você receberá a mensagem de “Captura de tela bloqueada”.
Fonte: TechTudo