Construir uma sociedade mais justa, solidária e cooperativa. Esse é o sonho e objetivo das Organizações Não Governamentais sérias. Isso porque entre o falar e sonhar está o fazer. E para fazer precisa de gente, gente muito comprometida. E para dar certo precisa de resiliência, garra, união. Vontade, paixão e muita, muita renúncia pessoal.
Fazer isso por um ou alguns meses com ações esporádicas é uma coisa, fazer isso por anos e ampliar a área de atuação, isso sim é para um pequeno e seleto grupo de Organizações Não Governamentais.
Nesse seleto grupo de ONGs que realizam, que fazem acontecer está o Instituto Themis Furigo.
O impacto econômico e social gerado pelo Instituto Themis Furigo impressiona pelos números e resultados. Só nos últimos cinco anos, a ITF produziu 2 milhões de máscaras distribuídas na pandemia de covid19, capacitou 6 mil mulheres, produziu mais de 1500 peças de roupas sustentáveis e atendeu a mais de 900 mil pessoas nesse período!
A sua relevância e importância bem como a extensão de seus atendimentos em mais de 200 regiões no país atraiu empresas de grande porte nacionalmente, como Itaú, Bradesco e Santander – durante a confecção das máscaras), Google (com os projetos de capacitação de mulheres e empreendedoras) e mais de 40 empresas parceiras.
Atualmente o Instituto Themis Furigo está presente em São Paulo, Maranhão, Ceará e já realizou ações sociais em quase todos os estados do Brasil.
Por ser uma Organização da Social Civil, o Instituto Themis Furigo pode fazer aportes de recursos financeiros para a execução de seus projetos dentro da Rouanet – atualmente conta com aprovação para execução de projetos culturais no estado de São Paulo e Maranhão, estando ambos aptos para receber captação de recursos financeiros de empresas que desejem investir,incentivá-los.
“A capilaridade, o poder de mobilização, a entrega e a dedicação da nossa equipe que conta com mais de 40 voluntários são nossos diferenciais , aponta a presidente do instituto,Themis Furigo.” Para entender um pouco desse engajamento, nossa equipe estava no Ceará e rapidamente se deslocou para o Litoral Norte no pior período já vivido nessa região, e lá a equipe atuou diretamente no auxílio as vítimas da tragédia.
A ONG se diferencia também pela busca da sua sustentabilidade oferecendo ao mercado produtos na linha de brindes promocionais e roupas infantis sustentáveis.
“Sentimos as mesmas dificuldades e vivemos os mesmos desafios do público empreendedor que atendemos, isso faz total diferença no momento das capacitações, afirma Themis”.
Em relação ainda a Sustentabilidade, o Instituto Themis Furigo atua na área da Agricultura Familiar, com produtos produzidos sem agrotóxicos.
A ONG atua também na área da Saúde, auxiliando as pessoas atendidas com consultas e exames nas universidades e clínicas parceiras.
A ONG realiza ações e projetos sociais há mais de 10 anos, entretanto sua formalização veio em 2018, no Dia das Crianças. “Impressiona como as coisas acontecem no tempo exato, como precisa ser. Em Outubro a ONG se formaliza, e já no primeiro trimestre somos afetados pela pandemia. Não fosse a formalização ter chegado no momento exato, não conseguiríamos produzir as mais de 2 milhões de máscaras e as mais de 500 máscaras para deficientes auditivos, aponta Themis.
Segundo a fundadora e presidente Themis Furigo, a ideia de formalizar a ONG com um evento de inauguração no dia das crianças era justamente porque essa seria a causa principal do seu trabalho. Conforme as ações eram realizadas a ONG expandiu seu atendimento para mulheres, uma vez que esse atendimento compreendia a família em torno de cada uma delas. Segundo Themis, percebeu-se que cuidando da mulher teoricamente toda a família está cuidada (mulher, cônjuge e filhos.
O contato com a ONG é feito através do Instagramno institutotf, pelo site institutotf.ong.br e pelo telefone 99677-0712.
Confira abaixo algumas das ações realizadas pela ONG;
Por: Adinaldo Diniz