O freio de estacionamento elétrico vem se popularizando no mercado automotivo. Além de ser mais prático do que o sistema com a tradicional alavanca ao lado do banco do motorista, o freio elétrico libera espaço no console central da cabine para que seja ocupado com itens mais modernos.
Uma das dúvidas ao adquirir um modelo com esse tipo de item é o que pode acontecer se o carro fica sem bateria. O veículo fica solto? Ou, se ficar travado, como é possível movimentá-lo?publicidade
Com a ajuda dos especialistas da InstaCarro, startup que conecta interessados em vender carros com lojistas de todo o Brasil, trazemos respostas para estas questões.
Carro sem bateria: como soltar o freio de estacionamento elétrico
A maior parte dos sistema de freio de estacionamento elétrico posiciona pequenos motores nas próprias pinças/tambores para bloquear as rodas, enquanto outros usam um mecanismo elétrico para puxar o tradicional cabo de aço do freio de estacionamento.
Nenhum desses sistemas precisa de energia para permanecer ativo — ou seja, um carro sem bateria vai continuar com o freio acionado. No entanto, todos precisam de eletricidade para ligar ou desligar o mecanismo.
Soltando o freio de estacionamento elétrico
O freio de estacionamento tradicional sempre foi operado por cabos. Assim, caso haja perda de fluido do sistema hidráulico principal, é possível parar o veículo com segurança.publicidade
Para soltar o freio de estacionamento elétrico é preciso apelar para a tradicional alavanca – que na maioria dos modelos de carro é um botão que fica escondido de diversas formas. Para descobrir onde está esse botão ou alavanca no seu carro, é necessário consultar o manual do proprietário.
Normalmente, esse item fica oculto sob coberturas plásticas. A localização dele varia, e podem ir de um parafuso no assoalho até uma alavanca escondida sob o estepe no porta-malas.
Posição “P” do câmbio
Ao ficar sem bateria, pode ser que o carro fique travado com o câmbio na posição “P” (de parking, em inglês, ou estacionamento) bloqueando assim o movimento das rodas. Em carros comuns, basta remover parcialmente a coifa do câmbio para o destravamento do mecanismo.
Mas como muitos modelos têm adotado alavancas de câmbio eletrônicas (que não têm conexão direta com a transmissão), o processo pode ser mais complexo. Nessa situação é necessário acionar um mecanismo no próprio motor ou até mesmo o uso de uma chave de boca específica diretamente sobre a caixa de câmbio.
Recarregar a bateria em momentos de emergência
Outra alternativa para resolver o problema de freio de estacionamento elétrico travado e do carro desligado como um todo é tentar recarregar a bateria de forma emergencial.
Para carros com motor a combustão, o processo é simples porém exige cuidado. O procedimento é chamado popularmente de “chupeta da bateria” – para fazer isso, você vai precisar de cabos especiais para conectar seu carro a outro veículo com uma bateria boa; é recomendável tê-los sempre no porta-malas.
Certifique-se de que não haja ninguém no interior do veículo no momento de conexão dos cabos. Isso porque, em caso de pane elétrica, pode haver o acionamento involuntário dos airbags, o que colocaria em risco uma pessoa que esteja dentro do carro.
Antes de começar a fazer a ligação elétrica entre os carros, certifique-se também de que o automóvel que vai receber a carga esteja com a chave na posição desligada e sem estar encostado no outro veículo.
Depois, ligue os polos positivos das duas baterias e ligue o polo negativo da bateria que vai fornecer a carga ao ponto de aterramento do veículo que vai recebê-la, na carcaça do motor. Em seguida, ligue o motor do carro com bateria e deixe-o em marcha lenta. O próximo passo é dar a partida no carro que está recebendo a carga.
O ideal é deixar os cabos ligados por dois ou três minutos, até que o motor do veículo com a bateria descarregada comece a funcionar de maneira contínua. Em seguida, desfaça a conexão.
No veículo que recebeu a carga, ligue equipamentos como o desembaçador traseiro e o ventilador para reduzir picos de tensão no momento da desconexão dos cabos. Depois, retire o cabo negativo e deixe para remover em seguida o cabo positivo, tomando cuidado para não encostar os terminais negativos nos positivos.
Fonte: Garagem360