A redonda sabor calabresa é a preferida em todo o território brasileiro
Calabresa, muçarela, margherita, portuguesa e frango. É exatamente nessa ordem que o ranking dos sabores de pizza preferidos dos brasileiros se encontra. Também chamadas de clássicas, essas pizzas assumem o pódio e são consideradas as vendas carro-chefe nas pizzarias brasileiras, independente do porte ou do bairro, de acordo com um estudo divulgado pela Associação Pizzaria Unidas Brasil (APUBRA) baseado em uma pesquisa realizada durante a feira Fispal 2023.
A pizza de calabresa está em primeiro lugar, representada por 38,2% dos pedidos de pizzarias que participaram do levantamento. O segundo sabor mais consumido é o de muçarela, seguido pela pizza de margherita, em terceiro lugar, portuguesa em quarto lugar e frango em quinto lugar. Os sabores mais desejados têm ainda dois fatores em comum: costumam ser os mais simples e os mais baratos do cardápio. O que varia, dependendo da localização, é um toque extra vindo da culinária local, além do sabor do chef responsável pela produção.
E são várias as razões que deixam esses sabores no topo do ranking: a facilidade de encontrar esses ingredientes em qualquer região do País, o baixo custo da produção e, por consequência, baixo ticket para o consumidor, e a possibilidade de combinações – que o brasileiro ama fazer.
O Chef Viking, por exemplo, é proprietário e chef responsável pelos sabores da Forneria Napolitana, pizzaria tradicional do Brooklin, em São Paulo. O empresário conta que, mesmo com um menu com opções de recheios mais sofisticados, as clássicas também figuram entre as mais pedidas na Forneria.
O profissional, que foi até a Itália para estudar in loco e aprender como se faz uma legítima pizza, trouxe os sabores da Terra da Bota e adaptou para o paladar brasileiro, oferecendo no menu da Forneria opções gourmet também com esses ingredientes das pizzas clássicas. “Utilizamos ingredientes selecionados para oferecer sabores únicos para nossos clientes. Os clássicos aqui na Forneria têm o ‘toque do chef’, para deixar o sabor ainda melhor a cada mordida”.
Segundo o Chef, há ainda um motivo mais profundo responsável por esse ranking, que vem direto… do coração! “Acredito que a memória afetiva é a ‘grande culpada’ desses sabores considerados clássicos. Quando nossos pais tinham nossa idade, o cardápio de uma pizzaria era muito reduzido. Só tinham aqueles poucos sabores e pronto, rapidamente as opções calabresa, muçarela, margherita e portuguesa ganharam o estômago de, pelo menos, duas gerações”.
Para o profissional, o quinto lugar, ocupado pelo sabor de frango, tem outra razão para fechar essa quina de clássicas. “O brasileiro gosta de prato farto e de combinações, como o frango com catupiry. Na sociedade mais econômica, o frango aparece várias vezes nas refeições, por ter um valor mais acessível. Quando combinado com o catupiry em uma pizza, representa uma fartura com ótimo custo x benefício, porque deixa aquela sensação de saciedade”, explica.
Vale destacar que os ingredientes-base das pizzas clássicas são comuns no Brasil e fazem parte das refeições, seja como petisco, prato principal ou acompanhamento na mesa dos brasileiros. “As clássicas ganharam o coração e o estômago dos brasileiros, porque elas são gostosas em sua simplicidade, e reúnem a tradição com um sabor que remete à infância, que dá aquela sensação de família reunida para saboreá-la”, finaliza o Chef.
***
Chef Viking & Forneria Napolitana
Contatos: (11) 5096-1644 / 94084-5219 | https://fornerianapolitana.saipos.com/home
IG | @fornerianapolitana