Categories TECNOLOGIA

Nova tecnologia produz imagens incrivelmente nítidas mesmo com pouca luz

Um grupo de desenvolvedores independentes, apoiado por tecnologias de pesquisa do Google Research, desenvolve uma tecnologia capaz de realizar fotos e gravar vídeos com uma qualidade impressionante à noite. O projeto MultiNerf usa algoritmos avançados associados à inteligência artificial para eliminar ruídos gerados pelos sensores de imagem.

O resultado da tecnologia é uma imagem limpa, fiel ao ambiente e quase tão boa quanto um registro feito com a luz natural do dia. A grande sacada está na associação entre a fotografia e a computação gráfica, o que produz um resultado único. Confira:

Um dos criadores da IA, Ben Mildenhall fez o vídeo acima no qual registra um pouco da tecnologia em funcionamento. É incrível ver como o resultado parece natural, sem aqueles tradicionais pixelados ou distorções de imagens comuns nas fotografias noturnas.

Os materiais que serviram de base foram gravados por câmeras configuradas a 30 quadros por segundo. Claro que ainda está distante do potencial em 4K e 120 quadros por segundo que muitas câmeras modernas conseguem atingir, mas é um avanço muito importante para o mundo da fotografia digital noturna.

Nerf é uma sigla adotada pelos pesquisadores para a expressão Neural Radiance Fields. O que a tecnologia faz é basicamente ajustar a exposição, mapear o gama, ajustar o tom das cores e até corrigir foco para entregar uma imagem com o mínimo de ruídos visuais possíveis. A parte mais incrível é que a câmera pode se mover em ângulos diferentes, inclusive com desfoque e troca de objetos, sem que a imagem exibida seja afetada.

Fotografia computacional no celular

A chamada fotografia computacional já está presente em muitos smartphones modernos e recebe nomes variados. No caso da Samsung, o Nightography permite registrar fotos e vídeos em alta qualidade e nitidez à noite ou em baixa luminosidade. A novidade está presente na linha Galaxy S22 e é um dos destaques da câmera.

Já a Apple possui o modo Noite em câmeras dos seus iPhones desde a versão 11. O resultado não é tão otimizado quanto da rival sul-coreana, mas resulta de um aprimoramento de hardware associado a IA e aos algoritmos.

Por enquanto, o MultiNerf ainda é parte de uma pesquisa, disponível em código aberto no GitHub, e não está disponível como um produto comercial. Mesmo assim, é interessante ver como a fotografia ainda possui espaço para evoluir, especialmente com o aumento no poderio gráfico e de processamento dos telefones celulares modernos.

Fonte: Canal Tech

About The Author

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *