Após anos de repressão, as mulheres, finalmente, estão conquistando lugares de destaque na sociedade, principalmente no mercado de trabalho. Com jornadas transformadoras e que inspiram, essas mulheres estão construindo um mundo de oportunidades e igualitário, apesar de todas as mazelas sociais. E para falar sobre essa transformação que está ocorrendo por meio do papel feminino, o Seu Podcast de Turismo, neste episódio, conversou com Eliane Leite, vencedora na categoria Educadora do Ano do prêmio Mulheres que Transformam, da XP Inc.
No dia 3 de março de 2021 Eliane Leite recebeu um dos maiores prêmios brasileiros, Mulheres Transformadoras, que tem como objetivo agraciar mulheres que possuem um papel de destaque na sociedade, como Eliane, conhecida pelo ativismo em defesa da igualdade racial e de gênero e pela sua tamanha dedicação para a educação brasileira.
Formada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Trabalhou durante 20 anos na Etec, até assumir o cargo de diretora Etec de Pirituba em 2014. De lá para cá, Eliane tem desenvolvido importantes projetos, o que lhe rendeu o prêmio na categoria Educadora do Ano do prêmio Mulheres que Transformam, da XP Inc.
“Essa não é apenas uma conquista pessoal, mas também para a educação brasileira”, disse a vencedora. “Todos os professores são merecedores desse prêmio, ainda mais agora na pandemia, em que continuam a desempenhar a sua função com tanta dedicação”, ressaltou.
A luta por igualdade
Eliane é uma grande personalidade da luta dos direitos humanos, paixão que a fez fundar a Uzoma Diversidade, Educação e Cultura, especializada em implementar políticas de equidade em empresas.
“Meus pais foram os meus maiores inspiradores nessa luta. Desde cedo aprendi que não podemos nos acostumar com esse problema social. Não é fácil ser uma mulher negra, ainda mais no mercado de trabalho, sempre temos que reforçar o quanto somos boas, é uma jornada árdua”, disse Eliane.As vencedoras do prêmio Mulheres que Transformam receberão mentoria com os principais executivos da XP Inc e um troféu que é uma réplica da icônica escultura Fearless Girl (Menina Destemida), instalada em Nova York, para representar as mulheres no mercado financeiro
Fonte: Brasil Travel