Kimberly-Clark reforça iniciativas de impacto social em 2024

Kimberly-Clark reforça iniciativas de impacto social em 2024

Companhia renovou parcerias e criou um programa de voluntariado para engajar seus colaboradores e impactar positivamente as comunidades onde atua 

AKimberly-Clark, multinacional norte-americana de produtos de cuidados pessoais e bem-estar, celebra o Dia Internacional do Voluntariado com mais de 15 mil vidas impactadas positivamente neste ano por meio de ações promovidas com organizações parceiras. Em 2024, a companhia ampliou sua atuação em responsabilidade social, sempre pautada por seu propósito de “um melhor cuidado para um mundo melhor”, e fortaleceu a parceria de suas marcas com instituições como Plan International e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), além de ter criado o “Changemakers”, um programa de voluntariado lançado em 11 países da América Latina para incentivar seus colaboradores a contribuírem com as comunidades em que a empresa atua, engajando mais de 700 voluntários. Como parte dessas iniciativas, nos últimos dois anos, foram doados mais de 45 milhões de produtos para organizações parceiras só no Brasil. 

“O cuidado é parte da essência da Kimberly-Clark e levar isso para a sociedade nos permite estarmos mais conectados com nossos consumidores e comunidade. Para proporcionar essas trocas, desenvolvemos projetos em três frentes de impacto: programa de voluntariado, doações e parcerias institucionais. As ações abrangem diversas causas e contribuem positivamente, principalmente, com organizações em São Paulo, Suzano (SP) e Camaçari (BA), possibilitando vermos de perto como os nossos produtos impactam a vida das pessoas”, comenta Ronaldo Art, diretor de marketing e sustentabilidade da Kimberly-Clark no Brasil. 

Voluntariado 

No Brasil, o programa de voluntariado “Changemakers” contou, em 2024, com cinco mutirões, beneficiando quase três mil pessoas por meio de atividades promovidas por instituições como uma das unidades da Casa Ronald McDonald, programa coordenado no Brasil pelo Instituto Ronald McDonald, Plan International e Instituto Olga Kos. As ações envolveram oficinas para empoderamento de meninas, que puderam trocar experiências com executivas da companhia, e visitas a crianças em tratamento de câncer e com necessidades especiais. 

A Kimberly-Clark ainda apoia, desde 2013, o projeto Pescar, da Fundação de mesmo nome, que promove um programa pioneiro de formação socio profissionalizante voltado para o desenvolvimento de jovens.  A companhia, que busca desenvolver as comunidades em que atua, custeia por ano, em Suzano, uma turma do curso de produção industrial e incentiva seus colaboradores a participarem como professores voluntários. Até 2023, 526 colaboradores participaram ativamente como voluntários.   

“O programa de voluntariado nos ajuda a cuidar da comunidade na qual estamos inseridos, proporcionando a vivência do propósito da companhia”, ressalta o executivo. 

Doações 

Nos últimos dois anos, a empresa fez doações de produto regularmente para instituições parceiras, como: Sesc Mesa Brasil, Aldeias Infantis e Plan International, disponibilizando mais de 45 milhões de absorventes, fraldas e roupas íntimas descartáveis. Os voluntários também atuam para promover mutirões pontuais para suprir situações de calamidade pública, como foi o caso das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em maio deste ano. 

Na ocasião, os voluntários ficaram responsáveis por fazer as comunicações específicas para cada localidade, organizar pontos de arrecadação e as doações, além de negociar ajuda com transporte dos itens para a instituição beneficiada. Ao todo, foram quase 40 voluntários e, durante o mês de maio, foi arrecadado 1 tonelada de itens, entre roupas, brinquedos, alimentos, produtos de higiene e cobertores, que beneficiaram 300 famílias. 

As doações das unidades da companhia em São Paulo foram entregues para a Casa Ronald McDonald, que destinou os itens para as instituições que apoia no Estado. Já em Camaçari, as doações arrecadadas foram entregues nos Correios. 

“Essas ações são de extrema importância para nós, pois nos ajudam a promover momentos especiais aos nossos pequenos pacientes oncológicos e suas famílias. Contar com parcerias como estas nos aproximam da nossa missão de ajudar a aumentar as chances da doença que mais acomete crianças e jovens de 1 a 19 anos no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, o INCA”, destaca a CEO do Instituto Ronald McDonald, Bianca Provedel. 

Parcerias de impacto social 

Além de engajar os colaboradores, a Kimberly-Clark ainda conta com parcerias estratégicas pautadas pelos propósitos das marcas Huggies® e  Intimus®. Dessa forma, apoia programas de impacto social e desenvolvimento em colaboração com ONGs locais e globais, como Plan International, e organismos internacionais, como o UNICEF.

Intimus®️, marca de cuidados femininos da companhia, vem atuando para ajudar a diminuir o impacto da pobreza menstrual, sempre incentivando o progresso feminino e o questionamento ao estigma da menstruação. Para isso, conta com uma parceria de longa data com a Plan International para apoiar, na Bahia, o projeto Escola de Liderança para Meninas, que aborda temas como autocuidado e saúde menstrual e que já impactou mais de 560 mil vidas desde 2020. Em 2024, a aliança foi renovada com o objetivo de alcançar positivamente cerca de um milhão e meio de meninas e jovens no Brasil, Colômbia, Guatemala e Peru. 

No ano passado, por meio de sua marca Huggies®, a companhia ainda renovou o acordo de parceria com o UNICEF para fortalecer sistemas de saúde neonatal e apoiar o desenvolvimento da primeira infância em 15 países da América Latina e do Caribe, inclusive no Brasil, até 2025.  Só em 2023, essas ações impactaram mais de 200 mil famílias. Além disso, Huggies® se uniu à Gerando Falcões, que trabalha no combate à pobreza, e lançou uma edição limitada para a linha de lenços umedecidos, destinando parte dos lucros com as vendas desses produtos para a organização. 

Sobre a Kimberly-Clark   

A Kimberly-Clark (NYSE: KMB) e suas marcas são uma parte indispensável da vida das pessoas em mais de 175 países. Impulsionada pela inovação, criatividade e compreensão das necessidades mais essenciais da população, a companhia cria produtos que contribuem para tornar a vida melhor. O portfólio da Kimberly-Clark no Brasil inclui as marcas Huggies, Poise, Intimus, e Plenitud, que ocupam a posição de número 1 ou número 2 nas categorias a que pertencem. A empresa conta com práticas sustentáveis que apoiam o planeta e o meio ambiente, constroem comunidades fortes e garantem a prosperidade de seu negócio. A Kimberly-Clark tem orgulho de ser reconhecida como uma das Empresas Mais Éticas do Mundo, pela Ethisphere, pelo sexto ano consecutivo e uma das Empresas Mais Inovadoras da América em 2024 pela revista Fortune. Para acompanhar as últimas notícias e saber mais sobre a história de mais de 150 anos de inovação da companhia, acesse o site: https://www.kimberly-clark.com/pt-br.   

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *