Categories Notícias

ABETA, ABIME E SKAL SÃO MEMBROS EFETIVOS DO CONTURESP

A décima reunião do ano do Conselho Estadual de Turismo de São Paulo (Conturesp) aconteceu na manhã de terça-feira (14/10/25), na sede da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP (Setur-SP), com muita receptividade por parte de seus integrantes e desta vez foi uma reunião híbrida (presencial e virtual). Temas de relevância do setor foram apresentados e analisados durante este encontro presidido pela secretária-executiva Monica Samia, representando Roberto de Lucena, titular da Pasta e por Aristides de La Plata Cury, secretário-executivo do Conturesp.

Na oportunidade, Monica e Cury cumprimentaram as seguintes entidades: ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), ABIME (Associação Brasileira de Imprensa e Mídia Eletrônica) e SKAL (organização profissional de turismo global) que passaram, por votação dos conselheiros, de entidades de membros convidados para membros efetivos. De acordo com Monica, “estamos em um caminho de trabalho sério, organizado e gravamos sempre todas as reuniões”. Por isso, mediante uma solicitação de nulidade da última reunião, após instruído o processo com toda apuração, “chegamos à conclusão de que não há qualquer fundamento para tal solicitação e por isso foram mantidos os atos praticados na assembleia anterior”, argumentou o Dr. Álvaro Cordeiro, da equipe da Assessoria Técnica do Gabinete.

Mais uma proposição teve destaque durante a reunião, porque duas entidades solicitaram pedido de ingresso ao Conturesp. São elas: a CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), entidade fundada em 2006, cujo objetivo é atuar na regulamentação, promoção e expansão desta atividade no Brasil. E a ABLOVEX (Associação Brasileira das Empresas de Veículos Executivos e Mobilidade Corporativa), fundada em 2015. Sua missão é organizar a categoria empresarial para criar as ferramentas necessárias ao bom funcionamento da cadeia produtiva no segmento de Turismo Corporativo e de Negócios, nos âmbitos público e privado. Para tanto o Grupo de Trabalho para Análise de Processos do Conselho formado por Armando Arruda Campo Mello (UBRAFE), Márcio Santiago (FBCVB), Miriam Petrone (ABRAJET) e Aristides de La Plata Cury (SKAL), votou pelo ingresso dessas entidades: CLIA e ABLOVEX que, segundo Armando Mello, “vão engrandecer o Conturesp, mesmo porque suas atividades principais são no Estado de São Paulo, como a CLIA, por suas ações no Porto de Santos, considerado o maior complexo portuário da América Latina”.

A secretária-executiva Monica fez algumas considerações sobre o trabalho da Setur-SP como a pesquisa de operadoras nacionais e internacionais para comercialização de São Paulo; a FIT Argentina 2025 – importante feira de turismo, cuja missão da Secretaria contou com a parceria da InvestSP, no final de setembro; a Abav na Expo Rio, de 8 10 de outubro; Road Show –“São Paulo My Next Destination” -Nova Iorque e Miami – de 14 a 16 de outubro; SP Gastronomia do Parque Villa Lobos – de 10 a 12 e de 17 a 19 de outubro; convênio Sec. Desenvolvimento Urbano – Geoparque Corumbataí; Convênio Sec. Pessoa com Deficiência e USP; “O Papel do Turismo na Regeneração da Natureza e Proteção das Comunidades”; WTM London – de 4 a 6 de novembro; Festuris Gramado; 1º Seminário Paulista dos Caminhos do Peabiru em Botucatu, 10 e 11 de dezembro; Rotas Queijo e Cachaça e Guia Bem Estar; Planejamento Setur-SP 2026. “Até 27 de outubro as entidades podem apresentar as estratégias para o Turismo Paulista mediante a entidade que representam”, disse Monica.

A conselheira Suzi Camargo, da ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), afirmou que é preciso capacitar os gestores públicos para se apresentar nas feiras de Turismo, e saber quais são os produtos importantes para o público. Por sua vez, Monica informou que a Setur-SP anunciou, durante a participação na Abav Expo 2025, recentemente, no Rio de Janeiro, a Rede de Inteligência do Turismo Sustentável do Estado de São Paulo (RITS), o primeiro ecossistema estadual de observatórios de turismo do país. “O objetivo da implantação de uma rede estadual de observatórios de turismo é uniformizar metodologias de coleta, processamento, análise e disseminação de dados, visando otimizar a fidedignidade, a comparabilidade e a integridade das informações geradas e divulgadas em âmbito estadual”, explicou a secretária-executiva.

Luciana Derze, consultora da InvestSP pela CIET (Centro de Inteligência da Economia do Turismo), da Setur-
SP, apresentou aos conselheiros a Rede de Inteligência do Turismo Sustentável do Estado de São Paulo (RITS), ressaltando a importância do monitoramento de dados de sustentabilidade do Turismo, e a necessidade de uma metodologia unificada para o Estado de São Paulo. Por sua vez, Fernanda Pereira da Rocha, gerente de Relações Institucionais da APRECESP, destacou o Turismo de Bem – Estar que é um tipo de viagem focado em promover o equilíbrio físico, emocional e mental do viajante, que será lançado na Festuris, em Gramado, no mês de novembro.

Luiz Henrique Miranda, também conselheiro e diretor de Comunicação e Marketing da Skal Internacional São Paulo, falou sobre a 7ª edição do Top Destinos Turísticos, consagrado como importante selo de reconhecimento aos municípios e regiões turísticas que investem e fazem do turismo um gerador de riquezas. “A cerimônia de premiação será em 28 de novembro”, informou Miranda. E o conselheiro Bruno Omori, presidente do IDT-CEMA (Instituto de Desenvolvimento do Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente) que explanou sobre a importância do Turismo Esportivo e também da Câmara Temática do Pet, cujo objetivo “é organizar o setor para garantir a saúde e o bem-estar dos animais, utilizando fiscalização, certificação de criadores e implementação de manuais de boas práticas”.

About The Author

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *