Que exemplo você dá aos seus filhos?

Que exemplo você dá aos seus filhos?

ESPAÇO CRIANÇA

Educar os filhos é um desafio e cabe aos pais saber que o exemplo é a melhor forma de educar. Essa ideia de faça o que eu mando e não faça o que eu faço não passa de hipocrisia!

Educar não significa passar a ideia de ser uma pessoa perfeita, pois ninguém é perfeito. Mas cabe a cada um buscar ser o melhor possível. E isso inclui excluir atitudes nocivas e de falta de educação usadas no dia a dia.

Jogar sujeira no chão, fumar, beber demasiado, ser uma pessoa violenta, gritar e usar xingamentos, ouvir músicas com letras ruins, mentir, trapacear…

Esses são alguns exemplos de atitudes nocivas que os filhos vão herdar e que vão reproduzir, pois eles veem, escutam e anotam tudo o que vivencia, seja bom ou ruim.

Confira as dicas:

Muitas vezes a gente não se dá conta, mas a maior parte do dia a gente é espiado. Uns pequenos e curiosos olhinhos infantis vêem, escutam e anotam tudo o que dizemos e fazemos, seja bom ou ruim. 

Ser exemplo para os filhos é a melhor educação que podemos dar a eles, dizem os psicólogos e também o senso comum. No entanto, não somos perfeitos e é possível que ao longo do dia cometamos erros. A gente pode gritar ao dirigir o veículo ou até mesmo soltar um palavrão. Podemos ainda nos queixar do nosso trabalho, e muitas outras coisas que acontecem no nosso dia a dia. Índice

Como ser um bom exemplo para os filhos se a gente também comete falhas

que-exemplo-você-dá-aos-seus-filhos A 

Ter essas pequenas falhas é normal. Somos pais e humanos, não máquinas, mas quando isso se torna constante estamos criando uma referência equivocada e uma influência negativa na criança. Vários vídeos na internet circulam sobre o exemplo que pais dão diariamente aos filhos. Uma ONG Australiana (Child Friendly) mostra isso com clareza. Jogar sujeira no chão, fumar, beber, gritar com as crianças, usar de violência… São atitudes que nossos filhos vão herdar e que vão reproduzir. Como poderemos repreender a criança por gritar com seu irmão se nós gritamos com ela? 

O estresse e as preocupações do dia a dia fazem com que a gente não pare para pensar que tipo de pais a gente têm sido, se estamos cometendo erros e que temos que melhorar, e muito. Pode ser que às vezes a gente não se dê conta que em determinados momentos não tenhamos sido um bom exemplo. Sequer a gente pare para falar com nossos filhos sobre esses acontecimentos e pedir-lhe perdão.

Tentar disfarçar ou ignorar nossas falhas não é a solução. Acredito que é fundamental fazer um exame de consciência para poder melhorar e dar aos nossos filhos o melhor exemplo. Com certeza se você parar para pensar virá à mente tantos maus exemplos que você tem dado aos seus filhos. Eu mesmo me lembro de pelo menos três.

Como a gente pode educar com o exemplo se os pais também se equivocam? 

– Podemos pedir desculpas quando o nosso comportamento não tem sido adequado. Isso no início não é fácil porque talvez a gente tenha dificuldade de pedir perdão ou desculpas, mas é um excelente meio de nos policiarmos mais. 

– Dar explicações: para que entendam que tivemos um dia ruim no trabalho e por isso falamos algumas coisas que não gostaríamos, ou que discutimos no trânsito porque nos assustamos quando o outro condutor quase bateu na gente.

– Dialogar: e explicar aos nossos filhos qual deveria ser um bom comportamento em cada caso. 

Alba Caraballo

Editora de Guiainfantil.com

Fonte: br.guiainfantil.com

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *