Você já parou para pensar nas vantagens de abrir uma franquia para cidade pequena? Pois saiba que existem muitos pontos positivos que facilitam o sucesso do negócio.
Segundo um estudo da Geofusion, as 50 cidades pequenas com maior potencial de consumo somam R$ 1,7 trilhão neste potencial.
Para se ter uma ideia da relevância do número, o potencial de consumo total do Brasil é de R$ 4 trilhões.
Os resultados podem ser ainda mais atrativos quando o empreendedor abre uma franquia para cidade pequena.
Isso se deve porque as redes de franquias se apresentam como modelos de negócio testados no mercado. Essa característica e os suportes oferecidos pela franqueadora aumentam o potencial de sucesso da empresa.
A seguir, apresentamos as vantagens desse tipo de investimento e também opções de negócio atrativos. Continue lendo!
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Vantagens de abrir um negócio em cidades pequenas
São vários os benefícios de abrir uma empresa no interior. Conhecer esses atrativos vai te ajudar a decidir por qual negócio abrir.
Mas antes: será que é mesmo sua hora de empreender? Essa é uma decisão importante, e precisa ser tomada com cuidado. Acompanhe algumas dicas no ebook a seguir! Basta clicar no banner.
Custos reduzidos do negócio
Os custos de uma empresa em cidades do interior é menor se comparado com as redes instaladas em capitais e grandes metrópoles. A economia inclui o valor do aluguel, que é menor, da água, conta de luz, mão de obra e outros.
Isso significa que você vai gastar menos para iniciar o negócio e operá-lo. Algo interessante, inclusive, porque sua média de faturamento poderá ser maior. Afinal, as despesas fixas da empresa serão mais baixas.
Mas claro que isso vai depender de uma série de fatores. Como o nicho de mercado escolhido para atuar, a aceitação do público consumidor, concorrência, dedicação ao negócio e outros.
Portanto, para ter mais segurança no seu sucesso, estabeleça um bom plano de negócio e adapte-o sempre que necessário.
Dê atenção especial ao planejamento financeiro da empresa. Ele vai te dizer todo o necessário para manter as contas do negócio no azul.
Concorrência menor
Os negócios em municípios pequenos costumam encontrar menos competidores que nas grandes cidades.
Claro que alguns setores podem estar saturados na sua região — em cidades pequenas são comuns, por exemplo, padarias e mercearias.
Mas sabendo escolher o ramo no qual você vai investir, pode ser mais simples desenvolver o negócio.
Para isso, lembre-se de pesquisar a concorrência com cuidado. Sua empresa precisará ter diferenciais, ou os consumidores podem preferir fazer negócio com quem já estão acostumados.
Relacionamento mais próximo com os clientes
Se você é de uma cidade pequena, ou conhece uma, sabe que as pessoas se conhecem. Alguém é sempre “filho de fulano, que casou com ciclano e é primo de beltrano”. Estamos mentindo?
Esse fato das pessoas mostra que elas estão dispostas à proximidade. E a proximidade do seu negócio com as pessoas será importante para torná-las clientes fiéis.
Segundo pesquisas, manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo. Isso é exatamente o que seu negócio deseja.
Além disso, ter um relacionamento próximo com os clientes faz com que eles indiquem a sua empresa com mais facilidade. O marketing boca a boca é parte importante na conquista de consumidores. Especialmente em cidades pequenas.
Pouca rotatividade de funcionários
Em cidades pequenas, o relacionamento com os funcionários também é mais próximo. Por isso, é provável que ele trabalhe com você por anos.
Além disso, a pouca rotatividade na empresa traz uma série de benefícios. Como menos custos com encerramentos de contrato, conhecimento dos trabalhadores sobre os processos da empresa e a eficácia do trabalho de cada um.
Qualidade de vida
Cidades do interior não costumam ter trânsito pesado, nem muita poluição do ar. Geralmente, os locais também são mais próximos, o que requer menos tempo para chegar à empresa.
Portanto, fatores assim aumentam a qualidade de vida do empreendedor e funcionários. Afinal, sobra mais tempo para o lazer, ficar com a família, e o estresse no dia a dia tende a ser menor.
Exclusividade territorial na franquia para cidade pequena
Se sua opção for por abrir uma franquia no interior, você provavelmente vai contar com exclusividade territorial. Ou seja, a garantia que nenhuma outra unidade da marca será aberta em sua região.
Dessa forma, você não terá que competir com alguém que oferece exatamente o mesmo que você. Algo interessante para atrair e fidelizar os clientes ao seu negócio.
Modelo de negócio da franquia
Como citamos anteriormente, ao abrir uma franquia, o empreendedor recebe o plano do negócio. Ou seja, todo o planejamento de como atuar com a marca, oferecendo os produtos e serviços padronizados pela franquia.
O plano de negócio de uma franquia já foi testado em outras unidades. Isso significa que ele já terá sido corrigido sempre que necessário, e hoje tem chance de sucesso bem maior. Os resultados de uma franquia são mais rápidos do que abrir um negócio do zero.
Aliás, o modelo de franquia também influencia na mortalidade dos empresas. A cada 100 franquias, apenas cinco fecham antes de completar dois anos de operação. Já para empresas do zero, essa proporção é de 23 negócios a cada 100.
Logo, as franquias são negócios mais seguros e têm chance de sucesso maior. Mas é preciso saber escolher uma boa franquia para investir.
Documentações garantem a segurança da franquia
A franquia ideal é aquela que, primeiro, trabalha no setor pelo qual você se interessa e tem maior afinidade. Portanto, é preciso que você goste do trabalho que vai realizar. Assim, será mais simples manter seu entusiasmo em investir tempo e dinheiro na empresa.
Ao mesmo tempo, é essencial que a marca apresente uma COF completa. A COF é a Circular de Oferta de Franquia, o documento que traz todas as informações sobre a marca.
Ao mesmo tempo, existe uma legislação que regulamenta todo o processo: a Lei de Franquias. Esta Lei determina algumas informações básicas que precisam aparecer no documento. Se a marca que você se interessou deixa algum dado de fora, ela pode não ser tão confiável. Afinal, por quê omitir informações?
Por isso, lembre-se também de pesquisar o que os consumidores acham da marca. É importante que as opiniões sobre o negócio sejam, em sua maioria, boas. Assim, quando novos consumidores pesquisarem sobre a empresa, serão atraídos à sua unidade.
5 opções de franquia para cidade pequena
Agora que você já sabe as vantagens de abrir um negócio no interior, é hora de conhecer opções de franquia para cidade pequena que podem ter um ótimo faturamento e rentabilidade.
Alguns segmentos de negócio têm bons resultados em pequenos municípios, como os ramos de alimentação, educação, limpeza, beleza e saúde.
Abaixo, nós apresentamos franquias baratas destes e outros setores. Avalie bem as opções e converse com as franqueadoras. Juntos, vocês poderão avaliar se a empresa é mesmo uma boa opção para a sua localidade.
Acquazero
A Acquazero é uma franquia que trabalha com a estética automotiva e alguns serviços de limpeza residenciais.
Em seu catálogo estão atendimentos como a limpeza ecológica do carro, polimento de faróis e enceramento, além da impermeabilização de estofados, limpeza de tapetes e mais.
O empreendedor pode optar pelos modelos home office e loja física da marca. No primeiro, seu atendimento será exclusivamente delivery, indo até a casa do cliente. Seu custo de investimento é menor.
Saiba mais sobre a Acquazero acessando o vídeo disponível clicando aqui.
- Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
- Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
- Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses
Pink Lash
A Pink Lash é uma franquia especializada na extensão de cílios. Pode ser uma boa opção para quem deseja investir em um negócio barato de beleza.
Para atuar, assim como nas demais franquias, o franqueado recebe treinamento completo. A extensão de cílios da marca é feita fio a fio, para preservar a saúde dos cílios. Isso também garante um efeito mais duradouro aos clientes.
- Investimento inicial: a partir de R$ 35 mil
- Faturamento médio mensal: até R$ 40 mil
- Prazo de retorno: entre 10 e 16 meses
Monitorias
Com a Monitorias, o franqueado oferece aulas particulares para alunos do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
As aulas funcionam como um reforço escolar. Assim, os alunos podem compreender melhor o que é ensinado nas escolas, com monitoria dedicada e especializada.
- Investimento inicial: de R$ 2 mil a R$ 5mil
- Faturamento médio mensal: R$ 8 mil
- Prazo de retorno: entre 2 e 6 meses
RapidãoApp
Já o RapidãoApp é um aplicativo “delivery de tudo”. Por meio dele, as lojas podem entregar refeições, produtos pet, itens de supermercado, bebidas e mais.
Ao abrir uma franquia da marca, o empreendedor trabalha prospectando estabelecimentos para o aplicativo. Desse modo, o negócio é indicado para pequenos e médios municípios, com população entre 25 mil e 300 mil habitantes.
- Investimento inicial: a partir de R$ 19 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
- Tempo de retorno do investimento: entre 6 e 18 meses
Brasileirinho Delivery
O Brasileirinho Delivery é um restaurante que faz a entrega de refeições tipicamente brasileiras, como o arroz e feijão, ou o feijão tropeiro.
As receitas são servidas em caixinhas semelhantes às de comida chinesa. Em média, toda a rede Brasileirinho fatura R$ 70 milhões no ano.
- Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: entre 12 e 16 meses
Como escolher o melhor negócio lucrativo para cidade pequena?
Ao abrir uma franquia para cidade pequena, o empresário precisa tomar certos cuidados para que seu investimento realmente seja adequado àquele local, e que seu negócio tenha clientes em potencial para gerar lucros.
Sendo assim, o primeiro passo é preparar uma pesquisa de mercado e até mesmo de geomarketing para descobrir se aquele negócio pode ter sucesso na cidade escolhida.
Mesmo que você esteja investindo em uma marca bem conceituada, é preciso saber se o público local irá aceitá-la, ou seja, se existe demanda para aquele tipo de produto ou serviço. É interessante ter essas informações de antemão.
Desse modo, é recomendado fazer uma pesquisa na região antes de dar continuidade ao processo de contratação da franquia.
Outro ponto que deve ser observado é se o tipo de franquia, e o seu segmento, realmente combinam com o seu perfil empreendedor.
Por mais que você esteja em busca de um negócio lucrativo, é preciso ter em mente que, ao se tornar um franqueado, tal atividade será parte constante da sua vida. Logo, é preciso trabalhar com algo que você se identifica.
Já imaginou passar boas horas do seu dia administrando um negócio, resolvendo todos os tipos de problemas, se você não gosta do que está fazendo? Muito frustrante, não é mesmo?
Por isso, ao decidir investir em uma franquia, escolha alguma que realmente faça sentido para você como profissional. Afinal, você não só estará investindo seu dinheiro, como também seu tempo e dedicação.
Portanto, avalie todos os detalhes e faça pesquisas rigorosas para realizar seu investimento com o máximo de segurança.
Perfil do franqueado de sucesso com franquia para cidade pequena
De maneira geral, o ideal é que o franqueado seja capaz de se dedicar a todos os treinamentos necessários para aprender a conduzir o negócio, ou seja, uma pessoa disposta a aprender todos os métodos praticados pela marca.
Além disso, o franqueado também precisa se dedicar à organização e administração do negócio, tomando todos os cuidados com a parte financeira e funcional da unidade.
Contudo, um fator muito importante que deve ser levado em consideração em uma franquia para cidade pequena, é a capacidade de relacionamento do franqueado e seus clientes.
Isso acontece, pois em cidades menores a população tende a ter um comportamento, em geral, mais próximo e amigável. Ou seja, pautado em conversas diárias, algo que, na correria dos grandes centros urbanos, nem sempre é possível.
Sendo assim, aproveite essa característica local e crie um relacionamento próximo com os clientes. Isso pode ser algo essencial para que sua franquia se desenvolva.
Da mesma forma, o franqueado precisa ter paciência e estar financeiramente pronto para enfrentar possíveis resistências. Isso porque, em cidades menores, uma nova marca pode despertar certa insegurança do público.
É por isso que, até se estabelecer e obter o retorno esperado, é fundamental se planejar financeiramente, ter paciência e a persistência para ir conquistando o público aos poucos.