Uma das coisas mais comuns na indústria em geral é os produtos importados serem mais carros que os fabricados localmente. Isso envolve muitas questões, como o câmbio, impostos, fretamento e outros.
No caso dos veículos que são importados para o Brasil, eles podem ficar mais em conta. Isso porque um acordo entre o Mercosul e a União Europeia irá fazer com que os preços deles diminuam.
Carros europeus podem ficar mais baratos
O acordo entre as duas partes ainda não foi selado. Porém, o Ministério das Relações Exteriores divulgou alguns detalhes sobre a proposta. O principal deles é que ele valeria apenas para veículos feitos no Velho Continente. Atualmente, o imposto cobrado é de 35%. Com a nova medida, ele passaria a ser de apenas 17,5%.
Aí você irá perguntar: quando eu vou poder comprar meu carro importado? A resposta é bastante simples: no primeiro dia do ano seguinte ao fechamento do acordo. Um dos principais objetivos é que ele chegue a zero em 2036. Caso entre em vigor no começo do próximo ano, o acordo dos 17,5% irá durar até 2027. Depois disso, ele cairia para 14,8% no ano seguinte. E assim seguiria até atingir o objetiv
Ele mostra ser bastante parecido com o que o nosso País possui com o México. O acordo com o país da América do Norte foi assinado em 2002. Porém, em 2019, um novo começou a valer. Ele instituiuu o livre comércio entre as duas nações.
Agora, pensando na restrição dos veículos, seriam poucas. Os principais requisitos são:
- Fábricados na União Europeia
- Movidos a gasolina
- De até seis lugares
- Cilindrada ilimitada
Dia dos Pais: shoppings apostam em exposições e sorteios de carros
Por enquanto, ambas as partes ainda estão negociando os detalhes e não tem muitas informações sobre quando essa rodada de negociação acabará. Porém, já é uma boa notícia para o setor.
Divisão por país
Um limite de importações também será implementado. O Brasil ficou com uma boa parte. Ele poderá importar 32 mil veículos por ano. A segunda maior parte ficou para nossos irmãos da Argentina (15,5 mil carros). Os outros países que serão beneficiados são: Uruguai (1.750 veículos) e Paraguai (750 veículos).
Ao todo, os países do bloco poderão importar ao todo 50 mil automóveis. Vale lembrar que no caso de importações acima do permitido, a alíquota original de 35% será cobrada.
Fonte: garagem360.com.br