Empreendedores de impacto têm até 5 de agosto para se inscrever no BNDES Garagem

Empreendedores de impacto têm até 5 de agosto para se inscrever no BNDES Garagem

As startups que se destacarem no processo de aceleração podem receber um prêmio de até R$ 30 mil. Inscrições podem ser feitas pelo site: garagem.bndes.gov.br

Os empreendedores que lideram negócios de impacto focados em Educação, Saúde, Cidades Sustentáveis, Govtech e Sustentabilidade têm até quinta-feira, 5 de agosto, para se inscrever no BNDES Garagem – Negócios de Impacto, programa de aceleração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As startups que se destacarem no processo de aceleração – uma de cada estágio – podem receber prêmios no valor de R$ 20 mil e R$ 30 mil, respectivamente. As inscrições podem ser feitas pelo site garagem.bndes.gov.br

A iniciativa está sendo conduzida pelo Consórcio AWL (composto por Artemisia, Wayra e Liga Ventures), em parceria com o BNDES, e tem o objetivo de selecionar e acelerar, neste ciclo, 45 negócios. A ação espera estimular o campo do empreendedorismo de impacto, atuando no desenvolvimento de empresas para que elas alcancem resultados financeiros consistentes e impacto socioambiental positivo.

O programa é gratuito e selecionará empreendedores com negócios em dois estágios: Criação, para quem está começando a empreender com impacto e precisa de apoio nos primeiros passos, e Tração, para quem já tem um negócio de impacto e quer apoio para crescer e ganhar escala. Os selecionados serão potencializados por meio de metodologias de aceleração aplicadas pela Artemisia, Wayra e Liga Ventures – referências no ecossistema de empreendedorismo – e receberão apoio individual de especialistas; acesso a mentores para aconselhamento e resolução de desafios; conteúdos sobre inovação, empreendedorismo e impacto; serviços gratuitos e subsidiados;além de conexão com potenciais investidores e parceiros de empresas públicas e privadas.

Critérios de seleção e benefícios aos selecionados

Em Criação, o empreendedor receberá suporte para desenvolver o Produto Mínimo Viável (MVP, sigla do inglês Minimum Viable Product), validar a solução no mercado, lançar a startup e conquistar os primeiros clientes. A metodologia aplicada é composta por uma trilha de conteúdos, mentorias e workshops para apoiar o empreendedor a desenvolver o negócio de impacto; a duração da aceleração será de três meses. A startup que se destacar receberá uma premiação no valor de R$ 20 mil.

Em Tração, o empreendedor receberá suporte personalizado para acelerar o crescimento da própria startup, refinar o impacto da solução, além de ter acesso à rede de empresas parceiras – públicas e privadas – e de investidores. A metodologia é composta por trilhas de conteúdo alinhadas ao momento e à necessidade de cada negócio em um processo de aceleração flexível e personalizado, que conta também com conexões com mentores, empresas parceiras e investidores. Na prática, uma metodologia aplicada ao longo de quatro meses, pensada para empreendedores que desejam acelerar o desenvolvimento do negócio de impacto social ou ambiental para chegar rapidamente a outro patamar. Nesse estágio, a startup que se destacar receberá uma premiação no valor de R$ 30 mil.

Para ambos os estágios, estão credenciados a participar empreendedores de todo o país, que tenham intenção genuína de gerar impacto positivo; que sejam engajados com o negócio; e estejam abertos a repensar pontos fundamentais da solução dentro do programa.

Exemplos de negócios acelerados

Pickcells é um dos negócios que participaram da edição 2019 do BNDES Garagem e que foi a vencedora do DemoDay. A empresa oferece uma solução de diagnóstico de baixo custo para análises clínicas e patológicas, conduzidas por laboratórios públicos e privados. Fundada por André Caetano, Allyson Costa, Paulo Melo e Rodrigo Paiva, a plataforma se baseia em inteligência artificial e no uso de um microscópio automatizado – que permite o diagnóstico mais rápido, preciso e eficiente de exames (parasitológico, sedimentos de urina, doenças no sangue e doenças tropicais negligenciadas), em tempo real e com baixo custo. A empresa propicia a otimização da rotina de trabalho e redução de custos em laboratórios de análises clínicas e demais serviços de saúde. Na análise de impacto social, o acesso a exames diagnósticos de baixo custo pode evitar complicações ou mortes associadas a doenças que impactam diretamente regiões de maior vulnerabilidade. A maioria das doenças associadas à falta de saneamento básico é considerada de fácil prevenção, mas causa diversas mortes no país como geohelmintoses, malária, leishmaniose e tuberculose, entre outras.

Segundo Paulo Melo, os ganhos em participar do processo de aceleração são muitos e vão da interação com o maior banco de desenvolvimento do país, passando por mentorias com empreendedores experientes do mercado a conexões com fundos de investimentos e investidores. “Tivemos, ainda, acesso a mentores do BNDES que nos mostraram as possibilidades de interações com grandes empresas, clientes do banco. Foi excelente a oportunidade de trocar com outros empreendedores em um ambiente saudável e de muita colaboração. Além disso, os conteúdos foram muito relevantes, customizados para atender as particularidades dos selecionados”, afirma Melo.

Um outro negócio participante da edição passada foi a WeCancer. Em 2014, César Filho e Lorenzo Cartolano vivenciaram os desafios da jornada contra o câncer ao cuidar de suas mães. Do amor, da saudade e da vontade de apoiar os milhares de pacientes oncológicos no Brasil, nasceu a plataforma – que combina tecnologia, assistência de saúde digital e inteligência de dados –, em 2016. Com o objetivo de melhorar o cuidado e acolhimento do paciente, evitar hospitalizações desnecessárias e reduzir os custos de tratamento, o aplicativo gratuito para todos esclarece dúvidas via chat com enfermeiros especializados em oncologia, gerencia o uso de medicamentos e agenda de exames e consultas. Um destaque é o “Câncerpedia” – série de conteúdos seguros e de qualidade sobre o câncer, disponíveis no aplicativo. Na prática, o paciente pode registrar diariamente os sintomas, gerando alertas na plataforma que serão acompanhados em tempo real pela equipe de saúde, permitindo uma atuação rápida e precisa na assistência do paciente caso o sintoma seja considerado de alto risco. O negócio de impacto social conta com mais de 2600 usuários cadastrados na plataforma; apenas no mês de junho de 2021 foram realizadas aproximadamente 330 horas de atendimento multidisciplinar a pacientes, mais de 50% desse tempo foi destinado à assistência de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A evolução tecnológica e protocolos de saúde estão pautados em comprovações científicas sendo que, em 2017, um ensaio clínico publicado na Sociedade Americana de Oncologia (ASCO) – uma associação de renome e referência em oncologia mundialmente –, comprovou que o uso de uma tecnologia semelhante a utilizada pela WeCancer pode aumentar em até cinco meses a sobrevida do paciente, com ganhos estimados de até 30% na qualidade de vida. “Nosso propósito é fazer com que pacientes com câncer vivam mais e melhor, democratizando o acesso à informação e cuidados de saúde de qualidade. Para isso, seguiremos desbravando soluções tecnológicas e disruptivas que nos ajudem a impactar cada vez mais vidas”, afirma César Filho.

Sobre a participação no BNDES Garagem, César Filho destaca a convivência com outros empreendedores. “Conviver com pessoas que elevam a sua barra, que sobem a sua régua de excelência é muito bacana. São empreendedores que, muitas vezes, têm desafios semelhantes ou diferentes dos seus, mas com interesse mútuo em contribuir; em ser solidário com a dor do outro. Sempre um ambiente de apoio! As capacitações também foram muito importantes para os negócios selecionados. No caso da WeCancer, contribuíram muito para a nossa evolução e trouxeram contatos importantes”, finaliza.

Sobre o BNDES Garagem | BNDES Garagem é uma iniciativa do BNDES que tem a missão de desenvolver e fomentar o empreendedorismo no Brasil por meio do apoio a startups. A primeira edição do programa, realizada entre 2018 e 2019, contou com mais de 5 mil startups inscritas e 79 participantes. A taxa geral de recomendação do programa por parte das startups foi de 95%, indicando alto grau de satisfação dos empreendedores. Essa edição contou, também, com ampla participação dos funcionários do BNDES como mentores das startups, contribuindo para a renovação da cultura corporativa e adoção de práticas mais inovadoras e ágeis. Por conta da grande procura por parte dos empreendedores, foi criada a Rede BNDES Garagem; não restrita aos participantes do programa, ela procura disseminar a cultura da inovação e do impacto por meio de iniciativas como divulgação de conteúdo educativo e promoção de eventos.

A edição 2021 tem como foco impulsionar negócios de impacto que queiram contribuir para a resolução de desafios sociais ou ambientais. Nas categorias Criação e Tração, a proposta é reunir e apoiar negócios inovadores – que tenham potencial de impacto positivo – em linha com o propósito do BNDES de transformar a vida de gerações de brasileiros, promovendo o desenvolvimento sustentável. Saiba mais no site: garagem.bndes.gov.br.

BNDES | Fundado em 1952 e atualmente vinculado ao Ministério da Economia, o BNDES é o principal instrumento do Governo Federal para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira. Suas ações têm foco no impacto socioambiental e econômico no Brasil. O Banco oferece condições especiais para micro, pequenas e médias empresas, além de linhas de investimentos sociais direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. Em situações de crise, o Banco atua de forma anticíclica e auxilia na formulação das soluções para a retomada do crescimento da economiawww.bndes.gov.br

ARTEMISIA | A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A organização apoia negócios voltados à população em situação de vulnerabilidade econômica, que criam soluções para problemas socioambientais e provocam impacto social positivo por meio de sua atividade principal. A missão da organização é identificar e potencializar empreendedores(as) e negócios de impacto social que sejam referência na construção de um Brasil mais ético e justo. A organização já apoiou mais de 530 iniciativas de todo o Brasil em seus diferentes programas, tendo acelerado intensamente mais de 180 negócios de impacto social. Fundada em 2005, a organização possui atuação nacional e escritório em São Paulo. www.artemisia.org.br

WAYRA | A Wayra, hub de inovação aberta da Vivo no Brasil e da Telefônica no mundo, investe, escala e conecta startups com corporações e parceiros de tecnologias e investimentos. O objetivo é gerar oportunidades de negócios e inovação em conjunto. Criada em 2011, a Wayra opera em 10 países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Alemanha, México, Peru, Espanha, Reino Unido e Venezuela) e já investiu mais de R$300 milhões em 800 startups no mundo todo Atualmente, 500 startups fazem parte do portfólio global de inovação aberta. Presente no país desde 2012, a Wayra Brasil já investiu em 81 startups e possui 32 em portfólio atualmente, sendo que aproximadamente 50% delas geram negócios com a Vivo. Dentre as áreas prioritárias estão educação (edtechs), saúde (healthtechs), serviços financeiros (fintechs), internet das coisas (IoT), 5G, inteligência artificial (IA), big data, entre outras. https://br-pt.wayra.com

LIGA VENTURES | É uma plataforma de inovação aberta, que conecta empresas e startups a fim de potencializar interações e gerar novos negócios. Criada em 2015, é pioneira no mercado de aceleração corporativa e corporate venture. Ao longo dos anos, auxiliou na implementação de estratégia de inovação aberta nos principais players de diversos setores do mercado brasileiro, tais como Porto Seguro, Banco do Brasil e Unilever. Em seu portfólio, soma mais de 250 startups aceleradas e mais de 450 projetos realizados entre essas e grandes corporações. Também conta com o Liga Insights, iniciativa de pesquisa e inteligência de mercado, cujo objetivo é mapear tendências e startups que estão inovando nos mais variados setores. Já são mais de 35 estudos, em temas como Saúde, AutoTech, Varejo, RH, EdTechs, entre outros. https://liga.ventures/

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