Este artigo traz alguns ensinamentos de mais de 10 anos de acertos e fracassos
A pergunta do milhão no mundo empreendedor é como criar uma empresa de sucesso e ganhar dinheiro. Confesso que adoraria saber a resposta para tal questão. Por experiência própria, e depois de empreender por mais de 10 anos entre acertos e fracassos, posso dizer que não existe uma receita infalível.
Aliás, estou próxima a acreditar que não existe receita alguma. Quando decidimos empreender e, assim, arriscar nossa pele em um ambiente muitas vezes hostil e desconhecido, percebemos que contamos muito mais com nosso feeling para a sobrevivência nos negócios do que propriamente com um manual de instruções pronto.
Quer dizer então que as boas práticas não existem no empreendedorismo? Claro que existem. E elas são muito úteis. Porém, se apostarmos todas as nossas fichas em experiências alheias é provável que tenhamos mais fracassos do que acertos.
Por quê? Bem, costumo dizer que no ambiente empreendedor o sucesso acaba sendo supervalorizado, enquanto os erros são varridos para baixo do tapete. Afinal, ninguém gosta de perder e admitir isso em público.
O paradoxo disso tudo é que, na minha opinião, são os erros que nos fazem acertar. É difícil replicar os passos assertivos de outro empreendedor. Por outro lado, quando sabemos de antemão onde não pisar, o percurso fica menos difícil.
Por isso, resolvi compartilhar com vocês os 5 erros mais comuns entre empreendedores.
Vamos a eles?
1 – Sociedade baseada na amizade
O melhor dos mundos é empreender ao lado de pessoas que conhecemos e confiamos, como amigos e familiares. Afinal, trazemos para perto de nós pessoas de nossa convivência diária. Contudo, se a sociedade estiver baseada apenas nesse critério, nem a sociedade nem a amizade durarão muito tempo.
Traga para perto de você pessoas confiáveis, mas antes de tudo traga pessoas capazes e competentes.
2 – Negócios aleatórios
Quando escolhemos uma carreira profissional, geralmente procuramos áreas que refletem nossas habilidades, gostos e valores. Nos negócios, a lógica deve ser a mesma. Empreender por empreender é um tiro curto e muitas vezes cheio de prejuízos pessoais e financeiros. Invista seu tempo e seu dinheiro em algo que possa ser rentável e satisfatório.
3 – Terrenos desconhecidos
Se você não sabe onde está pisando, provavelmente terá de delegar a administração da empresa para alguém que saiba. Delegar é bom, mas ceder a gestão a outras pessoas pode ser um tiro no pé. Por isso, antes de se arriscar em terrenos desconhecidos, procure aprender tudo a respeito desse novo segmento. Pesquise, estude, prepare-se.
4 – Negócios modinhas
Também conhecido como efeito manada, este é o típico negócio que te fará ganhar milhões… só que não! Sabemos que a tentação de investir em um segmento aparentemente lucrativo é grande. Ainda mais quando todos estão investindo. Mas esse é o grande erro. Se todos estão investindo, então não haverá lugar para tanta gente. Lembra daquele conceito mercadológico de oferta e procura? Então…
5 – Parar no tempo
Empreender é uma ocupação profissional como outra qualquer. Exige preparo, conhecimento, afinidade e atualização constante. Muitos empreendedores esquecem que o mundo gira e os processos mudam (sejam tecnológicos, mercadológicos, produtivos ou financeiros). Um negócio é um ser vivo que precisa estar constantemente evoluindo. Se parar no tempo, outro ocupará seu lugar
Fonte: valorinveste.globo.com