O mercado de computadores manteve o crescimento no 2º trimestre de 2021, indica o relatório do IDC. Entretanto, a empresa de análise observou “sinais mistos” sobre o futuro do setor.
As remessas mundiais de PCs tradicionais (desktops, notebooks e estações de trabalho) atingiram 83,6 milhões de unidades durante o período. O número representa um salto de 13,2% em comparação ao 2º trimestre de 2020, quando o mundo teve que se adaptar ao home office.
Crescimento dos desktops pode estar ligado a falta de componentes de notebooks.Fonte: Bich Tran/Pexels
O relatório também revela que as vendas de computadores de mesa (desktops) ultrapassou a de notebooks. O fato possivelmente está relacionado à escassez de chips que afetou o fornecimento de modelos portáteis.
Desaceleração da demanda caseira
Embora o crescimento de 13,2% seja um número considerável para o setor, ele está abaixo do aumento de 55,9% visto no 1º trimestre de 2021. Tal como, é inferior aos 25,8% do 4º trimestre de 2020.
“O mercado enfrenta sinais mistos no que diz respeito à demanda. Com a retomada das atividades em escritórios, o potencial do segmento comercial parece promissor”, disse Neha Mahajan, analista de pesquisa sênior do IDC.
Por outro lado, o especialista vê indicadores iniciais da desaceleração da demanda para consumidores. Isso seria causado pela mudança de prioridades de gastos das pessoas após quase um ano de compras agressivas de PCs.
Quadro com a participação das companhias no 2º trimestre de 2021.Fonte: The Register/Reprodução
Lenovo e HP entre os líderes de mercado
O The Register publicou dados da participação de mercado das fabricantes de PCs no 2º trimestre de 2021. Atrás da Lenovo, a HP teve crescimento de 2,7% em um ano – mas isso não impediu a redução de market share da marca.
A Dell está isolada em 3º lugar no ranking, enquanto a Apple teve um leve recuo e empata tecnicamente com a Acer em 4º lugar com diferença de 0,1%. Outro ponto surpreendente é o crescimento do grupo “Outros”, que quase ultrapassa os líderes.
Fonte: Tecmundo.com.br