A unidade de fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP) deve parar em julho, de acordo com a empresa. O motivo é a falta de componentes no mercado.
Fábrica da Volkswagen paralizada
A falta de componentes eletrônicos na indústria, que já paralisou fábricas automotivas no Brasil e no mundo, deve ser o motivo de nova paralisação no interior paulista. No caso, da linha de produção da unidade de Taubaté (SP).
De acordo com fontes, a empresa prevê interromper a produção já no próximo mês (julho). Além disso, já teria avisado aos funcionários.
Conforme o sindicato da região, a Volkswagen deve decretar férias coletivas de 20 dias aos trabalhadores. No entanto, o prazo pode prorrogar-se por mais 10 dias. A unidade de Taubaté produz os modelos Gol e Voyage.
Por outro lado, a montadora alega falta de módulos de airbag para montagem dos carros, além dos semicondutores.
Vale destacar que, no início junho, a montadora já havia parado a produção da fábrica de Taubaté por 10 dias. Enquanto isso, a Volkswagen já interrompeu a produção na unidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. No caso, onde estão as montagens de modelos como, por exemplo, o Polo, Virtus, Nivus e Saveiro.
Fábrica de motores em São Carlos (SP) e unidade no Paraná devem reabrir
Além disso, fora paralisada também a fábrica de motores em São Carlos (SP). O retorno da unidade de motores é previsto para o inicio de julho.
A Volkswagen informou, ainda, que deve voltar também com a linha de produção da fábrica de São José dos Pinhais (Paraná), que está paralisada desde o inicio de junho. Em São José dos Pinhais ocorre a produção dos modelos Fox e T-Cross.
Ford
A Ford, por sua vez, já encerrou as atividades em todas as suas fábricas no Brasil. Em janeiro deste ano, a montadora anunciou o fechamento de suas unidades em Camaçari (BA) e Taubaté (SP).https://d0cad18c70f732dfd61a3faec5014637.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html?n=0
No mês de março, o complexo do Grande ABC (SP) começou a ser desativado. Vale lembrar que embora a fabricação de veículos estivesse suspensa desde outubro de 2019, a Ford ainda mantinha algumas funções administrativas no local. No entanto, com a desativação no ABC, chegou ao fim a produção da Ford no país.
Fonte: garagem360.com.br