Os apaixonados devem ter ficado bem felizes com seus presentes nessa data comemorativa, mas vamos combinar que os e-commerces também tiveram motivos para celebrar as vendas. Para se ter uma ideia, só compras feitas no cartão de crédito renderam mais de 3,3 bilhões em faturamento — um aumento de 28% em relação ao mesmo período de 2020.
Isso é o que diz o relatório de Dia dos Namorados da All In | Social Miner em parceria com a Clearsale e Octadesk, e com o apoio da Tray, Escola do E-commerce e do Opinion Box. O estudo também mostra que a preferência por dispositivos móveis cresceu em 55%, ultrapassando a navegação pelo desktop e ocupando o primeiro lugar.
Outro dado a refletir é que, nesse ano, os consumidores estavam bastante planejados e anteciparam a busca por ofertas em até um mês, com os maiores picos de visitas e cadastros entre os dias 16 a 29 de maio — período que antecede o dia dos namorados.
Categorias e vendas
‘Moda e acessórios’ e ‘Beleza’ se mantiveram firmes no TOP 3 como as principais categorias procuradas — e vendidas — nesse Dia dos Namorados. Mas vale um importante destaque para o setor de ‘Farmácia e Saúde’, que demonstrou seu sucesso com campanhas de cadastro, sendo responsável por 35% do resultado de cadastros, abrindo oportunidades para mais estratégias nos próximos eventos.
Quanto à região, o material mostra que o Sudeste esteve à frente com 60% das vendas antes e durante o evento. Itens do setor de alimentos e supermercados tiveram uma queda de 50% nas vendas no Sudeste; por outro lado, o consumo de Bebidas cresceu no Sul, em 40%.
Comportamento do consumidor
Já foi mencionado o grande uso do Mobile pelos consumidores no momento de pesquisa de produtos, mas outro ponto a se destacar é que o WhatsApp se tornou o aplicativo mais usado para atendimento dos consumidores, ficando a frente de e-mail e chats. Segundo os dados da pesquisa, houve um aumento de 129% no volume de tickets de atendimento abertos durante o evento de 2021 em relação ao mesmo período de 2020.
Cuide de suas estratégias para as datas comemorativas, baixe o relatório gratuitamente.
Fonte: www.ecommercebrasil.com.br