Grandes indústrias brasileiras discutem Diversidade e Inclusão em live no Dia Internacional do Orgulho LGBTI+

Grandes indústrias brasileiras discutem Diversidade e Inclusão em live no Dia Internacional do Orgulho LGBTI+

Suzano, Braskem, Embraer, Gerdau e Votorantim Cimentos promovem encontro em 28 de junho para compartilhar oportunidades e aprendizados sobre ambiente inclusivo, atração de talentos e carreira

O papel de potenciais protagonistas no processo de transformação da sociedade tem reunido cada vez mais empresas em ações conjuntas que permitam a troca de experiências, a identificação de oportunidades de melhoria e a interação com públicos externos, além da possibilidade de influenciar outras companhias a se engajarem em temas centrais para o presente e o futuro. Como esse objetivo, as empresas Suzano, Braskem, Embraer, Gerdau e Votorantim Cimentos promoverão um bate-papo em formato de live para falar sobre Diversidade e Inclusão, no dia 28 de junho, data em que é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+.

Serão abordados no encontro três temas: ambiente inclusivo, atração de talentos LGBTI+ e carreira. A live será mediada por Fabiana Piva, gerente executiva de Gente e Gestão da Suzano, e terá a participação de responsáveis pela frente de Diversidade e Inclusão das cinco empresas, incluindo Adriana Fernandes Pinto (Braskem), Ricardo Tozetti (Embraer), Pedro Martins Bento (Gerdau), Nathan José Lara Caressato (Suzano) e Aldo Rodríguez Frachia (Votorantim Cimentos).

“Por meio dessa união entre as indústrias, buscamos ampliar a conscientização sobre a importância de um ambiente de trabalho igualitário e livre de preconceitos. Iniciativas como essa reforçam o nosso compromisso de tornar o local de trabalho 100% inclusivo para a comunidade LGBTI+ na companhia que está evoluindo para ser cada vez mais plural”, afirma Fabiana Piva, da Suzano.

“Iniciativas como esta são oportunidades de trocas e muito aprendizado, tanto em termos de repertório quanto de vivências. É um momento para compartilharmos objetivos, dificuldades, experiências para ter empatia do que as outras pessoas e organizações estão vivenciando. A realização de eventos como este nos faz sentir representados, valorizados, criando vínculos entre empresas, entre aliades que estão atentos e comprometidos em conhecer e acolher nossas dores para nos ajudarem de forma mais efetiva”, diz Adriana Fernandes, da Braskem.

“Abordar todos os temas da pauta LGBTI+ nem sempre é uma tarefa fácil, mas vemos nessa integração e comunicação entre as empresas de diversos setores que todas elas têm tido mais espaço e abertura para tal. É de comum acordo que as corporações estão abraçando a causa e se movimentando para promover ambientes cada vez mais inclusivos e diversos. Cabe a nós agora, como representantes desses movimentos, continuarmos nos fortalecendo e trocando experiências para aumentarmos a conscientização de todos e podermos falar de orgulho LGBTI+ em qualquer lugar que trabalharmos”, ressalta Ricardo Tozetti, da Embraer.

“O alinhamento dessas grandes marcas do setor industrial é de extrema importância para a evolução da Inclusão de profissionais LGBTI+ nesse setor, que historicamente, contou com menor participação da comunidade. Estamos no caminho da construção de um ambiente onde todas as pessoas LGBTI+ sintam-se confortáveis e orgulhosas em serem quem são no ambiente de trabalho”, comenta Pedro Bento, da Gerdau.

“Nosso jeito de ser é trabalhar de forma ética e humana para que as pessoas possam ser quem elas são dentro da empresa. Por isso, falar de inclusão LGBTI+ no mercado de trabalho significa reivindicar que os nossos lugares são todos os lugares. É entender que a pauta precisa de um debate estrutural que traga as mudanças que o setor industrial precisa fazer para valorizar, respeitar e criar os espaços necessários para novos corpos e novas identidades, e ao mesmo tempo, abraçar e encorajar novas formas de ser e estar no mundo. O desafio é transformar a LGBTIfobia em orgulho, para que todas as pessoas que integram nossas equipes possam viver a expressão do seu ser e sejam respeitadas na sua individualidade”, diz Aldo Frachia, da Votorantim Cimentos.

Para participar, basta acessar o Youtube da Suzano, www.youtube.com/suzanooficial, e da Gerdau, www.youtube.com/Gerdau-Brasil. A live será realizada no dia 28/6, às 19h.

Sobre a Suzano

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br 

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *