A evolução do e-commerce brasileiro entre 2019 e 2020

A evolução do e-commerce brasileiro entre 2019 e 2020

Depois de um ano de grandes mudanças nos hábitos de compras e crescimento do mercado digital, será que a prestação de serviço do e-commerce no Brasil melhorou? 

Para responder essa pergunta, vamos analisar o comércio online por meio do estudo do E-commerce Quality Index. O EQI é um indicador de mercado criado pela Lett com o intuito de avaliar a qualidade do e-commerce brasileiro por meio do conteúdo digital das páginas de produtos.

O estudo tem como objetivo identificar as informações que mais afetam a experiência de compra dos e-shoppers como imagens, descrições, títulos, categorização das mercadorias e avaliações e comentários dos consumidores nos e-commerces.

Após edições iniciais que apontaram importantes gargalos no e-commerce brasileiro, em 2020, a pesquisa chega para compreender a performance do mercado digital no país.

Por isso, EQI é um importante indicador para entender a evolução do e-commerce brasileiro, sob o ponto de vista do consumidor final. Neste artigo, detalharemos um pouco sobre o que consiste o índice, além de discutir as diferenças entre o EQI 2020 e 2019 e o que isso significa para o segmento online.

Entendendo o EQI

E-commerce Quality Index faz uma análise detalhada e segmentada da performance do mercado digital, sobretudo acerca dos principais conteúdos das páginas de produtos que, segundo pesquisa realizada pela empresa Opinion Box, mais impactam na satisfação dos consumidores.

O estudo leva em consideração as cinco informações das páginas de produtos nos e-commerces que mais reforçam a satisfação dos e-shoppers. A partir disso, um cálculo é realizado e um índice de 0 a 100 é atribuído à empresa, a partir da qualidade das informações encontradas.

Critérios analisados no EQI

  • Image Score: Número de imagens presentes;
  • Description Score: Número de palavras encontradas no campo de descrição do produto;
  • Reviews Score: Número de comentários na página;
  • Rating Score: Nota média do produto avaliada pelos consumidores;
  • Search Score: Facilidade para o consumidor encontrar o produto em buscas e navegação por categorias.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *